Os trens na Europa representam praticidade, segurança e economia. Conheça as vantagens deste meio de transporte e ainda os benefícios das rotas de trem noturno na Europa.
*Matéria atualizada em 20 de outubro de 2022.
Os trens na Europa representam mais que simplesmente um meio de locomoção. Trata-se de uma experiência única e marcante na vida de qualquer viajante. Por ser uma linha ferroviária extensa, nos possibilita conhecer todo o continente e suas paisagens deslumbrantes.
O conforto e a praticidade com certeza fazem parte dos benefícios deste meio de transporte. Os trens noturnos estão, cada vez mais, caindo no gosto dos viajantes, isso porque contam com uma versatilidade que permite que os passageiros consigam esticar as pernas e ter muito mais conforto do que em aviões apertados nas classes econômicas.
Curiosidades sobre os trens na Europa
A linha ferroviária da Europa é bastante extensa e é possível atravessar todo o continente. As grandes cidades europeias possuem conexões para várias cidades e os viajantes podem aproveitar para viajar de trem na Europa de maneira bastante confortável.
Uma das curiosidades sobre os trens na Europa é que em muitos países não existem catracas para entrada. Os viajantes podem comprar o bilhete online no site das operadoras, ou então, na bilheteria na hora, depois disso, precisam validar o bilhete em uma máquina na entrada, que lê o cartão.
Cada país possui suas regras de segurança, como câmeras e também fiscais que passam dentro dos trens e verificam a passagem. Os trens na Europa possuem modalidades diferentes, que podem ser intercidades, longa distância e trens de alta velocidade (com poucas paradas).
A escolha do trem ideal depende do trajeto que você vai fazer. Por exemplo, de Londres a Paris, Madri a Barcelona, Milão a Roma, Lisboa ao Porto, Bruxelas para Amsterdã, etc. Os trens de alta velocidade na Europa normalmente viajam entre 200 a 220 km/h.
Como e onde comprar o passe para os trens na Europa
Para comprar bilhetes de trem e passe para múltiplas viagens, você pode acessar o site da operadora e ver as opções de passe mensal ou para várias viagens.
Nas estações de trem, também existem bilheterias nas quais você pode comprar na hora, entretanto, para as viagens de longa distância, fica bem mais barato comprar com antecedência de pelo menos 10 dias através do site.
Melhor época para viajar de trem pela Europa
Cada estação do ano possui seu charme especial. Por exemplo, viajar para a Suíça no inverno e ver as lindas paisagens com neve é uma experiência sensacional. Lá é onde fica, por exemplo, o Swiss Travel Pass, que você pode escolher para 3, 4, 8 ou 15 dias durante a sua viagem e ainda entrar de forma gratuita em 480 museus e atrações.
Viajar de trem pela Europa na neve pode ser uma atração incrível, mas você precisa estar preparado com roupas adequadas para a neve. Você deve viajar com botas e casacos impermeáveis, luvas, meia e meia calça térmica e estar preparado para o frio do lado de fora. Dentro do trem é sempre quentinho.
Mas se você não gosta de neve ou acha que ela vai atrapalhar sua viagem, você pode optar em viajar para Europa na Primavera ou no Verão. Uma das melhores épocas para aproveitar os trens na Europa é no mês de maio e junho, em que as temperaturas começam a subir e ainda não é alta temporada.
O período de alta temporada na Europa é no Verão, no final de junho até o final de setembro. Nessa época, quase todos os europeus viajam e as atrações ficam cheias.
Conheça os erros mais comuns de brasileiros na primeira viagem de trem pela Europa.
As mais fantásticas rotas de trem noturno na Europa
Apesar de 2021 ter sido um ano muito complicado para empresas de turismo e viajantes que viram suas liberdades tolhidas pela pandemia, 2022 começa com uma nova oportunidade. Se você sonha em experimentar uma viagem num trem noturno, conheça as rotas mais incríveis da Europa.
Você sabia? Portugal na lista dos destinos seguros para visitar.
Madri (Espanha) x Lisboa (Portugal)
Em uma viagem de quase nove horas de duração, o chamado Lusitânia Comboio Hotel une as duas capitais da Península Ibérica. De acordo com o site da CP (Comboios de Portugal), “o comboio internacional Lusitânia permite-lhe chegar ao centro de Madrid, nas primeiras horas da manhã”.
Além disso, a empresa promete viagens diárias de Lisboa e Madri em serviço noturno e o passageiro pode optar por lugares cama em compartimentos para 1, 2 ou 4 pessoas ou lugares sentados em classe Turista, em um vagão salão.
Paris (França) x Veneza (Itália)
Imagina uma viagem de trem noturno pela Europa unindo as duas cidades mais românticas do mundo? Pois é, se você quiser pode pegar um trem em Paris e desembarcar em Veneza, mas antes vai poder ver as belas paisagens dos Alpes e dos lagos italianos. O portal The Train Line comercializa os bilhetes e os preços variam conforme o dia da viagem de ida e de volta.
Veja mais: conheça os jardins botânicos mais bonitos do mundo.
Milão x Palermo (Itália)
Você pode percorrer a Itália de Norte a Sul numa viagem de trem na Europa que somente é interrompida por uma travessia de ferry boat no Estreito de Messina. Porém, o trem noturno segue, continua pela Sicília até chegar a Palermo. Os bilhetes custam em média € 150 (cento e cinquenta euros) por trecho e a operadora Trenitalia afirma que a viagem dura cerca de 17 horas.
Saiba mais: maior tumba circular do mundo antigo será aberta ao público em Roma.
Londres x Fort William (Reino Unido)
A empresa Caledonian Sleeper opera a linha entre Londres, capital da Inglaterra, e Fort William nas High Lands da Escócia. Parece que você está em um filme, mas a viagem de 14 horas começa na estação de Euston (Londres) e conta com paragens em Glasgow, Edimburgo, Inverness e Fort William.
Roteiro de viagem Inglaterra, as melhores cidades para visitar.
Innsbruck (Áustria) x Colônia (Alemanha)
A empresa Nightjet opera o trecho entre Innsbruck (Áustria) e Colônia (Alemanha), uma viagem de cerca de 12 horas. Os trens de dois andares oferecem um bom serviço aos passageiros e, após uma noite inteira de viagem, no dia seguinte amanhecem e podem explorar a histórica cidade de Colônia, na Alemanha.
Estocolmo x Narvik (Suécia)
A Suécia está com planos para lançar novas rotas noturnas de trem. Porém, um trecho muito interessante para os viajantes é o que liga a capital Estocolmo à cidade de Narvik. Isso porque no trajeto o trem passa por paisagens selvagens do Círculo Polar Ártico e se você fizer a viagem, que dura cerca de 20 horas durante o verão, poderá aproveitar o famoso sol da meia-noite para apreciar a vista.
Trondheim x Bodø (Noruega)
Com paisagens naturais incríveis e trens de qualidade superior, viajar de trem pela Noruega é sempre uma boa aposta. Contudo, se precisar escolher uma rota, decida por aquela que já foi eleita pela Lonely Planet como a mais bela rota noturna do mundo. A viagem da Nordland Railway dura mais ou menos 10 horas, ou seja, tempo mais do que suficiente para respirar fundo e apreciar as dramáticas paisagens norueguesas.
Moscou x São Petesburgo (Rússia)
Conhecido como Flecha Vermelha (Red Arrow), o trem noturno liga as duas cidades russas em uma viagem que dura aproximadamente nove horas. Apesar de ser clássica, viajar pelo trecho costuma fascinar os viajantes. Descubra tudo sobre a viagem no site da empresa que opera o trecho.
Praga (República Tcheca) x Cracóvia (Polônia)
Caso viajar pelo Leste Europeu esteja nos seus planos futuros, aproveite para fazer a famosa viagem de trem entre Praga e Cracóvia. Muito popular e famosa entre os viajantes, ela possibilita que você visite duas cidades da Europa Central conhecidas por serem vibrantes e em apenas oito horas em um trem noturno na Europa.
Leia também: nova rota de trem panorâmico nos Estados Unidos fará viagens pelas Montanhas Rochosas.
Budapeste (Hungria) x Split (Croácia)
As viagens ocorrem somente nos meses de verão na Europa (de junho a setembro). Aliás, isso é ideal para quem quer explorar algumas paradas entre os dois países, antes de chegar em Split, na Croácia. A viagem dura cerca de 14 horas.
Helsink x Rovaniemi (Finlândia)
Conhecido como o Expresso do Papai Noel (Santa Claus Express), a rota tem como destino final a famosa cidade de Rovaniemi, onde vive o Papai Noel. Com certeza é uma viagem para fazer em família, pois as crianças até aos 10 anos não pagam pelo bilhete. Os trens são de dois andares e a viagem dura 12 horas.
Novos planos de viagens — Rotas de trem noturno na Europa
Com certeza a pandemia chegou como um balde de água fria nos sonhos e planos de muita gente. Porém, 2022 já está sendo um ano muito melhor, especialmente por já termos aprendido a lidar com tantas mudanças rápidas. Sendo assim, aproveite para planejar uma viagem internacional e escolher uma das rotas de trem noturno na Europa mais fantásticas.
Também pode te interessar: 8 dicas para tornar sua viagem internacional mais tranquila.
Como funciona o Eurotúnel
O Eurotúnel é um túnel de trem que liga a França à Inglaterra, que transporta pessoas e carros. Ele funciona mais precisamente entre as cidades de Calais, na França, e Folkestone na Inglaterra.
Com 50,45 quilômetros de comprimento, a linha de trem passa embaixo do mar, no Canal da Mancha e do Estreito de Dover. A viagem do Eurotúnel demora cerca de 35 minutos e os bilhetes devem ser comprados antecipadamente pelo site, para que você possa economizar.
Você viaja com horário marcado, como se fosse um “aeroporto de carros”, mas, ao invés de voar, você entra dentro do trem com seu carro e chega à Inglaterra de carro.
Uma experiência fantástica e uma das maiores obras de engenharia do mundo moderno, a obra foi inaugurada no ano de 1994 e facilitou muito o transporte de mercadorias e a travessia entre os dois importantes países europeus.
As vantagens de conhecer a Europa de trem
Entre as vantagens de conhecer a Europa de trem é poder ver as paisagens e poder se localizar. Quando viajamos de avião, simplesmente chegamos. De trem não, você vai acompanhando todo o trajeto, vendo lugares lindos e batendo fotos.
Além disso, você não precisa esperar horas no aeroporto, pode levar malas maiores, sem limite de peso, tem mais conforto e espaço no trem e ainda pode aproveitar o serviço de bordo, para comer, tomar café e até usar o seu computador.
Muitos trens na Europa possuem lugares com mesa e você pode até trabalhar durante a viagem. Viajar de trem na Europa é um charme, você se sente em um filme.
Desvantagens de viajar de trem pela Europa
Já entre as desvantagens de viajar de trem pela Europa é que as passagens podem ser mais caras do que as de ônibus ou de avião. Além disso, você poderá ficar horas e horas dentro do trem dependendo do destino.
Quando a viagem é muito longa (acima de 10 horas), o ideal é escolher trens noturnos, onde você pode dormir durante toda a viagem.
Tipos de trem na Europa
Conheça quais as opções de trens na Europa para viajar:
- Trens regionais: que vão de uma cidade para outra e fazem várias paradas em estações do caminho;
- De alta velocidade: os trens de alta velocidade ligam grandes distâncias e oferecem um vagão com bar/restaurante;
- Trens noturnos: possuem cama para dormir e passar a noite, eles são mais caros, mas você economiza no hotel. Os lugares precisam ser reservados com bastante antecedência;
- Viagens de luxo na Europa: também existem trens de luxo, históricos, que oferecem alta gastronomia, muito conforto e até quartos com suíte;
- Trens panorâmicos: já os trens panorâmicos, na Europa, oferecem janelas amplas para contemplar a vista.
Duração de uma viagem de trem na Europa
As viagens de trem na Europa variam de acordo com o destino e com o tipo de trem. Os trens de alta velocidade são os mais rápidos e você pode fazer Lisboa a Porto em 3h20, Madri a Barcelona em 2h30, Paris a Bruxelas em 1h22, Amsterdam a Bruges em 3h15, etc.
Melhores países para se conhecer de trem na Europa
Os países europeus com mais opções de trens são: Países Baixos (Holanda), Bélgica, França, Alemanha, Itália e Áustria. Por exemplo, a Alemanha possui 43.468 km de malha ferroviária, a França 29.640 km e a Itália 24.179 km de malha ferroviária na Europa.
O leste europeu também possui ótimas ligações entre as capitais. A Espanha e Portugal também contam ótimas linhas de trem para viajar na Europa.
Viagem de trem na Espanha: país vai estender passagens gratuitas até dezembro de 2023.
Dúvidas sobre viajar de trem na Europa
Tire suas dúvidas antes de viajar de trem na Europa:
Os trens da Europa são diferentes do Brasil?
Sim, os trens na Europa são muito utilizados e ligam os países europeus de forma bem organizada, podendo cruzar todo o continente de trem. Muitas pessoas utilizam o trem diariamente para trabalhar em outras cidades e os trens são bastante pontuais. Em compensação, no Brasil, os trens transportam produtos, como minério de ferro, e não interligam o país inteiro.
Viajar de trem na Europa é mais barato?
Viajar de trem na Europa é normalmente mais caro do que avião, com as companhias aéreas low cost. Mas sempre existem muitas promoções. Além disso, quem utiliza o trem todos os dias, paga um passe mensal e pode utilizar o trem de forma ilimitada.
Viajar de trem na Europa é bom para crianças?
Sim. É bastante confortável viajar de trem na Europa com crianças. Nós já viajamos com a nossa filha várias vezes, inclusive quando ela era bebê. Normalmente, as crianças não pagam até 6 anos de idade, porém, nos trens de alta velocidade, é preciso reservar um bilhete para garantir o lugar (geralmente é gratuito em todos os países da Europa).
Os trens são mais legais do que o avião para as crianças porque há mais espaço, elas podem levar brinquedos, circular um pouco, ver vídeos no celular, fazer desenhos, fazer lanches. Além disso, podem sempre olhar para a janela e ver a vista do trajeto, bem diferente do que acontece em viagens de avião.
Além disso, ao viajar de avião com bebês, eles têm desconforto no ouvido, isso não acontece nas viagens de trem.
De mãe para mãe: veja 10 dicas para viajar de avião com bebê e deixar ele tranquilo na viagem.
Existem banheiros nos trens na Europa?
Existem banheiros apenas nos trens de longa distância, os trens intercidades não costumam ter banheiro, mas as viagens não são mais curtas. Nessas viagens, você precisa descer em alguma estação em caso de uma urgência para ir ao banheiro.
Os estudantes têm desconto nos trens na Europa?
Sim! Os estudantes e jovens europeus (ou moradores na Europa) com até 25 anos têm descontos ótimos para viajar de trem na Europa. Uma ótima vantagem para poder viajar bastante e conhecer vários países europeus.
Leia também: Curiosidades sobre viagem de avião que você provavelmente desconhece.
*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:
Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.
Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.
Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.
Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.
Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.
2 Comentários
Certa vez cheguei a comprar passagem nesse Lusitânia Comboio Hotel. Quando recebi o email de confirmação tinha uma nota dizendo que não podia levar mala. Um absurdo, eu havia comprado uma cabine e tinha chegado em Lisboa via um cruzeiro saindo de Santos. Meu voo de volta saía de Madri no dia seguinte. Então seria perfeito, viajaria durante a noite. Escrevi para a empresa e foram irredutíveis. Sugeriram que eu despachasse a mala por um trem cargueiro. Despachar para onde, se eu estava indo para pegar o avião naquele dia? Não teve jeito. Tive que cancelar a viagem e ir de avião.
Adoraria viajar de trem noturno, de Portugal até a Bélgica …seria possível essa aventura maravilhosa …rsrs