O visto nômade digital Colômbia entra em vigor a partir de 22 de outubro de 2022 e parece bastante acessível. Saiba tudo!
Trabalhar de maneira remota se tornou realidade para muitas pessoas. Especialmente depois da pandemia, o trabalho home office passou a fazer parte da rotina de trabalho de empresas e órgãos públicos. Por isso, cada vez mais países lançam seus programas e um visto de nômade digital Colômbia é um dos mais novos da América do Sul. Saiba tudo sobre a novidade!
Nômade Digital Colômbia: novo visto
Há alguns anos que a Colômbia entrou na rota dos países preferidos na América do Sul onde profissionais que podem atuar como nômade digital. Com um custo de vida bastante acessível (quando comparado com países europeus, asiáticos e da Oceania), a Colômbia promete um estilo de vida diferente e conta com boa conexão de internet. É bastante comum encontrar pessoas em Bogotá ou Medellín, por exemplo, que estão em busca de um lugar para passar o dia trabalhando.
E o anúncio feito pelo governo colombiano para nômade digital Colômbia estava sendo aguardado por muitos profissionais. É que antes do novo visto, os estrangeiros só podiam ficar por 180 dias no país.
Agora, o visto nômade digital Colômbia permite que trabalhadores remotos fiquem morando no país por até dois anos. Além disso, o novo visto possibilita também que o estrangeiro possa abrir um negócio na área de tecnologia digital na Colômbia.
Lançamento do ETIAS adiado: União Europeia muda a data de início.
Como funciona um visto de nômade digital
Os profissionais que podem trabalhar de maneira remota aproveitam a oportunidade para atuar de outro país. Dessa maneira, ter um visto de nômade digital permite que eles residam temporariamente de maneira legal e morem no exterior de seis meses a cinco anos, dependendo do país. Entretanto, para poder solicitar um visto de nômade digital, é necessário atuar como funcionário, freelancer com clientes ou possuir uma empresa que tenha sua sede fora do país em que deseja solicitar o visto.
Um visto de nômade digital pode ser uma excelente solução para as pessoas que querem ficar por um tempo trabalhando em outro país. O documento permite que o profissional se estabeleça por mais tempo do que se fosse um turista e, no caso da Colômbia, outras vantagens como abrir um novo negócio no país. Em outros países os nômades digitais contam até com isenção de impostos.
Imigrar para trabalhar na Europa: novas regras em países europeus.
Sobre o visto nômade digital Colômbia
O visto nômade digital Colômbia foi criado e beneficiará pessoas com passaporte de 100 nacionalidades ou territórios que estarão isentos de visto para diversas atividades. Entre eles, trabalhar remotamente ou prestar serviços da Colômbia como nômades digitais, desde que essas atividades não gerem salários ou pagamentos salariais na Colômbia.
Segundo um comunicado de imprensa do governo colombiano, “entende-se por atividade de curta duração aquela cuja duração é inferior a 90 dias e que pode ser prorrogada até 180 dias”.
No caso dos nômades digitais estrangeiros e trabalhadores remotos que desejam permanecer e trabalhar na Colômbia, eles podem solicitar o visto de visitante de Nômades Digitais / Trabalhadores Remotos, que é concedido por até dois anos com um mínimo de requisitos.
Leia também: Visto Procurar Emprego Portugal é aprovado pelo governo.
Requisitos do visto
Quem quiser solicitar o visto nômade digital Colômbia precisa cumprir alguns requisitos mínimos definidos pelo governo do país. Entre eles estão ter um passaporte com validade superior a seis meses ao solicitar o visto, ser um trabalhador remoto que atue na condição de funcionário, freelancer ou possuir um negócio fora da Colômbia e garantir uma renda mensal de pelo menos US$ 684 (seiscentos e oitenta e quatro dólares).
Além disso, é necessário contratar um seguro de saúde internacional com cobertura acidentes, maternidade, doença, morte, repatriação e deficiência e apresentar uma carta de emprego em inglês ou espanhol do seu empregador comprovando que você trabalha remotamente.
Permissão de trabalho na Espanha: mais facilidades para estrangeiros.
Morar e trabalhar na Colômbia
Se você gostou da novidade e quer saber mais sobre o visto nômade digital Colômbia, acesse o site do governo colombiano. Nele você encontra todas as informações necessárias para morar na Colômbia e que estão publicadas oficialmente. Boa sorte!
*Veja também quais os outros países que querem atrair nômades digitais e confira os vídeos do nosso canal