Mora fora é uma transição incrível e precisa ser tratada de forma real e com os pés no chão. Qual a realidade que deseja viver no exterior?
Manter os pés no chão é uma tarefa dificílima e isso acontece muitas vezes porque estamos sem a noção da realidade. A cada ano que passa mais pessoas desejam migrar para novos países, buscando uma nova vida e certamente uma realidade melhor ou diferente. A tomada de decisão para partir ou permanecer exige de cada um de nós autoconhecimento para entendermos nossos motivos e clareza para fazermos uma escolha assertiva.
O quanto você se aproxima da realidade que deseja viver?
Desde quando saí do Brasil recebo mensagens de pessoas perguntando como é a vida no exterior, quais são as coisas que sinto falta e qual o caminho das pedras para fazer essa transição de vida. O segredo consiste em entender os nossos motivos, o que nos impulsiona, o que nos dá coragem e simplesmente o que nos seduz nessa “nova vida” no exterior.
Se você deseja viver uma experiência incrível fora do Brasil você precisa se organizar, se planejar, se trabalhar emocionalmente e se aproximar da realidade daquele país o qual desejas viver.
A falta de aproximação da realidade nos coloca em um lugar desprivilegiado, onde passamos a romantizar o que lemos e ouvimos. A quem diga que viver fora do país de origem é ótimo, mas existem centenas de pessoas que estão regressando para sua terra natal e os motivos são os mais variados:
- questões financeiras,
- falta de identificação com a cultura,
- objetivo alcançado ou
- simplesmente saudades de casa.
Morar fora: entre falar e fazer, quanta coisa precisa acontecer?
Conheça tudo sobre o país que pretende morar
Certamente você deve estar pensando “Eu sonho em viver uma experiência no exterior, mas não sei por onde começar, sei que preciso me planejar, mas me sinto perdido…”. Esse é um pensamento muito comum e para lidar melhor com ele comece a se aproximar das questões de envolvem o processo migratório, escolha o país, analise sua cultura, entenda sua política, estude sua economia, verifique as possibilidades profissionais, entenda das questões climática e verifique o tempo de voo para quando desejar visitar seus familiares.
Nos últimos anos muitos influenciadores digitais estão realizando trabalhos interessantes, contando a história dos países e regiões, movimento esse que nos ajuda a termos uma noção do que pode estar a nos aguardar. Acompanhar esse tipo de conteúdo pode ser uma forma de expandirmos nossa percepção sobre a realidade que desejamos viver e se isso é realmente interessante para nós.
Aprenda a desapegar para morar fora.
O seu poder de decisão
Outro ponto interessante é sobre o seu poder de decisão, você usa as lentes emocionais ou da sua razão? A depender da perspectiva que escolha o resultado poderá ser alterado. Enxergar as coisas com clareza nos ajuda a tomar decisões assertivas e acima de tudo, conscientes, para evitar culpas e arrependimentos no futuro.
Se desejamos mudar para fugir de algo que nos machuca, ou de algo que nos amedronta, talvez no novo destino precisaremos lidar com isso, sendo que distante de uma possível resolução mais prática. Então colocar as emoções a frente das nossas escolhas pode ser muito arriscado, encontre um equilíbrio nisso.
Por fim, não esqueça que só temos uma única vida e ela precisa ser vivida na máxima intensidade. Chega de esperar, chega de se privar, chega de deixar para amanhã tudo aquilo que você pode viver hoje. O futuro não nos pertence e o presente precisa ser vivido.
Quando entendemos essa máxima podemos nos reorientar e colocar os pés no chão, para então podermos viver tudo aquilo que está reservado para nós. Aprenda a caprichar e a acreditar em você, solte as amarras e busque o que é seu, nosso tempo está acabando neste mundo, viva agora!
Leia também: Morar fora: entre o agora e o para sempre.
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, com Cláudio Abdo e Amanda Corrêa, disponível no Spotify: