Desapegar para morar fora é indispensável para podermos seguir e vivermos uma vida fluída no exterior.
Desapegar para morar fora é uma das habilidades essenciais para todos aqueles que desejam viver no exterior ou que já estão em terras estrangeiras. O desapego consiste em liberarmos tudo aquilo que não faz mais sentido para nossas vidas, isso inclui coisas, pessoas, sentimentos e situações. Se você acredita que o apego é um desafio em seu dia a dia, se acomode em sua cadeira e vamos juntos até o fim deste texto.
Aprenda a desapegar para morar fora
Ao longo do tempo tendemos a criar vínculos fortes e por medo de perdemos, nos sentirmos sozinhos ou desamparados, tendemos a ter dificuldades em seguirmos o nosso propósito. Existem pessoas que são realmente importantes em nossas vidas e se pudéssemos escolher com certeza as teríamos para sempre ao nosso lado. Mas precisamos entender que cada pessoa tem um tempo para permanecer em nossas vidas.
O apego as coisas perpassa pela senso de escassez, na eminência de acreditarmos que vamos perder ou precisar no futuro, nos apegamos. Certamente você já teve a sensação que vai precisar disso ou daquilo, lembra daquela viagem que realizou e colocou algumas coisinhas na mala só por acreditar que iria precisar? Pronto, esse apego pode nos custar caro, principalmente no excesso de bagagem.
Existem situações as quais nos fazem bem e outras que nos fazem mal, elas se misturam e ficam indo e vindo na nossa mente, ativando nossos gatilhos e nos transportando para sensações agradáveis e desagradáveis. Nesta realidade é válido identificarmos aquilo que não nos faz bem e começar o processo de detox, entendendo que devemos trazer a memória tudo aquilo que nos traz esperança.
Entre o desânimo e o entusiasmo, ganha quem tiver mais espaço na sua vida.
Morar fora é um convite ao desapego
Morar fora é um convite ao desapego. Afinal de contas para acolhermos a nossa nova realidade, precisamos entender que a nossa realidade ficará para trás e que desapegar é fundamental para o nosso processo de adaptação. Se você tem o sonho de morar no exterior e viver todas as experiências que essa realidade pode te proporcionar, certamente você possui muitos apegos: família, relacionamentos, animais, cultura e realidades.
Eu entendo como você possa estar se sentindo neste momento, dá um frio na barriga só de imaginar, não é? Mas acredite, há uma probabilidade disso tudo ser uma das melhores fases da sua vida.
Se você já está morando no exterior, certamente sabe o que é desapegar, deixamos tantas coisas para trás, o espaço na mala parece “tão pequeno” quando partimos, que acabamos fazendo de tudo para ter mais espaço. Esse comportamento é completamente natural, afinal de contas, estamos embarcando para um destino muitas vezes desconhecido e para viver o sonho de morar fora.
Estar longe de tudo e todos que nos dá significado não é fácil, mas tal realidade é poderoso para nos ensinar o valor de cada coisa.
Eu entendo que desapegar não é fácil, mas gostaria de te dizer que é necessário. Quando o copo está cheio, ele não aceita mais nada e diante desta realidade, quais são todas as coisas que você precisa se desfazer e deixar ir? Morar fora exige um ajustamento refinado e elaborado, quando mais flexível e aberto a novas realidades você for, melhor será a sua experiência.
Você já refletiu sobre seus motivos para mudar de país?
Só leve aquilo que puder carregar
Portanto, chegou o momento de encarar-se e considerar que algumas coisas precisam ficar para trás. Quanto mais cedo você conseguir desapegar de tudo aquilo que não caberá mais em sua vida, melhor será a sua realidade fora de casa. Nesta jornada enquanto imigrante, só leve aquilo que puder carregar, haverá pouca ajuda e por vezes seremos só nós, nos desafiando estrada a fora.
Dessa fora, desapegar para morar fora é um convite a evolução e ao crescimento, aproveite esse privilégio!
Leia também: Será que você está pronto para viver no exterior?
*Caso você deseje me acompanhar pelas redes sociais, sugerir novos conteúdos e conferir mais dicas como essas, acesse o meu Instagram. Fale comigo também pelo WhatsApp.