Desafios existem para serem superados, assim como os problemas para serem ressignificados. Você já tentou transformar suas queixas em oportunidades?
A vida vai passando e aprendemos a compreender que nem tudo sairá como planejado e tampouco conforme gostaríamos. Essa realidade nos coloca em uma posição de decisão: reclamar ou agradecer, a depender da minha escolha colherei bons ou maus frutos. O desafio consiste em transformar suas queixas em oportunidades, tendo em vista que reclamar não nos ajuda a avançar. Morar fora exige resiliência, se você está se planejando para partir ou já partiu, esteja atento a isso.
Já tentou transformar suas queixas em oportunidades?
A depender das experiências que tivemos na vida a reclamação e a gratidão podem fazer parte da nossa rotina diária e da nossa forma de ser. Algumas famílias tendem a apresentar mais comportamentos de reclamações, assim como algumas culturas. Mas também existem círculos de convivência que adotam um estilo de vida mais grato, aconteça o que acontecer.
Tendemos a nos queixarmos quando algo não sai conforme desejamos, quando nos frustramos diante de alguma realidade ou simplesmente porque possuímos uma deficiência em reconhecer pontos positivos diante daquela realidade.
Esse é um comportamento que pode ser tóxico, tanto para quem reclama, quanto para quem escuta a reclamação. Vale refletir se você tem afastado as pessoas ou se elas escolhem não estarem em sua presença por algum momento específico.
O que você acha que precisa para acontecer na sua vida?
Reclamar não nos faz avançar
A decisão de morar fora é especial e exige muita clareza e assertividade quando saímos do nosso país tenderemos a achar tudo diferente, seja para o bom ou para o mal. É nesta realidade que podemos apresentar o comportamento do reclamar: seja pelo clima frio, pelo calor escaldante, pela burocracia, pelo idioma, pelos costumes e até pelo jeito das pessoas serem.
Mas vale lembrar que a adaptação também compete a todos aqueles que são estrangeiros, já que somos nós que estamos chegando para viver o que desejamos e sonhamos. Morar no exterior nos faz recomeçar em vários sentidos. Por isso, não se cobre tanto, aprenda a se respeitar.
Os desafios existem para serem superados, assim como os problemas para serem convertidos em oportunidades. Reclamar não nos faz avançar, apenas torna a jornada mais pesada e cansativa. Desse modo, que nós possamos olhar para realidade que se apresente e encontrar formas de ressignificarmos a realidade que nos incomoda ou nos tira da zona de conforto.
Para finalizar, saiba que sempre vai existir uma escolha diferente. Mas, caso você não consiga perceber isso, peça ajuda. E saiba que pedir ajuda não é prova de fraqueza.
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.Aproveite para acompanhar meu perfil no Instagram, com vários vídeos novos por semana: