
Imigrar para a Austrália vai ficar mais fácil e país já aumentou o número de vistos de migração permanente. Saiba tudo sobre a novidade!
A pandemia fez com que a Austrália mantivesse fechada suas fronteiras por praticamente dois anos. Nesse período, imigrar para a Austrália se tornou impossível e muitos trabalhadores imigrantes foram demitidos e retornaram para os seus países de origem. Contudo, agora a Austrália sofre com a falta de mão de obra e o governo luta para tentar atrair imigrantes qualificados para o país e até aumentou a quantidade de vistos de migração permanente. Saiba tudo sobre a novidade!
Imigrar para a Austrália: país precisa de imigrantes
Através de um comunicado de imprensa intitulado “O futuro da migração da Austrália”, a deputada e ministra do interior Hon Clare O’Neil, informou que o governo australiano aumentou o número de vistos de migração permanente disponíveis em 2022-23 de 160.000 para 195.000.
Isso significa que 35.000 vistos para Austrália permanentes extras serão permitidos para tentar atender a partes da economia do país que atualmente sofrem uma escassez grave, impactando a vida cotidiana dos australianos.
Segundo o documento, dentro do fluxo de habilidades, haverá 34.000 vagas para vistos regionais, um aumento de 9.000 vagas em relação às projeções anteriores. Haverá também um grande aumento no número de vistos estaduais e territoriais – de 11.200 no ano passado para 31.000 vagas em 2022 para ajudar a atender às necessidades críticas em suas jurisdições.
Oportunidades de emprego na Alemanha: Ministro quer facilitar entrada de estrangeiros qualificados.
Efeitos práticos
Com base nas projeções do governo da Austrália, isso pode significar que mais milhares de enfermeiros e trabalhadores de tecnologia decidam se mudar para o país ainda em 2022. Para os líderes políticos australianos, isso deve ajudar a atender diretamente à escassez de profissionais com certas habilidades prementes e auxiliar os estrangeiros que querem construir suas vidas na Austrália e investir no futuro deles e de suas famílias.
O governo do país também vai liberar $ 36,1 milhões de dólares australianos que serão alocados no processamento de vistos. A ideia é apoiar uma capacidade de aumento de 500 funcionários nos próximos nove meses no setor de imigração da Austrália. O plano visa permitir que os governos estaduais e territoriais consigam ter uma rápida resposta para a escassez de profissionais com habilidades essenciais e planejem suas necessidades futuras.
Nômade digital Colômbia: novo visto entra em vigor ainda em 2022.
Promessa política
Ainda segundo a publicação do governo do país, uma mudança no sistema de imigração da Austrália na área de trabalhadores convidados permitirá que o país consiga competir na corrida global por talentos. “De analistas de software a chefs, a Austrália voltará a ser atraente para futuros trabalhadores”.
O governo também anunciou uma revisão abrangente do sistema de imigração da Austrália e que deve se alterar até o final de fevereiro de 2023.
“Esta revisão delineará os objetivos do nosso sistema de imigração e orientará a reforma futura – com foco na produtividade australiana, liberando o potencial de todos os migrantes, a necessidade de um processo de visto simplificado e internacionalmente competitivo e oportunidades de patrocínio para empregos e indústrias emergentes”.
Imigrar para trabalhar na Europa: novas regras em países europeus.
*Aproveite para ouvir o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:
Muito trabalho, poucos trabalhadores
A Ministra O’Neil disse que “Trata-se de fazer uma grande mudança para um programa de imigração que demonstre quem somos e o que somos. Este é um ponto de virada em nossa história tão importante quanto o programa pós-guerra ‘povoar ou perecer’ que foi a base de nossa reconstrução pós-guerra, construção de nação e segurança nacional. Nosso sistema de imigração pode ser um poderoso promotor da sociedade aberta, livre, próspera e democrática da Austrália em todo o mundo, então vamos começar a dar a esse sistema o amor e o cuidado de que ele precisa”.
O Giles afirmou que “desde o primeiro dia, continuamos com o trabalho de colocar nosso sistema de vistos de volta nos trilhos, reduzindo pela metade o tempo médio necessário para aprovar novos negócios para patrocínio, por exemplo. Este novo investimento no processamento de vistos demonstra o compromisso deste governo com um sistema de imigração que funciona tanto para empresas quanto para indivíduos”.
VocÊ viu? Visto Procurar Emprego Portugal é aprovado pelo governo.
Imigrar para a Austrália: Níveis de Planejamento do Programa de Migração 2022-2023
O nível de planejamento para o Programa de Migração 2022-23 havia sido estabelecido anteriormente em 160.000 lugares. Contudo, o atual governo australiano vai aumentar esse número para 195.000, com efeito imediato.
A divisão no nível geral de planejamento migratório da Austrália será conforme a seguir: (dos 195.000 lugares totais):
- 142.400 vagas serão alocadas para o fluxo de Habilidades;
- 52.500 vagas serão alocadas para o fluxo Família;
- 100 lugares estarão disponíveis para o fluxo de Elegibilidade Especial.
*Veja também como fazer o planejamento para morar no exterior e imigrar para Austrália (ou outro país do mundo):