O País de Gales é um dos que compõem o Reino Unido, mas aproveite para conhecer tudo sobre a nação europeia. Saiba tudo!
O País de Gales é, junto com a Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte, um dos quatro países que compõem o Reino Unido. Com uma população de 3,1 milhões de habitantes, muitas pessoas desconhecem a história, a economia e a importância da nação europeia. Aproveite para conhecer o País de Gales em nosso guia completo.
Quais os países do Reino Unido
Os países do Reino Unido são a Inglaterra, a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte. Contudo, talvez o País de Gales seja o menos conhecido (ou explorado), pois competir com Inglaterra e Escócia não é tarefa simples. Porém, aproveite para conhecer tudo sobre o país europeu e ficar por dentro da localização, cultura, história, economia e descubra até como você pode morar por lá caso tenha interesse.
Salário Mínimo na Inglaterra, Aumento no Reino Unido e Poder de Compra.
Onde é País de Gales
O País de Gales fica no sudoeste do Reino Unido (mapa). Sua capital e principal centro comercial e financeiro é a cidade de Cardiff. Com uma geografia bastante acidentada, o país é uma pequena nação que compreende seis regiões distintas. Apesar de pequeno, o país já foi um dos centros políticos e culturais mais proeminentes da Europa no período de ocupação celta (600 a.C. e 600 d.C) e até hoje mantém aspectos da cultura que são bem diferentes dos seus vizinhos ingleses.
Reino Unido: Nova Permissão de Viagem, Cultura e Melhores Cidades Para Morar.
Por que País de Gales?
A origem do nome é interessante. O nome inglês, Wales, deriva de uma palavra anglo-saxônica que significa ‘estrangeiros’, ou em particular aqueles estrangeiros que estavam sob a influência do império romano. A bandeira País de Gales também chama a atenção. Ela traz um Dragão Vermelho (Y Ddraig Goch) que está passando sobre um fundo verde e branco. Conforme o tempo passou, ocorreram algumas variações da bandeira.
Contudo, a bandeira atual foi oficialmente adotada no ano de 1959 e se baseia em um antigo distintivo real usado pelos reis e rainhas britânicos desde os tempos Tudor.
O próprio dragão vermelho tem sido associado ao País de Gales há séculos e, como tal, a bandeira é considerada a bandeira nacional mais antiga ainda em uso. Mas por que um dragão? A resposta a essa pergunta em particular está perdida na história e no mito de acordo com o portal Historic UK.
Formação superior no Reino Unido: 10 diplomas mais valorizados.
Curiosidades do país
Você sabia que existe uma cidade no País de Gales com o nome composto por 58 letras? Pois é, a cidade de “Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch” fica na ilha de Anglesey, no noroeste do País de Gales e recebe todos os anos muitos turistas que ficam curiosos com a história. A tradução é algo como ‘Igreja de Santa Maria no vale da avelaneira branca próximo a um redemoinho rápido e da Igreja de São Tisílio da gruta vermelha’.
Quem nasce no País de Gales é um galês e você sabia que o Rei Charles, antes Príncipe Charles, foi o Príncipe de Gales, um título que é tradicionalmente dado ao herdeiro do monarca do Reino Unido. Aliás, o hoje Rei Charles fala galês fluentemente que é, junto com o inglês, as duas principais tradições linguísticas e étnicas do País de Gales.
Atualmente, o galês é falado por cerca de um quinto da população, principalmente no interior – o chamado Y Fro Gymraeg (“Região de Língua Galesa”) – onde mais de quatro quintos dos habitantes de algumas localidades falam galês.
Em relação ao clima do país, por lá o clima é marítimo e dominado por mudanças altamente imprevisíveis nas massas de ar atlânticas, que, combinadas com a diversidade de altitudes, muitas vezes fazem com que as condições locais variem consideravelmente de dia para dia.
Chove frequentemente e não existe uma estação do ano que seja marcadamente chuvosa ou seca, porém o mês de abril costuma ser menos molhado e o mês de janeiro mais chuvoso. A temperatura média varia dos 10°C de dia, chegando aos 4°C em janeiro e aos 16ºC em julho e agosto.
Home office no Reino Unido: empregos que pagam até £ 300.000.
País de Gales: história
Embora se acredite que a terra do País de Gales tenha sido habitada desde cerca de 250.000 aC, ela só se tornou um país reconhecido em 1536 com o Ato de União de Henrique VIII (entre 1216 e então, era um principado). Nos últimos milênios, o País de Gales foi o lar de tribos celtas europeias, invasores romanos e saxões e pessoas de todo o mundo que se estabeleceram por lá.
O sul do país é mais povoado com pessoas que vivem dentro e ao redor da capital Cardiff, no entanto, como fica a apenas 270 km de sul a norte e 97 km de leste a oeste, a população está espalhada com pessoas que vivem em vilas e cidades em todo o país. O país conta com um parlamento descentralizado (o Parlamento galês) e um governo (o governo galês) que faz leis, concorda em impostos e representa o povo galês, embora o Parlamento e o governo do Reino Unido tenham poder e influência significativos.
Interessante ressaltar que o País de Gales é frequentemente chamado de capital mundial do castelo. É que por lá existem mais de 600 castelos e os galeses se orgulham de terem mais castelos por milha quadrada do que qualquer outro país da Europa.
A maioria ainda pode ser visitada (e você pode até ficar hospedado em alguns deles), e é gerenciada pelo Cadw (o serviço de meio ambiente histórico galês), o National Trust ou por proprietários privados. As informações são do portal Visit Wales.
Empregos em tecnologia no Reino Unido: os mais bem pagos em 2022.
País de Gales: cultura e esporte
Muitos atores, cantores, escritores, poetas , músicos e artistas famosos nasceram ou vieram do País de Gales, incluindo Anthony Hopkins, Shirley Bassey, Tom Jones, John Cale, Roald Dahl e Kyffin Williams. Estrelas galesas mais contemporâneas incluem Luke Evans, Charlotte Church, Catherine Zeta Jones, Michael Sheen, Christian Bale e Taron Egerton. Hoje, as cenas musicais e artísticas galesas são vivas com os sons da música bilíngue, poesia, arte e tudo mais.
Em relação ao esporte, o país adotou o rugby como esporte nacional. Aliás, os galeses são conhecidos mundialmente por sua habilidade no jogo e competem nas Seis Nações e na Copa do Mundo de Rugby. Nos últimos anos, a seleção galesa de futebol também se saiu bem internacionalmente (chegou às semifinais no campeonato UEFA Euro 2016).
Salário Mínimo na Inglaterra, Aumento no Reino Unido e Poder de Compra.
Economia do País de Gales
A mineração de carvão foi, durante muito tempo, o principal motor econômico do País de Gales. Todavia os tempos mudaram e a mineração foi deixada de lado. No final do século 20 o país desenvolveu uma economia diversificada, particularmente nas cidades de Cardiff e Swansea, enquanto o campo, outrora dependente da pequena agricultura, atraiu muitos aposentados da Inglaterra.
O turismo também se tornou um importante setor do País de Gales que atrai, todos os anos, milhões de visitantes. Aliás, muitos descendentes de expatriados galeses visitam o país para conhecer os variados e imponentes parques e castelos do País de Gales, bem para frequentar os eventos culturais que destacam as celebradas tradições musicais e literárias.
Melhor viagem de trem no Reino Unido: um sonho sobre trilhos.
Qual é a melhor época para visitar?
O País de Gales conta com uma grande variedade de coisas para fazer em cada das estações do ano. Você pode usufruir desde passeios de narcisos na primavera até observação de golfinhos no verão. Todas as estações oferecem algo diferente, com uma variedade de coisas para ver e eventos acontecendo. A primavera (março, abril e maio) é uma época linda para ver flores e apreciar a vida selvagem.
O verão (junho, julho e agosto) é a época mais popular para visitar o País de Gales. Geralmente conta com dias quentes e ensolarados e bastante iluminados, já que o sol nasce cedo e brilha até perto das 22h. Claro, é a estação do ano mais movimentada. Já o outono (setembro, outubro e novembro) costuma ser uma época mais tranquila para visitar e no inverno (dezembro, janeiro e fevereiro) é muito mais tranquilo (e frio). A paisagem fica linda e as montanhas cobertas de neve.
Trabalhar como cuidador no Reino Unido: governo relaxa regras de imigração.
Como chegar ao País de Gales
Como parte do Reino Unido, é fácil chegar ao País de Gales por via aérea, terrestre e marítima. O Aeroporto de Cardiff é o maior do País de Gales, com mais de 50 rotas diretas, incluindo os voos recentemente lançados pela Wizz Air de destinos como Faro em Portugal. Há também pelo menos 900 destinos de conexão em todo o mundo. Alguns dos aeroportos da Inglaterra também estão bem posicionados para o País de Gales.
O Aeroporto de Bristol fica a cerca de 90 minutos de carro de Cardiff, enquanto o Aeroporto John Lennon de Liverpool e o Aeroporto de Manchester ficam a apenas uma hora de carro do Norte do País de Gales, com o Aeroporto de Birmingham acessível ao meio do País de Gales. Londres (incluindo seus aeroportos e estações Eurostar) são cerca de duas horas e meia de trem.
De trem existem linhas de trem que conectam todas as quatro seções principais do País de Gales, com linhas principais conectando cidades maiores e ramais que chegam a lugares mais distantes.
Algumas das linhas ferroviárias são particularmente cênicas, como a Linha Heart of Wales, que corta colinas ondulantes, a Linha Cambriana, que abraça a costa noroeste, e a Linha do Vale Conwy, que atravessa Snowdonia. Há muitas ferrovias antigas em operação também e serviços ferroviários de montanha.
Caso você vá de carro, as paisagens coloridas do País de Gales proporcionam muitas rotas bonitas em todo o país. Ir de norte a sul não é rápido, pois você tem que dirigir por cordilheiras e parques nacionais, mas é tão bonito que você vai querer parar para apreciar a vista. Vale lembrar que, assim como na Inglaterra e nos outros países do Reino Unido, os carros circulam do lado esquerdo no País de Gales.
Você viu? Empregos sem diploma no Reino Unido que pagam £ 60 mil por ano.
Informações Úteis
Confira uma lista básica com informações úteis para você saber mais sobre o País de Gales:
Dinheiro: todas as moedas do Reino Unido (e muitas moedas de países ao redor do mundo) são feitas no País de Gales no Royal Mint, que você pode visitar. Como o resto do Reino Unido, a libra esterlina é a moeda usada no país. A maioria dos lugares no País de Gales aceita os principais cartões de crédito Visa e MasterCard, mas alguns lugares e fornecedores de transporte só aceitam pagamentos em dinheiro.
Gorjeta: você não é obrigado a dar gorjeta no País de Gales, mas se achar que o serviço que recebeu foi muito bom, pode deixar um pouco mais (10% da conta é considerado mais que suficiente). Alguns restaurantes adicionam uma taxa de serviço opcional na sua conta, mas se você não quiser pagar, pode pedir para que ela seja removida.
Horários comuns de compra: a maioria das lojas abre das 9h às 17h de segunda a sábado, com muitas abrindo mais tarde. Alguns supermercados abrem 24 horas por dia, de segunda-feira de manhã até sábado à noite. Muitas lojas abrem aos domingos das 10h às 16h ou das 11h às 17h. Lojas menores podem abrir fora desse horário.
Informação de emergência: o número de emergência no País de Gales é o 999. Depois de ligar você deve pedir o serviço de que necessita: bombeiros, polícia, ambulância ou guarda costeira. Para atendimento médico e de saúde que não constitua uma emergência, você deve discar para o 111.
Faltam motoristas de ônibus no Reino Unido: país enfrenta escassez de mão de obra.
Como morar no País de Gales
Você vai precisar de um passaporte para entrar no Reino Unido, contudo você não precisa mostrar seu passaporte na fronteira do País de Gales com a Inglaterra (até porque ela não existe quando você passa de carro, por exemplo). Se você mora fora do Reino Unido, vai precisar de um visto do Reino Unido para visitar e morar no país britânico. O visto de turismo é concedido no momento da imigração, com várias perguntas sobre o tempo de permanência no país. Para saber mais sobre isso, visite o site de Vistos e Imigração do Governo do Reino Unido. Encontre também informações detalhadas no portal Wales.com.
*Ganhe uma transferência internacional sem taxas com o nosso código promocional da Wise.
*Seguro de viagem internacional com os melhores preços através do Seguros Promo.
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify e em diversas plataformas de streaming: