Viajar pela Europa vai ficar mais caro segundo o presidente de uma das maiores empresas low cost do continente. Saiba mais!
O presidente da companhia aérea de baixo custo Ryanair alertou que os preços das férias devem aumentar drasticamente no próximo ano e viajar pela Europa ficará mais caro. Isso porque para Michael O’Leary, à medida que a demanda do consumidor por viagens aumenta e as companhias aéreas diminuem a oferta de voos, a tendência é que os preços subam e dificultem as viagens de curta na distância pelo continente europeu.
Viajar pela Europa ficará mais caro
Michael O’Leary disse ao jornal britânico The Sunday Times que menos voos, inflação e mais impostos aumentariam as tarifas aéreas. “Acho que haverá uma recuperação dramática no turismo de férias na Europa no próximo ano”, disse ele. “E a razão pela qual eu acho que os preços serão dramaticamente mais altos é que há menos capacidade”. Os rivais de curta distância da Ryanair tiveram que reduzir suas frotas por causa da pandemia, acrescentou O’Leary.
“Tire Thomas Cook (seis milhões de assentos), Flybe (oito milhões de assentos), Norwegian (quase 24 milhões de assentos) … A Alitalia está reduzindo sua frota em 40%”, disse o presidente da Ryanair. “Haverá cerca de 20% menos capacidade de curta distância na Europa em 2022, com uma recuperação dramática na demanda.”
Mudança nas regras para viajar para a Suíça: saiba tudo.
Ryanair tenta expandir após tempos difíceis
A Ryanair está planejando abrir uma nova base no Aeroporto Internacional de Newcastle em 2021, criando pelo menos 60 empregos na aviação no Reino Unido. Enquanto isso, sua rival EasyJet fechou suas bases nos aeroportos de Stansted, London Southend e Newcastle e, a partir de 1 de novembro, a Ryanair encerrará todas as operações em Southend, o que significa que nenhum avião de passageiros usará o aeroporto.
Isso ocorre em um momento em que economistas preveem que a inflação continuará subindo durante o resto do ano, o que O’Leary disse ter sido um fator para o aumento das tarifas aéreas, bem como a ameaça de aumento dos impostos ambientais. No entanto, para combater isso, ele pretendia cortar os preços para o inverno de 2020, a fim de “abocanhar participação de mercado em todos os lugares”.
Viagem internacional com animais: Azul começa a aceitar pets.
Setores de viagens e turismo fortemente afetados pela pandemia
As companhias aéreas foram duramente atingidas por bloqueios e restrições de viagens em todo o mundo, com muitos anunciando cortes de empregos. A EasyJet disse em maio que planejava até 4.500 cortes de empregos enquanto lutava com o colapso nas viagens aéreas causado pela crise do coronavírus. Ela começou a transportar passageiros novamente, mas não espera que os níveis de demanda de 2019 sejam alcançados novamente até 2023.
Várias companhias aéreas alertaram que milhares de empregos podem estar em risco no Reino Unido, por exemplo, se o esquema de licença do governo não for estendido depois de 30 de setembro, já que as reservas não se recuperaram. Eles também criticaram o governo britânico por seu sistema “confuso” de lista de viagens semáforo. Canadá, Suíça e Dinamarca estão entre os últimos países a se juntar à lista verde de viagens do Reino Unido.
Vacinas na União Europeia: conheça as marcas aceitas pelos países europeus.
Viajar pela Europa ficará mais caro para todos, inclusive os vacinados
A Europa perdeu a oportunidade de recuperar o turismo nos meses de verão no continente. A insistência em testes de PCR caros e complexos, a exigência de passaportes vacinais e até a confusão e alterações constantes nas regras de viagem afastaram os turistas externos e internos. E a situação continua complicada inclusive para quem se vacinou, pois muitos países continuam com regras bastante apertadas para quem já recebeu as doses e viajar pela Europa se tornou uma tarefa quase impossível.
*Conheça também o nosso canal do Youtube e inscreva-se!