Imagine um trem de Paris para Berlim que vence o percurso de 1.054 km em somente uma hora. Saiba mais sobre a novidade!
Uma empresa espanhola especializada na área de transporte está propondo a criação de um trem de alta velocidade entre Paris (França) e Berlim (Alemanha). O detalhe é que as duas capitais europeias ficam distantes 1.054 km e o novo equipamento venceria o percurso em apenas uma hora. Ou seja, viajar de trem de Paris para Berlim pode ser muito mais rápido nos próximos anos.
Viagem Europa: trem de Paris para Berlim
A Zeleros é a empresa da Espanha que quer revolucionar as viagens de trem na Europa. Segundo o portal Travel Tomorrow, a companhia está projetando cápsulas pressurizadas e com bloqueio de ar que poderão transportar no máximo 200 passageiros a 1.000 quilômetros por hora. As informações foram publicadas pelo Schengen Visa Info.
O hyperloop da Zeleros é totalmente elétrico e ganha força a cada dia. A empresa está realizando diversos projetos em diferentes países sempre com a intenção de melhorar o tempo de deslocamento de maneira segura e eficiente energeticamente.
Trem noturno na Europa: projeto vai conectar mais de 200 cidades.
Cidades conectadas por tubos
Através de um comunicado de imprensa, a empresa disse: “Na Zeleros, juntamente com nossa rede de parceiros internacionais, fizemos um mergulho profundo nas diferentes regiões do mundo junto com especialistas em mobilidade de todas as regiões, destacando as rotas com maior potencial de implementação, a oportunidade em termos de emissões economizados, passageiros e cargas transportados, bem como o impacto econômico gerado pela implantação dos diferentes corredores do hyperloop”.
No entanto, esta não seria a primeira rota que a Zeleros planeja construir, pois a empresa planeja estabelecer uma rede global de tubos que poderia reduzir o tempo de viagem entre cidades do mundo, incluindo Paris-Barcelona, San Francisco-Los Angeles, Boston-Washington DC e Sydney-Melbourne, reduzindo o tempo de viagem para menos de uma hora.
Aeroporto de Heathrow estende limites de passageiros até outubro de 2022.
Distâncias vencidas rapidamente
O tempo de distância entre Paris e Barcelona é de cerca de dez horas de carro, Boston a Washington DC cerca de oito horas, São Francisco a Los Angeles cerca de seis horas e Sydney a Melbourne a distância de carro pode ser superior a nove horas. Além da velocidade, a sustentabilidade aparece como fator-chave e, por isso, as viagens de trem na Europa estão voltando com força total.
“Precisamos garantir que temos na Europa uma única rede europeia, o que significa que nosso objetivo final é transportar mercadorias de um lado do continente para o outro”, disse Carla Borghini, chefe da Shift2Rail, órgão responsável pela pesquisa e inovação para o setor ferroviário na União Europeia. Apesar do continente europeu ter uma boa experiência em redes ferroviárias, apenas de 7 a 11% do transporte é feito por trens.
Passageiros nos Aeroportos em Portugal: aumento de mais de 300%.
Trem de Paris para Berlim: outros destinos como prioridade
Além do aumento no uso do transporte ferroviário, com a expansão da rede as viagens de trem transfronteiriças, que ainda são consideradas caras, não confiáveis e inconvenientes, podem se tornar mais atrativas. Atualmente muitas operadoras e serviços de trem que ligam certos destinos não contam com trechos diretos entre cidades importantes como Bruxelas ou Copenhagen.
A Shift2rail estabeleceu um fundo de € 1 bilhão de euros para incentivar a inovação em direção a três objetivos específicos: reduzir o custo do ciclo de vida do sistema ferroviário, aumentar a capacidade em duas vezes e evitar atrasos na rede. O futuro parece estar no investimento em trilhos e viagens mais rápidas e eficientes.
Conheça os erros mais comuns de brasileiros na primeira viagem de trem pela Europa.
*Confira também o vídeo sobre o ETIAS, como vai ficar a entrada de brasileiros na Europa para fazer turismo em 2023: