A rota de trem noturno de Paris para Nice voltou aos trilhos na última semana. Saiba mais sobre a viagem de trem na França!
O lendário trem-leito que levou viajantes da França ao Mediterrâneo por quase um século voltou aos trilhos como parte de um esforço do governo francês para reviver as viagens noturnas de trem na França. O primeiro-ministro Jean Castex estava entre os passageiros enquanto o expresso ressuscitado Paris-Nice cruzava o país europeu em uma viagem de 12 horas ao mar durante a noite de quinta a sexta-feira, com seis paradas ao longo da Riviera Francesa.
Viagem de trem na França: país reinicia trem noturno de Paris para Nice
A reabilitação do sucessor do Trem Azul que venceu o Expresso do Oriente em termos de glamour no apogeu das viagens ferroviárias europeias no início dos anos 1900 marca um ponto de viragem no país que foi pioneiro nas viagens ferroviárias TGV de alta velocidade.
O trem noturno de Paris para Nice, que funcionará diariamente entre as duas cidades francesas, leva o dobro do tempo do TGV para completar a viagem de quase 1.088 quilômetros. Mas com as passagens do TGV Paris-Nice geralmente custando bem mais de € 100 euros só de ida, o trem noturno, que oferece uma poltrona em um vagão a partir de € 29 euros, visa tornar a viagem de trem acessível para todos.
Veja mais: Itália lança trem de alta velocidade entre Roma a Milão “sem COVID”.
O trem Paris-Nice foi interrompido há quatro anos por motivos de custo
Em um momento em que a França está trabalhando para reduzir suas emissões de carbono, os trens noturnos também são mais “virtuosos” do que os carros ou aviões, como disse o escritório da Castex à AFP. Três anos depois de ter sido cancelado por falta de clientes, com o governo francês interessado em promover um “meio de transporte virtuoso”. O trem partirá da estação Paris Austerlitz às 20:52 e chegará às 09:11 na cidade costeira de Nice.
O lançamento do trem noturno de Paris para Nice, que inicialmente estava previsto para 16 de abril, foi adiado devido à pandemia. O serviço foi cancelado em dezembro de 2017 devido à falta de lucratividade, mas o governo reservou € 5,3 bilhões para o setor ferroviário como parte de seu plano de recuperação, incluindo € 100 milhões para trens noturnos.
Leia mais: conheça o novo trem de luxo em Amsterdã.
Destino místico e tradicional na França
O Blue Train, assim chamado por causa de seus vagões-leito azuis com detalhes dourados, foi lançado em 1886 para levar o jet set internacional para a Riviera Francesa do porto de Calais – de onde partiu com passageiros que chegavam de balsa do Reino Unido e Paris.
O destino principal era a cidade de Nice, um refúgio favorito dos viajantes americanos e britânicos ricos, que foram brindados com jantares da alta gastronomia de cinco pratos no caminho, antes de descansarem em um vagão-dormitório com assistente pessoal.
Na década de 1930, vagões de segunda e terceira classes foram adicionadas para viajantes franceses da classe trabalhadora em suas primeiras férias pagas. Conforme os aviões começaram a fazer a rota Paris-Nice e os luxuosos vagões-dormitório foram trocados por trens mais simples com beliches, a linha foi perdendo sua mística.
Por isso e referindo os altos custos de manutenção do serviço, o governo em 2017 encerrou os trens noturnos em todas as rotas onde os passageiros tinham outras alternativas, deixando apenas duas – entre Paris e Briancon nos Alpes e Cerbere nos Pirineus.
Você viu? Europa vai dar 60 mil passagens de trem gratuitas para viagens.
Retorno da viagem de trem na França: trem noturno de Paris para Nice
Em 2020, o governo do presidente Emmanuel Macron mudou de opinião, anunciando planos para reviver os trens noturnos como parte de um programa de investimentos ferroviários de 5,3 bilhões de euros. Christophe Fanichet, presidente-executivo do braço de passageiros da operadora ferroviária francesa SNCF, disse que o renascimento visa principalmente a “uma população jovem que está prestando atenção às emissões de carbono” e também ao preço. Os bilhetes para o trecho entre Paris e Nice se esgotaram em uma semana.
Em toda a Europa, as viagens lentas ganham força e os trechos noturnos estão de volta, principalmente na Áustria, onde a operadora ferroviária estatal OeBB vem abrindo caminho para serviços internacionais. Agora é possível pegar um trem em Viena e acordar em Amsterdã, Bruxelas ou Roma.
O ministro dos Transportes da França, Jean-Baptiste Djebbari, disse em janeiro de 2021 que esperava ter trens noturnos operando em uma dúzia de rotas até 2030, com a ligação Paris-Nice a ser seguida por um serviço renovado entre Paris e Tarbes, perto da Espanha.
Passagens de trem baratas na França: 5 milhões de bilhetes em promoção.