A Elizabeth Line, a nova linha de metrô em Londres, confirmou que vai ligar o Aeroporto de Heathrow e o centro da cidade ainda em 2022. Saiba mais!
*Matéria atualizada em 29 de agosto de 2022.
A Transport for London (TfL) inaugurou em maio a mais nova linha de metrô em Londres. A Elizabeth Line já está em funcionamento e melhorou a vida de quem utiliza o metrô na capital inglesa, porém agora a notícia é que, a partir do dia 6 de novembro de 2022, a linha passará a operar trens diretamente de Reading e do Aeroporto de Heathrow para Abbey Wood, e de Shenfield para Paddington. Saiba mais sobre a nova linha de metrô em Londres!
Nova linha de metrô em Londres
A Elizabeth Line opera atualmente como três ferrovias separadas. Porém, os serviços de Reading, Heathrow e Shenfield se conectarão aos túneis centrais da linha a partir do dia 6 de novembro de 2022. Quando a etapa final estiver concluída, os passageiros vão poder viajar diretamente de Abbey Wood para Heathrow e Reading, e de Shenfield para Heathrow. As informações foram divulgadas pela TfL, empresa que controla o metrô de Londres.
No dia 24 de maio de 2022 foi inaugurada a nova linha de metrô em Londres. Com a abertura da Elizabeth Line, nove novas estações foram adicionadas à rede. O serviço começou com 12 trens por hora (um trem a cada 5 minutos) circulando entre Paddington e Abbey Wood das 6h30 às 23h, de segunda a sábado.
Segundo a Transport for London (TfL), o trabalho continuará fora desse horário e em finais de semana para que ocorram testes e atualizações de software, o que adiantou os trabalhos e a ligação direta para Heathrow.
Big Ben em Londres: após 4 anos ele está de volta.
Como está e como vai ficar
A Elizabeth Line opera atualmente em Londres como três ferrovias separadas (leste, oeste e no centro de Londres). Sendo assim, os passageiros que utilizam a linha já viajam entre Shenfield e a seção central da rota, porém precisam trocar de trem na estação Liverpool Street National Rail. Somente em Paddington e Abbey Wood é que não são necessárias alterações.
A partir de 6 de novembro de 2022, as linhas de Reading, Heathrow e Shenfield se conectarão aos túneis centrais. Desse modo, de Reading e Heathrow, os passageiros podem viajar para o leste até Abbey Wood e vice-versa sem mudar na estação Paddington National Rai.
De Shenfield, as pessoas podem viajar para o oeste até Paddington e vice-versa sem mudar na estação Liverpool Street National Rail e, ainda de Shenfield, os passageiros que vão para Heathrow e Reading não precisarão mais caminhar até a estação Paddington National Rail para trocar de trem – em vez disso, eles podem trocar de trem na mesma plataforma nas estações da seção central (Paddington a Whitechapel).
Recuperação da economia e benefícios da nova linha de metrô em Londres
A nova linha de metrô em Londres melhorou consideravelmente as ligações de transporte na capital inglesa. Os tempos de viagem estão sendo reduzidos, a capacidade da linha está aumentando e a acessibilidade transformada com novas estações espaçosas e trens de passageiros.
É uma nova opção de viagem que também está ajudando Londres a evitar que a recuperação depois da pandemia seja apoiada somente pelo uso carros e consiga atingir toda a capital. Sem contar que criou empregos e oportunidades de negócios, pois mais 1,5 milhão de pessoas passarão pela linha para fazer uma viagem de 45 minutos dos principais centros de emprego existentes em West End, the City e Canary Wharf.
O acesso ao Wi-Fi é gratuito e já está disponível na maioria das estações da nova linha de metrô em Londres. Agora a Tfl diz que está trabalhando para disponibilizar internet sem fio no trem também dentro dos túneis. Além disso, a empresa está realizando uma série de testes e atualizações de software para preparar uma maior frequência de trens a partir de 6 de novembro de 2022.
Leia também: lugares mais incríveis da Europa para visitar de trem em 2022.
Algumas estações ainda com obras
O trabalho ainda está em andamento na estação Bond Street Elizabeth que deve ser inaugurada próxima de novembro de 2022. A estação continua a fazer um bom progresso e a equipe da Bond Street está trabalhando duro para abrir a estação para os passageiros o mais brevemente possível.
Atualizações estão sendo feitas nas estações de Ilford e Romford (incluindo acesso sem degraus através de elevadores) e a Network Rail espera que o trabalho seja concluído até o fim do verão.
Mudanças serão feitas em 14 rotas de ônibus para melhorar as conexões com as estações da Elizabeth Line no leste e sudeste de Londres, onde muitos passageiros podem utilizar ônibus para chegar e sair das estações. As alterações entraram em vigor no sábado, 14 de maio, até o sábado seguinte (21 de maio). Isso inclui a nova rota 304, que operará entre as estações Manor Park e Custom House, em 21 de maio de 2022.
Malas quebradas na viagem: as companhias aéreas que mais estragam a bagagem de seus passageiros.
Linha de metrô em Londres: uma linha do tempo até a Elizabeth Line
Desde a Segunda Guerra Mundial, muitas propostas para uma ferrovia que cortasse a capital inglesa de leste a oeste foram feitas e desenvolvidas, culminando com o primeiro esquema completo de Crossrail sendo apresentado ao Parlamento em 1991. Esse esquema não passou na fase de comitê, mas a rota salvaguardada foi usada para a seção central de um esquema revisado recomendado pela Strategic Rail Authority (SRA) London East West Study em 2000.
Uma joint venture entre a Strategic Rail Authority e a Transport for London (TfL) foi criada em 2001 para promover o projeto. A concepção do esboço, a consulta e o desenvolvimento de casos de negócios levaram a um esquema pronto para ser apresentado ao Parlamento. Então o Crossrail Hybrid Bill foi apresentado em fevereiro de 2005. O escrutínio no Parlamento restabeleceu a estação de Woolwich que havia sido abandonada durante o desenvolvimento. O Crossrail Act recebeu aprovação real em julho de 2008.
Veja mais: conheça as companhias aéreas mais flexíveis na Europa.
Um acordo de desenvolvimento entre a TfL e o Departamento de Transportes como patrocinadores conjuntos estabeleceu a Crossrail Limited e o início formal da construção da Crossrail foi marcado em Canary Wharf em 15 de maio de 2009. A fase de construção principal foi lançada em 2011.
A construção de túneis para os novos túneis ferroviários começou em maio de 2012 e foi concluída em maio de 2015. Oito máquinas de perfuração de túneis (TBM) criaram os novos túneis sob Londres com mais trabalhos em estações, túneis de plataforma, poços e portais continuando após a conclusão do túnel TBM.
A instalação de sistemas ferroviários como trilhos, energia e sinalização começou quando os túneis ficaram prontos em 2015. Os sistemas também foram instalados em estações e outras estruturas, depois testados e comissionados como um sistema geral. Em 2015 , os serviços da TfL Rail foram introduzidos da Liverpool Street para Shenfield, operados pela MTR Elizabeth Line.
A MTR é responsável pelo fornecimento de maquinistas, funcionários da estação e operadores da sala de controle e continuará trabalhando ao lado dos colegas da TfL para fornecer o serviço em toda a linha Elizabeth.
Visitar Veneza: cidade italiana vai cobrar nova taxa para turistas.
Rainha Elizabeth na Elizabeth Line de Londres
Em 2016, a Rainha Elizabeth visitou a estação de Bond Street e a linha foi renomeada e passou a se chamar Elizabeth Line. Em 2017, o primeiro dos novos trens da Elizabeth Line foi introduzido entre Liverpool Street e Shenfield. Em 2018 começaram os serviços TfL Rail entre Paddington e Heathrow (tomando o Heathrow Connect) e a introdução dos novos trens da Classe 345 entre Paddington e Hayes & Harlington. Então, em 2019, os serviços da TfL Rail começaram entre Paddington e Reading com novos trens da linha.
O comissionamento extensivo da ferrovia começou na primavera de 2021, quando a execução de testes começou e as operações de teste começaram em novembro de 2021. A Elizabeth Line foi inaugurada em 24 de maio de 2022 com serviços completos em toda a rota e sua expansão está prevista para novembro de 2022.
*Conheça também o nosso canal do Youtube e inscreva-se no canal: