Você já teve malas quebradas na viagem? Então descubra o ranking com as companhias aéreas com maior probabilidade de danificar a sua bagagem!
Viajar é bom, mas nem sempre as coisas saem como o esperado. Principalmente quando a nossa bagagem ser ou temos malas quebradas na viagem. Porém, uma empresa do Reino Unido publicou um ranking que mostra as companhias aéreas com maior probabilidade de danificar a sua bagagem. Aproveite para ler e ver também o que fazer caso a sua companhia aérea tenha danificado a sua mala.
Malas quebradas na viagem
A Trifibre, uma empresa britânica especializada na fabricação e venda de cases rígidos, malas e maletas, fez uma pesquisa que revelou que é mais provável que você tenha sua bagagem danificada ao voar com a Ryanair do que qualquer outra companhia aérea, de acordo com dados da Autoridade de Aviação Civil (Civil Aviation Authority — CAA). Das 823 reclamações por bagagem danificada apresentadas às companhias aéreas entre 2015 e 2020, mais de uma em cada dez foram feitas à Ryanair.
Interessante que a Trifibre também investigou reclamações de bagagem danificada em voos que ocorreram durante um período de seis anos usando uma solicitação de Liberdade de Informação para acessar dados do regulador de aviação do Reino Unido, que investiga reclamações que companhias aéreas individuais não conseguem resolver. Importante ressaltar que os dados e informações foram feitas com as companhias aéreas que atuam no Reino Unido.
Leia também: conheça as companhias aéreas mais flexíveis na Europa.
Dados sobre bagagens danificadas
Os dados, que abrangem as companhias aéreas que servem o Reino Unido, destacaram 108 reclamações de bagagem danificada enviadas à Ryanair – 13% das reclamações gerais e mais que o dobro de qualquer outra companhia aérea.
A Emirates ficou em segundo lugar, depois de receber 47 reclamações por bagagem danificada durante o mesmo período – 6% do total de reclamações – enquanto a Alitalia ficou em terceiro lugar com 40 reclamações por bagagem danificada – 5% do total de reclamações.
Chris Cox, diretor administrativo da Trifibre, disse: “Os resultados fornecem aos passageiros o conhecimento interno de que precisam para tomar decisões informadas sobre a transportadora com a qual escolhem viajar e os aeroportos que utilizam. Sempre que possível, recomendamos levar itens como bagagem de mão para serem armazenados nos compartimentos superiores ou sob os assentos, pois isso reduz as chances de sua bagagem ser quebrada”.
Além disso, Cox falou ainda que “isso é mais fácil para itens como câmeras e laptops, mas para itens grandes ou volumosos que não são adequados para bagagem de mão, como instrumentos e equipamentos esportivos, realmente vale a pena fazer seu trabalho de preparação.
Conheça seus direitos caso algo dê errado, garanta que seu seguro de viagem cubra qualquer dano à sua bagagem e invista em uma capa protetora que realmente fará o trabalho que você precisa”.
Trem de alta velocidade na Europa: fusão de empresas vai facilitar viagens.
Malas quebradas na viagem: o que fazer?
No caso de sua bagagem ser danificada, quais são suas chances de que a sua reclamação seja bem-sucedida? Menos da metade. Apenas 46% das reclamações (380) das 823 apresentadas foram deferidas em favor do passageiro, 12% (101) foram deferidas em favor da companhia aérea e 0,5% (4) ainda estão em andamento.
Em quase metade de todos os casos, 41% (338), ou nenhuma resposta foi recebida da companhia aérea ou do aeroporto, a reclamação não foi aceita ou o caso foi marcado como resolução alternativa de disputa.
Embora as reclamações por bagagem danificada fossem mais prováveis de serem apresentadas após um voo da Ryanair, também foi revelado ser a companhia aérea com mais reclamações por bagagem danificada confirmada pela CAA em favor do passageiro. Porém, não espere uma resolução rápida, em média, uma reclamação de bagagem danificada que é deferida leva 154 dias para ser concluída.
A companhia aérea que foi mais rápida na resolução das reclamações foi a Stobart Air em 27 dias, enquanto a United Airlines foi considerada a mais lenta na resolução das reclamações, levando em média 418 dias para a conclusão das reclamações. A companhia aérea que levou mais tempo para chegar a um acordo foi a Ryanair, com impressionantes 868 dias.
Veja também: lugares mais incríveis da Europa para visitar de trem em 2022.
Os piores aeroportos para bagagem danificada
O Aeroporto London Heathrow lidera a tabela como o aeroporto onde sua bagagem é mais provável de ser danificada. Aqueles que partem e chegam no aeroporto de Heathrow são mais propensos a encontrar sua bagagem danificada na chegada ao seu destino.
