Saiba como morar no Uruguai e recomeçar a vida pertinho do Brasil.
Se você está em busca de um lugar para morar fora e busca sossego, o Uruguai pode ser um ótimo destino. Bem pertinho do Brasil, com voos baratos, morar no Uruguai, significa viver hábitos muitos similares do Brasil, principalmente para quem mora no sul do país (com churrasco e muito mate).
O Uruguai é um país pequeno, seguro, com belíssimas praias, estradas muito boas e carnes excelentes. Para quem já teve oportunidade de conhecer a capital Montevidéu e a bela Punta del Este, sabe do que estou falando.
Quem é aposentado e busca um lugar tranquilo para viver, com um custo de vida acessível (principalmente fora da capital) e estando bem próximo do Brasil, o Uruguai é sem dúvida um país para entrar na lista das possibilidades. Confira abaixo como é possível morar no Uruguai.
Descubra quais as maneiras de morar no exterior.
Como morar no Uruguai
A boa notícia para quem deseja morar no Uruguai, é que os brasileiros não precisam de visto. Como o país pertence ao Mercosul, é possível visitar ou morar no Uruguai sem grandes burocracias.
Desde julho de 2017, quando foi firmado uma acordo entre o Brasil e o Uruguai, não é necessário morar de forma temporária para poder pedir a residência permanente no país.
Se você busca emprego no exterior? Confira as vagas no Uruguai.
Documentos necessários para morar no Uruguai
Para morar no Uruguai, os brasileiros precisam de poucos documentos. Confira a lista:
- Foto 3×4 recente;
- Documento de identidade (RG);
- Certidão negativa de antecedentes criminais do Brasil (maiores de 18 anos) ou de outros países que tenha morado nos últimos 5 anos;
- Carteira de vacinação;
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento (se tiver);
- Pagamento da taxa consular.
Quero morar fora: por onde devo começar?
Os interessados, deverão fazer o agendamento online e ir até uma das Oficinas Consulares do Uruguai no Brasil ou então diretamente no Uruguai, no Ministério de Relações Exteriores em Montevidéu (capital do país).
O agendamento pode ser feito no site do Governo do Uruguai.
Já os contatos da Direção Nacional de Migração é:
- Endereço: Misiones 1513, 11000 Montevideo, Uruguai.
- Horário: Mesa Redonda: Segunda a Sexta das 9h00 às 15h00.
- Telefones: 152 1817 – 152 1820.
- E-mail: [email protected]
Para viajar para o Uruguai não é necessário passaporte. Apenas uma identidade (RG) atualizada (com foto recente), é necessária. O documento deve estar em bom estado de conservação, não podendo ter o plástico aberto.
Veja 6 passos para conseguir morar no exterior.
Conhecendo o Uruguai
O Uruguai é um pequeno país da América do Sul com 3,5 milhões de habitantes. Ele faz fronteira com o Brasil e com a Argentina e possui lugares lindíssimos tanto para visitar, quanto para morar. O país é o segundo menor país da América do Sul, atrás somente do Suriname.
As passagens aéreas para o Uruguai são bem baratas, principalmente para os brasileiros que moram no sul do país (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
A capital Montevidéu é a principal cidade do país e cerca de 1,8 mihões de habitantes vivem nela. Para quem quer trabalhar no Uruguai, essa é a melhor opção de cidade.
Entre as cidades mais lindas do país, está Colônia do Sacramento, fundada por portugueses, e a belíssima Punta del Este, uma famosa praia para passar as férias e onde muitos brasileiros escolhem como local para comprar sua casa de férias. A cidade de Piriápolis, também é uma ótima escolha para quem gosta de praia, natureza e sossego, um lugar encantador.
O Uruguai é também um dos países mais desenvolvidos da América do Sul, com um alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e um dos melhores lugares para morar no continente.
Descubra as melhores cidades do mundo para se viver.
Idioma do Uruguai
O idioma falado no país é o espanhol.
Moeda
A moeda do Uruguai é o peso uruguaio.
Agora que você já sabe como morar no Uruguai, saiba como planejar sua mudança para fora do país.
Cupons de desconto Vagas pelo Mundo
*Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.
*Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.
1 comentário
Custo de vida nunca foi menor que no Brasil. Alimentação é absurdamente cara, assim como aluguel e impostos.
Para comprar um carro você paga quase o dobro do Brasil.
O lado positivo é a segurança que, apesar de já não ser mais o mesmo de alguns anos atrás, ainda é melhor que no Brasil.
Educação é boa, saúde tem melhor acesso ( menos filas, atendimento mais rápido com menor custo via mutualistas ou gratuito em hospital público) mas minha experiência né leva a sentir mais confiança nos profissionais do Brasil.
Pouca oferta de emprego especialmente para estrangeiros. Se você não vem com emprego garantido certamente terá que aceitar trabalhar em subempregos ou atividades mais simples e operacionais que pagam pouco.
A melhor coisa é ir passar um mês, ver como é a vida na prática antes de se aventurar.