Governo do Reino Unido reabre viagens internacionais e países já começam a se preparar para receber os turistas britânicos. Saiba mais!
Depois de proibir as viagens internacionais por meses, o governo do Reino Unido anunciou que as viagens internacionais em seus aeroportos serão reabertas gradualmente a partir de 17 de maio de 2021 para viagens a países da lista verde. Isso aconteceu depois que o secretário de transportes britânico, Grant Shapps, anunciou que o regulamento ‘Stay in the UK’ do governo do Reino Unido não estará mais em vigor na próxima semana.
Governo do Reino Unido reabre para viagens internacionais
Por enquanto, o governo do Reino Unido reabre viagens internacionais para cerca de 12 países e territórios, entre eles Portugal (incluindo Açores e Madeira), Austrália, Nova Zelândia, Singapura, Brunei, Islândia, Ilhas Faroe, Gibraltar, Ilhas Malvinas, Israel, Saint Helena, Ascension e Tristan da Cunha, South Georgia e South Sandwich Islands.
A lista foi criada com base no sistema de semáforos estruturado pela Global Travel Taskforce, o governo britânico criou níveis distintos de restrição que serão colocados em prática para os indivíduos que retornam à Inglaterra.
No mês passado, o governo anunciou planos para estabelecer um sistema de semáforos para classificar os destinos de viagens internacionais com base nos riscos da COVID-19. Este sistema dividirá os destinos estrangeiros em três categorias, nomeadamente verde, amarelo e vermelho, com base nas quais serão determinados diferentes graus de quarentena e requisitos de teste para os passageiros que chegam.
Leia também: veja quem pode entrar na Espanha e confira as regras atuais para viajar ao país europeu.
Sistema de Semáforos
Para a categoria verde, os viajantes deverão fazer um teste antes da partida e um teste de PCR no segundo dia ou antes de sua chegada ao Reino Unido. No entanto, eles não precisarão entrar em quarentena no retorno, a menos que o teste seja positivo para COVID-19. Aqueles que chegam de destinos na categoria amarela serão obrigados a quarentena por um período de dez dias, juntamente com a exigência de fazer um teste antes da partida e um teste PCR no dia dois e no dia oito.
Por outro lado, todas as chegadas da categoria vermelha serão obrigadas a seguir os requisitos de quarentena do hotel gerenciado, que durará dez dias.
Esta é uma nova maneira de fazer as coisas e as pessoas devem esperar que as viagens sejam diferentes neste verão, com controles mais longos nas fronteiras como parte de medidas duras para evitar que novas cepas do vírus entrem no país e coloquem nosso lançamento fantástico de vacinas em risco. Além disso, para continuar protegendo o país contra novas variantes do coronavírus, a partir das 4h da quarta-feira, 12 de maio, as Maldivas, o Nepal e a Turquia serão adicionados à lista vermelha”.
Grant Shapps — Secretário de Transportes do Reino Unido
Saiba mais: União Europeia propõe a reabertura das fronteiras da Europa para turistas.
British Airways adiciona rotas para Faro (Portugal) no verão de 2021
A British Airways vai lançar voos de Newcastle para Faro no final deste mês, depois de Portugal ter sido nomeado um dos países da “lista verde” do governo do Reino Unido. O aeroporto internacional de Newcastle disse que os serviços duas vezes por semana começarão em 29 de maio, com Leon McQuaid, chefe de desenvolvimento da aviação, comentando:
Estamos muito satisfeitos em ver mais investimentos da British Airways no Aeroporto Internacional de Newcastle, demonstrando sua confiança em nossa região e aeroporto. Sabemos que existe uma procura reprimida de viagens de lazer para Portugal e o anúncio da British Airways é uma notícia brilhante para o público que viaja à procura de uma merecida pausa para o sol.
Leon McQuaid, chefe de desenvolvimento da aviação
A British Airways está preparada para lançar voos do aeroporto de Southampton para 11 destinos incluindo Faro, e a transportadora também irá iniciar voos para o aeroporto do Algarve a partir de Edimburgo e Manchester no final de maio. No total, a British operará voos para Faro a partir de sete aeroportos do Reino Unido, incluindo Gatwick, Heathrow e London City.
Veja mais: cronologia da reabertura das fronteiras da União Europeia.
O governo do Reino Unido reabre para viagens internacionais e a decisão foi muito bem recebida em Portugal
Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, recebeu com alegria a notícia de que Portugal havia sido incluído na lista de países seguros pelo Reino Unido. Para o político português, a decisão do governo britânico ocorreu por conta do sucesso nas medidas de restrição e nas fases de desconfinamento. Além disso, a notícia é bem recebida em Portugal por conta da economia.
Com o setor de turismo extremamente afetado pela pandemia, a chegada de turistas britânicos deve trazer fôlego para regiões como o Algarve, no sul de Portugal. Para a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, reativar o turismo em Portugal para receber pessoas de outros países é satisfatório e para Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, é importante receber os estrangeiros, porém fazer tudo com cautela e segurança.
Não deixe de ler: 6 companhias aéreas mais seguras para viajar durante a pandemia.
Reservas em hotéis de Portugal dispararam
Poucas horas depois da notícia de que o governo do Reino Unido reabre viagens internacionais, começou uma corrida para as reservas de férias no Algarve por parte dos britânicos. Empresários do setor de turismo em Portugal estão entusiasmados com a boa notícia.
Roteiro Portugal: as melhores praias do Algarve para visitar.
Aliás, a correria foi tão grande que os britânicos fizeram mais reservas em 60 minutos para Portugal do que em todo o mês de abril. As pesquisas por Portugal no Google aumentaram 264% e para Gibraltar, também na lista verde, aumentaram 277%.
*Aproveite para conhecer nosso canal do Youtube, com vários vídeos novos por semana! Inscreva-se e ative o sininho para receber notificações!