Mais de um em cada dez – 13% – dos 823 casos de bagagem danificada entre 2015 e 2020 estavam relacionados a voos com partida de Heathrow, enquanto 16% estavam relacionados a voos com chegada em Heathrow.
Como o aeroporto mais movimentado do Reino Unido, Heathrow recebeu 22.109.550 passageiros em 2020, segundo dados da CAA. Embora tenha sido uma queda de 72,7% no número de passageiros em relação a 2019, ainda assim transportou mais que o dobro do número de passageiros de Gatwick, que movimentou 10.171.867 passageiros.
Você viu? Companhia aérea low cost norueguesa começa a voar em Portugal.
Como proteger e não ter malas quebradas na viagem
Como fornecedor especializado de cases rígidos, a Trifibre examinou os dados para fornecer aos clientes as informações adicionais de que precisam ao decidir em quais companhias aéreas confiar sua bagagem de porão.
Os insights são particularmente úteis para quem viaja com equipamentos caros, como instrumentos musicais, câmeras, laptops e equipamentos esportivos, e deseja tomar precauções para limitar as chances de seu kit sofrer danos durante o manuseio e o transporte.
Chris Cox, diretor administrativo da Trifibre, comenta: “Como passageiros, estamos assumindo um risco toda vez que despachamos a bagagem no porão, portanto, esta análise fornece informações valiosas para quem viaja com bagagem frágil. Queremos que os passageiros sejam totalmente informados antes de decidir em quais companhias aéreas confiar sua preciosa carga, mas também os incentivamos a tomar medidas para reduzir as chances de a bagagem ser danificada na rota. Não é apenas a caixa externa que faz o trabalho duro, no entanto, os interiores de espuma de corte preciso fornecem suporte e proteção máximos para suportar as jornadas mais difíceis”.
As principais dicas para evitar danos nas malas de incluem:
- Sempre que possível, leve o item na bagagem de mão;
- Obtenha uma ‘declaração especial’ da companhia aérea para qualquer bagagem com valor alto;
- Certifique-se de que seu seguro de viagem cobre sua bagagem por qualquer dano que possa ocorrer;
- Escolha opções de caixa à prova d’água para itens elétricos;
- Estojos de voo para proteção resistente e leve contra impactos;
- Inserções de espuma para proteção adicional.
Big Ben em Londres: após 4 anos ele está de volta.
Quem é responsável pela bagagem danificada?
A companhia aérea com a qual você viaja é sempre responsável por sua bagagem após o check-in, até que você a recolha na chegada ao seu destino. Se a sua bagagem for danificada durante o manuseio ou trânsito, você tem direito a reclamar uma compensação da companhia aérea. Caso uma companhia aérea danifique sua bagagem, comunique imediatamente qualquer dano para a empresa.
Quanto mais rápido você agir, maior a probabilidade de receber uma compensação ou uma resolução positiva, portanto, certifique-se de relatar qualquer dano antes de sair do aeroporto. Comunique a bagagem danificada no balcão de atendimento ao cliente da sua companhia aérea com a qual viajou. Para fazer uma reclamação, você vai precisar de um comprovante de viagem, incluindo seu cartão de embarque e recibos de bagagem.
Além disso, você também precisará estimar o custo da bagagem danificada e fornecer recibos dos itens que está solicitando. Fotografe o dano, pois isso apoiará qualquer pedido de indenização e solicite que a equipe preencha um Relatório de Irregularidade de Propriedade (PIR) e obtenha uma cópia do relatório para seus próprios registros.
Verifique o prazo da companhia aérea para enviar uma reclamação, mas envie a reclamação por escrito à companhia aérea dentro de sete dias. Por fim, exija o comprovante de postagem ao enviar sua reclamação.
Leia mais: companhia aérea britânica abandona uso de máscara a bordo.
Malas quebradas na viagem: devo reclamar por bagagem danificada?
Sim, pois a companhia aérea é responsável pela bagagem no momento do check-in e, por isso, os passageiros têm direito a reclamar uma indemnização por qualquer bagagem que tenha sido danificada entre o check-in e a recolha no destino. Se a sua bagagem tiver sido destruída ou danificada, poderá ter direito a uma indenização.
Ao viajar com bagagem valiosa que exceda esse valor, você precisará fazer uma ‘declaração especial’ à companhia aérea no momento do check-in e pagar uma taxa para garantir que esteja coberto pelo valor total em caso de danos. As taxas variam de acordo com a companhia aérea, portanto, verifique antes de viajar e certifique-se de que sua apólice de seguro de viagem oferece cobertura para qualquer dano que sua bagagem receba durante o manuseio e o trânsito.
*Veja também dicas para não ser barrado na imigração: