O passaporte de COVID na França foi suspenso hoje, 14 de março. Agora o documento não é exigido para acessar a maioria dos locais e eventos do país.
Hoje, 14 de março de 2022, a França suspendeu a obrigação de apresentação do passaporte de COVID para acessar a maioria dos locais e eventos do país. A decisão foi tomada pelas autoridades de saúde do país por conta de um avaliação que mostra que a situação da pandemia, no momento, permite que tal medida seja tomada. Saiba mais!
Passaporte de COVID na França
A notícia foi publicada pelo portal Schengen Visa Info que diz que a medida, que foi anunciada há dez dias em um comunicado de imprensa emitido pelo governo francês, também revelou que a obrigação de usar máscara facial na maioria dos lugares da França também seria suspensa a partir de hoje, 14 de março de 2022.
“Após uma quinta onda de COVID-19 de magnitude sem precedentes, a situação da saúde melhorou acentuadamente por várias semanas. Em particular, a pressão que pesa sobre os hospitais devido à epidemia é bastante reduzida, permitindo o levantamento de restrições e uma retomada gradual das atividades programadas”, observou o governo da França no comunicado.
Guerra na Ucrânia: é seguro viajar para a Europa agora?
Estratégia do governo
O comunicado de imprensa do governo francês informa ainda que a flexibilização das medidas de combate à pandemia está em linha com a estratégia do governo de manter em vigor apenas as medidas necessárias para conter a propagação do COVID-19 e abolir aquelas sem efeito perceptível.
Dessa maneira, a partir de hoje, 14 de março, locais e eventos como restaurantes, bares, boates, cinemas, teatros, salas de espetáculos, estádios, feiras e exposições, transporte inter-regional, etc., poderão ser acessados sem necessidade de apresentar comprovante de vacinação.
O requisito, no entanto, permanecerá em vigor em locais como hospitais, lares de idosos e estabelecimentos para deficientes, a fim de tentar proteger os mais vulneráveis.
Você viu? Companhia aérea britânica abandona uso de máscara a bordo.
Passaporte de COVID na França e uso de máscaras faciais
A obrigatoriedade do uso de máscara, que já foi abolida para espaços ao ar livre desde 28 de fevereiro, também foi levantada hoje. A obrigação permanecerá em vigor apenas para transporte público até novo aviso do governo.
“Quando esvaziarmos as unidades de terapia intensiva, ou pelo menos (…) quando não houver mais cancelamentos de procedimentos e se nenhuma nova variante estiver em circulação, a utilidade do passe de vacina será discutível”, disse o ministro da Saúde francês, Olivier Véran.
Em 3 de março, as autoridades francesas expandiram a lista verde de países para permitir que mais viajantes entrassem na França sem restrições. Os países adicionados à lista são Angola, Argentina, Bahamas, Bangladesh, Benin, Bolívia, Botsuana, Canadá, Comores, Djibuti, República Dominicana, El Salvador, Eswatini, Índia, Iraque, Jamaica, Cazaquistão, Quênia, Lesoto, Namíbia, Omã , Paquistão, Paraguai, Peru, Filipinas, Saint Kitts e Nevis, África do Sul, Zâmbia e Zimbábue.
Os viajantes da lista verde podem entrar na França sem estarem sujeitos a nenhuma restrição, mesmo que não tenham sido vacinados contra a COVID-19.
*Conheça quais os melhores países para trabalhar na Europa e os salários mais altos: