Nova linha de trem em Portugal vai ligar Lisboa e Porto em apenas 1h15 e as obras iniciam em 2021.
A obra está orçada em 4,5 bilhões de euros e o montante será utilizado para a construção da nova linha de trem em Portugal. Os trens irão operar em alta velocidade e ligarão as cidades de Lisboa ao Porto em apenas 1h15. O Governo de Portugal vai apresentar o Programa Nacional de Investimentos 2030 hoje, 22 de outubro de 2020 e, a obra está contemplada no projeto.
Programa Nacional de Investimentos 2030
A nova linha de trem de alta velocidade ligando as cidades de Lisboa e Porto é a obra com maior investimento previsto no Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI 2030). Dessa maneira, após concluída, a viagem que hoje dura três horas será encurtada e o percurso vencido em apenas uma hora e 15 minutos.
Leia também: Turismo rural em Portugal: como se hospedar nas casinhas do Hobbit.
Nova linha de trem em Portugal: custo da obra e fases da construção
O custo da obra está estimado em 4,5 bilhões de euros (aproximadamente R$ 30 bilhões de reais), o traçado já está estabelecido e a construção deve levar nove anos (de 2021 até 2030). Contudo, a já existente linha do Norte faz parte do projeto desenhado pela RAVE (Rede Ferroviária de Alta Velocidade), porém será necessário construir túneis e viadutos, principalmente na chegada à Lisboa.
Além disso, a construção será feita em fases distintas. Inicialmente o trecho entre Gaia e Soure será construído para, somente depois, fazer a ligação Leiria-Marinha Grande e posteriormente à Lisboa. Os trens de alta velocidade deverão utilizar a nova linha tão logo as obras sejam concluídas.
Entretanto, somente numa segunda fase das obras e que ainda não tem data para iniciar é que os trens poderão atingir 300 quilômetros por hora. Com esta velocidade, a viagem completa de Lisboa até o Porto poderá ser feita em apenas 75 minutos.
Veja mais: Portugal constrói a maior ponte suspensa do mundo.
Linha de alta velocidade entre a cidade do Porto (Portugal) e Vigo (Espanha) com passagem em Braga
Ainda dentro do PNI 2030, estão contempladas obras que possibilitarão a construção e melhoria de uma linha de trem de alta velocidade que fará a ligação entre as cidades do Porto (Portugal) e Vigo (Espanha). Com um investimento de 900 milhões de euros, a construção também será anunciada pelo Governo de Portugal hoje.
O governo português quer criar a nova linha de trens de alta velocidade entre as duas cidades europeias com a intenção de reforçar os laços políticos, a coesão dos territórios e ajudar a fomentar e aumentar competitividade econômica.
Além disso, a linha de trens de alta velocidade entre Porto e Vigo terá passagem em Braga e o trajeto cumprido em pouco mais de uma hora.
Podcast Partiu Morar Fora
Ouça também o nosso Podcast Partiu Morar Fora com dicas de viagem e também para morar no exterior: