Veja quais as vacinas na União Europeia que são aceitas para quem pretende viajar pelo continente e quais países exigem passaporte de COVID.
Como os países europeus estão voltando a receber turistas de todo o mundo, muitos Estados decidiram criar requisitos de vacinação para tentar facilitar as viagens e sob a égide de “proteger a saúde pública”. Embora cada país decida por si mesmo em relação aos requisitos de vacinação, um total de 29 países da União Europeia e do Espaço Econômico Europeu (EEE) reconhecem todas as vacinas que foram aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency — EMA) como prova válida de imunização.
Vacinas na União Europeia
Se você pretende viajar para Europa, precisa conhecer as vacinas aceitas na União Europeia. Todos os viajantes que completaram a vacinação com doses das vacinas da Pfizer / BioNTech, Moderna, AstraZeneca e Johnson & Johnson são considerados totalmente vacinados ao entrar nestes países:
- Áustria;
- Bélgica;
- Bulgária;
- Croácia;
- Chipre;
- República Tcheca;
- Dinamarca;
- Estônia;
- Finlândia;
- França;
- Alemanha;
- Grécia;
- Hungria;
- Islândia;
- Irlanda;
- Itália;
- Letônia;
- Lituânia;
- Malta;
- Países Baixos (Holanda);
- Noruega;
- Polônia;
- Portugal;
- Romênia;
- Eslováquia;
- Eslovênia;
- Espanha;
- Suécia;
- Suíça.
Na maioria dos casos, todos aqueles que foram vacinados com uma vacina aprovada pela EMA têm permissão para entrar sem restrições nos países mencionados acima. No entanto, alguns países ainda mantêm restrições contra os viajantes, enquanto outros permitem a entrada mesmo para aqueles imunizados com uma vacina diferente das mencionadas acima.
Mantida restrições de entrada de turistas brasileiros em Portugal: veja quem pode entrar.
Outras vacinas de COVID reconhecidas na União Europeia
Exceto para as vacinas aprovadas pela EMA, vários países da União Europeia também reconhecem vacinas que fazem parte da Lista de Uso de Emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com uma nova ferramenta desenvolvida pela VisaGuide.World e que ajuda os viajantes a descobrir se o país que planejam visitar aceita sua vacina COVID-19 como prova válida, foi revelado que as três vacinas mais reconhecidas nos países da União Europeia depois da oficialmente aprovadas pela EMA são: Covishield, Sinopharm e CoronaVac.
As vacinas Covishield, Sinopharm e Coronavac tem sido aceitas em alguns países da União Europeia depois das que foram autorizadas pela Agência Europeia de Medicamentos (European Medicines Agency – EMA) de acordo com o site Schengen Visa.
Das três vacinas mencionadas acima, a vacina de Covishield, fabricada na Índia, é a mais amplamente reconhecida na União Europeia. Como tal, todos os 18 países listados abaixo reconhecem a vacina de Covishield como prova válida de imunidade contra a COVID-19:
- Áustria
- Bélgica
- Bulgária
- Croácia
- Finlândia
- França
- Alemanha
- Grécia
- Hungria
- Islândia
- Irlanda
- Letônia
- Países Baixos
- Romênia
- Eslovênia
- Espanha
- Suécia
- Suíça
Leia também: conheça a melhor companhia aérea do mundo em 2021.
Sinopharm e CoronaVac na Europa são reconhecidas por oito países europeus
A vacina Sinopharm é aprovada pelos seguintes oito países:
- Áustria;
- Chipre;
- Grécia;
- Hungria;
- Islândia;
- Malta;
- Espanha;
- Suécia.
Já a vacina CoronaVac é reconhecida como prova válida de vacinação pelos seguintes países:
- Áustria;
- Chipre;
- Finlândia;
- Grécia;
- Islândia;
- Países Baixos;
- Espanha;
- Suécia.
Não deixe de ler: melhores destinos europeus para caminhadas.
Vacinas na União Europeia — Exigência de Certificado de Vacinação
Além disso, 16 países europeus estão obrigando seus cidadãos residentes, bem como os viajantes, a portar seu passaporte COVID-19 (Certificado de Vacinação) para poderem entrar em espaços públicos internos, como museus, por exemplo. Ou seja, os certificados de vacinação se tornaram uma norma em alguns países da Europa. Desse modo, os cidadãos e viajantes não podem mais acessar determinadas atividades e serviços sem a posse do comprovante de vacinação ou de recuperação de COVID-19.
Veja abaixo a lista dos países que exigem o Certificado de Vacinação:
- Áustria;
- Bélgica;
- Chipre;
- Dinamarca;
- França;
- Alemanha;
- Grécia;
- Irlanda;
- Itália;
- Letônia;
- Lituânia;
- Luxemburgo;
- Países Baixos;
- Portugal;
- Eslovênia;
- Espanha.
Veja mais no nosso canal do Youtube: