Saiba tudo sobre a Irlanda, melhor época para visitar e os lugares que valem a pena conhecer durante a sua viagem.
*Texto de Amanda Corrêa e Monika Victor.
A Irlanda é um país que desperta algo nos brasileiros, a Ilha Esmeralda é atrativa tanto para visitar durante uma Eurotrip quanto para morar, trabalhar ou estudar inglês. O país europeu é um dos principais países que fala inglês na Europa e isso ajuda muito para os estrangeiros que querem morar no exterior.
Além disso, o país é um dos mais fáceis para quem vai fazer um intercâmbio no exterior. O visto não tem muita burocracia e ainda permite o trabalho de 20 horas semanais durante o ano letivo e 40 horas nas férias. Veja a seguir mais sobre a Irlanda, curiosidades, pontos turísticos e o que vale a pena visitar.
Irlanda curiosidades, tamanho e localização
A Irlanda é um país da Europa com 5 milhões de habitantes localizada no extremo oeste. O país fica em uma ilha e tem o maior território das “duas Irlandas”. A Irlanda do Sul é independente, enquanto a Irlanda do Norte pertence ao Reino Unido e tem a libra como moeda.
Já a Irlanda possui o euro como moeda e é um dos países com salário mais alto da Europa. A Ilha Esmeralda tem uma natureza incrível, mas seu tempo é bastante instável, uma hora chove, outra faz sol, depois fecha o tempo e depois pode nevar. Por estar em uma ilha, o tempo muda várias vezes ao longo do dia e o clima pode ser pior que na Inglaterra.
Em termos de chuva, a Irlanda é parecida com a Escócia e o País de Gales. Já a Irlanda do Norte e a Inglaterra tem um pouco menos de chuva (quantidade de água).
A Ilha da Irlanda tem 84.421 km² e é a segunda maior ilha da Europa (depois da Grã-Bretanha), é um país bastante desenvolvido e seu interior possui muitas cidades charmosas e muitas ovelhas, vacas e produção agrícola.
A agricultura do país é muito importante para a economia e o leite é o principal produto da Irlanda. Depois vem a carne de vaca, carne de porco e a produção de batatas. Para você ter uma ideia existem quase 140 mil fazendas na Irlanda, um número impressionante.
Como alugar carro na Europa: dicas, leis e principais regras para dirigir.
Saiba como chegar na Irlanda
Chegar na Irlanda é bastante fácil. Dublin, a capital da Irlanda, possui um Aeroporto Internacional com várias conexões de dentro da Europa e de fora do continente. Entre os principais aeroportos para viajar estão:
- Aeroporto de Dublin – Norte da cidade de Dublin
- Cork Airport – Ao sul de Cork City
- Aeroporto de Shannon – Norte da cidade de Limerick
- Knock Airport (Ireland West Airport Knock) – no Condado de Mayo
As companhias aéreas low cost da Europa viajam muito para Dublin. A Ryanair é a principal empresa do setor na Europa e é irlandesa. Com uma enorme quantidade de voos, é fácil sair da ilha e viajar para outros países europeus.
Já a distância de Dublin e Belfast (capital da Irlanda do Norte) é de apenas 2 horas (168 km). As estradas são ótimas e bem fácil de se localizar.
Voos Low Cost Europa: vantagens, desvantagens e atualizações 2022.
A Irlanda é só pubs?
Os pubs da Irlanda são sim muito famosos e populares, mas há muito mais para ver no país, principalmente a beleza dos cliffs (falésias). Atualmente existem 6.530 pubs na Irlanda e eles realmente são muito visitados pelos irlandeses que adoram beber cerveja. Mas muito mais do que um bar, os pubs são lugares que você vai para almoçar, jantar, assistir jogos de futebol, encontrar os amigos e conviver.
Melhores cidades para conhecer no país
Entre as melhores cidades para conhecer na Irlanda estão:
- Dublin
- Galway
- Cork
- Killarney
- Lismore
- Limerick
Pontos turísticos na Irlanda
A Irlanda possui muitas atrações e opções para todos os gostos, para quem gosta de fazer trilhas é o lugar ideal. Monte seu roteiro de viagem de acordo com o número de dias de férias:
Castelo de Dublin
O Castelo de Dublin (Dublin Castle) fica na capital da Irlanda e foi a sede do governo britânico na Irlanda até o ano de 1922. O castelo é do ano de 1204 e possui uma história muito importante para o país e vale a pena visitar.
Trinity College Dublin
A Trinity College Dublin é uma universidade da Irlanda muito importante e foi fundada pela Rainha Isabel da Inglaterra no ano de 1592. A Biblioteca da Trinity é uma das bibliotecas mais lindas do mundo. Ela é toda de madeira e conta com mais de 6 milhões de livros, manuscritos, jornais e muitos documentos importantes. O Book of Kells (Livro de Kells) é o mais importante de todos, conhecido como o Grande Evangeliário de São Columba feito no ano de 800 a.D por monges celtas.
The Temple Bar
O Temple Bar é um dos pubs de Dublin mais famosos. Ele fica aberto o dia todo (de manha até a noite) e conta com música ao vivo. Ele é um dos locais mais famosos de Dublin e vale a pena tomar um pint (caneca de cerveja) e ouvir uma boa música.
Phoenix Park
O Phoenix Park é um parque da cidade de Dublin e o maior parque urbano da Europa. Nele conseguimos ver os veadinhos soltos, muitas árvores, flores e muito espaço para caminhar, andar de bicicleta, correr e também fazer piqueniques. O Zoo Dublin (Zoológico de Dublin) também fica no local.
Guinness Storehouse
A Guinness é a cerveja mais famosa da Irlanda e visitar a Guinness Storehouse é uma super experiência. Além do tour, a vista panorâmica de Dublin no Gravity Bar é lindíssima e vale muito a pena. Os ingressos custam a partir de € 26 e incluem uma cerveja. O ideal é comprar pelo site antes da sua viagem.
Faça a Eurotrip da sua vida: vistos, como organizar e os melhores roteiros.
Castelo de Lismore
O Castelo de Lismore (Lismore Castle) é um castelo da cidade de mesmo nome, Lismore e fica a 3 horas de Dublin (no sul). A cidade é histórica e muito bem preservada. O castelo é belíssimo, assim como muitos outros do país, que ao todo são 3.000 castelos espalhados pelo país.
Cliffs of Moher
Os Cliffs of Moher são falésias belíssimas e um dos símbolos da Irlanda. O local é bastante conhecido e a paisagem natural é incrível. Filmes como “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e “A Princesa Prometida” foram filmados no local.
Os Cliffs mais famosos da Irlanda estão localizados a 267 quilômetros de Dublin, no outro lado da ilha, próximo da cidade de Doolin.
Trens na Europa: rotas noturnas, como funciona, curiosidades e vantagens.
Melhor época para visitar a Irlanda
A melhor época para visitar a Irlanda é no Verão, entre os meses de junho, julho, agosto e setembro (início do mês). Nesse período é possível pegar dias mais ensolarados e boas temperaturas (ainda que seja necessário levar casacos).
Já os meses que mais chovem na Irlanda são: outubro, novembro, dezembro e janeiro. O inverno começa no final de dezembro e vai até o mês de março. O inverno na Irlanda possui dias curtos e com poucas horas de sol, portanto não é o período ideal para fazer turismo na Irlanda. Prefira viajar na primavera ou verão.
*Ouça também o nosso Podcast Partiu Morar Fora:
Dicas de quantos dias ficar na Irlanda
Para conhecer bem o país o ideal é ficar pelo menos 7 dias na Irlanda. Quando nós viajamos para Irlanda, ficamos 7 dias e conhecemos Dublin, o estado de Donegal e também fomos para a Irlanda do Norte, na cidade de Belfast (sensacional).
Se você for ficar apenas em Dublin, três dias de passeio são suficientes. É bem fácil de andar na cidade e você consegue visitar quase todas as atrações a pé ou de ônibus. Programe a sua viagem para Irlanda de acordo com a época do ano e do que mais gosta de fazer, mas não esqueça de visitar pelo menos um castelo do país. Tenha uma boa viagem!
Entenda porque os brasileiros vão para a Irlanda
É fácil entender porque os brasileiros vão para a Irlanda: é um país que proporciona segurança, qualidade de vida e facilidade para viajar para outros países da Europa, além disso, as possibilidades de estudar e trabalhar no país são atrativos deste belo país.
Saiba qual é a língua que se fala na Irlanda
A língua que se fala na Irlanda é o inglês e por este motivo acaba atraindo estudantes do mundo inteiro e os brasileiros que buscam expandir o conhecimento na língua possuem bastante interesse pelos encantos da Ilha Esmeralda. A Irlanda também possui o Gaélico (Irlandês) como língua oficial, no entanto, nem todos os irlandeses sabem falar.
Economia e mercado de trabalho na Irlanda
Como funciona a economia e o mercado de trabalho na Irlanda: o padrão de vida da população demonstra muito bem os indicadores econômicos da Irlanda, um dos países mais desenvolvidos do mundo, é membro da União Europeia desde 1973 e possui o euro como moeda oficial.
A economia doméstica até o início da crise econômica mundial de 2008, concentrava-se no setor imobiliário e na indústria da construção civil, no entanto, estes setores foram afetados nos anos subsequentes.
O PIB anual de 2021 da Irlanda foi de € 426.283 milhões segundo o site Country Economy e atualmente o setor de serviços corresponde a pouco mais de 60% do seu PIB. Atividades comerciais, importação e exportação geram grande parte da economia do país, colocando-o entre as 15 principais nações que importam produtos.
A Irlanda realiza importações de medicamentos embalados, culturas médicas e vacinas. Os principais parceiros comerciais são: Reino Unido, Estados Unidos, Bélgica, Alemanha e China.
A indústria farmacêutica é a principal do país. Setores como o de bebidas, químico, computação e equipamentos médicos correspondem a 11% do PIB do país.
Já a agropecuária é responsável por 5% do PIB. Os principais produtos agrícolas produzidos na Irlanda são batata, cevada, trigo, aveia, cogumelos, leite e carne suína.
Caso tenha curiosidade ainda pode acessar o site do governo para obter mais informações sobre a Irlanda.
O mercado de trabalho na Irlanda
Para quem pretende realizar um intercâmbio na Irlanda, funciona da seguinte forma: nas primeiras 25 semanas, você realiza o curso de idiomas com a carga mínima de 15 horas semanais, com permissão para trabalhar durante 20h semanais (part-time).
Nas 8 semanas seguintes ou durante as férias em meio às aulas, o estudante pode trabalhar por até 40 horas semanais (entre os meses de Maio e Agosto e entre 15 de Dezembro e 15 de Janeiro).
O Stamp 2 é o visto de estudante da Irlanda que permite trabalhar e pode ser renovado por duas vezes (período máximo de 2 anos). Este visto pode limitar em partes as ofertas de trabalho, já que os empregadores procuram profissionais para trabalhar em tempo integral (full-time).
Por este motivo, muitos estudantes acabam trabalhando nos chamados “subempregos”, atuando em lojas, atendimento ao cliente, café, restaurantes, pubs, casas de família e também em hotéis.
Na Irlanda existem as profissões consideradas escassas, que são chamadas de critical skills e podem ser ocupadas por profissionais estrangeiros, pois não há profissionais suficientes no país para ocuparem essas vagas. Pelo fato de ser muito importante para o crescimento do país, estas ocupações são elegíveis por estrangeiros.
A lista de habilidades críticas ou “critical skills” é atualizada anualmente e pode ser editada ao longo dos meses. Para aplicar para este visto, é necessário ter uma proposta de trabalho.
A oferta de emprego na Irlanda precisa ter dois anos, no entanto pode permanecer com o empregador por 12 meses. O pedido de autorização de emprego precisa ser recebido, ao menos, 12 semanas antes da data proposta para o início do emprego e o processo de aplicação deve ser realizado pelo site do departamento de Negócios, Empresa e Inovação (DBEI).
As áreas como ciências naturais e sociais, TI, engenharia, serviços sociais, enfermagem e obstetrícia, terapia, ensino, administração, mídia, design, marketing, entre outras fazem parte da lista de critical skills. A maior empresa recrutadora do país, CPL Jobs disponibiliza no site, diversas vagas de trabalho na Irlanda que são divididas por áreas de atuação e cargos.
Saiba como conseguir emprego na Irlanda estando no Brasil
É possível encontrar boas vagas de emprego na Irlanda. No entanto, é necessário preparar-se e entender a estrutura e os locais das vagas. Se o objetivo for um emprego na Irlanda em período integral, é possível iniciar o processo de candidatura do Brasil e a vantagem é que a empresa facilitará a emissão do visto de trabalho. Para isso, o LinkedIn e o currículo precisam estar de acordo com padrões do país, de preferência já em inglês.
Entenda como funciona a área de atuação da profissão que você está pleiteando no país para garantir sucesso na contratação, grande parte desta etapa está em conhecer e respeitar as leis e a cultura Irlandesa e também os deveres e direitos trabalhistas da Irlanda.
Podemos citar a área Financeira como exemplo, onde algumas regras, taxas, leis e o próprio estilo de trabalho são diferentes do Brasil. Entender estas diferenças pode ser benéfico no momento do processo seletivo, pois o recrutador saberá que você estudou o mercado e a área de atuação que está pleiteando a vaga na Irlanda.
Aqui no site Vagas pelo Mundo publicamos sempre vagas na Irlanda e você pode acompanhar para se candidatar.
Dicas para conquistar uma vaga na Irlanda
É sempre bom fazer uma análise dos seus pontos fortes e pontos fracos para conseguir uma vaga na Irlanda. Busque profissionais reconhecidos na Irlanda, construa bons relacionamentos para conseguir referências. Isso pode ser um diferencial entre os demais candidatos no momento da contratação.
A elaboração de um ótimo currículo é essencial, pois é necessário desenvolver um Currículo Vitae (CV) dentro das exigências do país. Para isso, existem inúmeros sites e vídeos que você pode aprender a adaptar o seu CV para as vagas de interesse na Irlanda.
O currículo é a primeira impressão que o recrutador terá de você, portanto disponibilize tempo para a construção do seu CV em inglês. Deixe ele com informações importantes para a vaga que deseja com coerência e criatividade, procure por modelos de currículos disponíveis em sites de referência para te auxiliar no momento de elaboração do CV. Uma boa sugestão é o site Canva que pode auxiliar no momento da criação de uma boa estrutura do seu currículo.
Preparar-se é a base para conseguir a vaga no exterior que deseja. Investir tempo e treinar os possíveis cenários da entrevista de emprego, agrega valor não somente ao seu desempenho perante o recrutador, mas também conhecimento das diferenças culturais, uma vez que a pesquisa pode ser aprofundada nos temas mais relevantes.
Ler, procurar informações e anotar possíveis dúvidas para serem consultadas com o recrutador, são muito importantes. Treinar a entrevista com um amigo, anotar possíveis dúvidas, buscar respostas e treinar em inglês, (pois a empresa irá realizar a entrevista na língua oficial do país), serão diferenciais no momento da entrevista.
Por fim, coloque no CV e no LinkedIn as palavras-chave específicas para demonstrar o conhecimento na área desejada.
Salário mínimo na Irlanda
A Irlanda possui um dos melhores salários mínimos da Europa, segundo estatísticas da União Europeia, o país possui um salário mínimo de € 1. 775 e fica atrás de Luxemburgo somente, onde o salário mínimo é de € 2.257€ ao mês.
A Irlanda também calcula o salário por hora trabalhada e em 2022 o salário mínimo passou a ser € 10,50. Além disso, o Governo Irlandês, assegura que o trabalhador precisa receber um salário mínimo de € 30 mil euros na categoria General Skills e € 32 mil euros para Critical Skills.
Um ranking com as 10 profissões mais bem pagas da Irlanda, foi apresentada pelo Salary Explorer para o ano de 2022:
- Cirurgiões/Médicos;
- Juízes;
- Advogados;
- Gerentes bancários;
- Diretores Executivos;
- Diretores Financeiros;
- Ortodontistas;
- Professores universitários;
- Pilotos;
- Diretores de marketing.
O salário mínimo na Irlanda já é convidativo e conseguir uma vaga entre essas profissões morando na Irlanda é um sonho para muitos brasileiros. Assim como em outros países da Europa, o primeiro lugar de profissões que melhor remuneram estão os Médicos e Cirurgiões, com salários que podem chegar até € 222.000.
Em segundo e terceiro lugares estão os Juízes e Advogados que podem ganhar de € 48.700 a € 186.000 ao ano e na quarta posição estão os Gerentes Bancários com salários de € 45.800 a € 142.000 e em quinto lugar os Diretores Executivos (CEO) com salários de € 42.000 a € 133.000 ao ano.
Diretores Financeiros ocupam o sexto lugar deste ranking, recebendo salários de € 124.000. Dentistas chegam a ganhar € 120.00 ao ano, retomando o ranking com um profissional da área da saúde.
E diferente de muitos países, na Irlanda, os Professores Universitários participam do ranking com um salário de até € 106.000 por ano.
Em penúltimo lugar os Pilotos entram para a lista com salário alto na Irlanda de € 88.700 por ano. Por último, encontram-se os Diretores de Marketing com um salário chegando até € 79.800 para completar as top 10 profissões melhores remuneradas na Irlanda.
Dicas de vida noturna na Irlanda
A vida noturna na Irlanda pode parecer mais agitada do que você imagina, isso porque o habitual é jantar por volta das 20h e logo depois ir a algum pub tomar algumas cervejas. Em Dublin, por exemplo, existem inúmeras discotecas e estes lugares costumam fechar às 3h00. A idade mínima para entrada em alguns locais é de 21 anos e desde 2004 é proibido fumar em todos os locais públicos da Irlanda.
Dicas para quem deseja morar na Irlanda
Se você sonha em fazer as malas definitivamente para Irlanda, em primeiro lugar precisará se organizar para que tudo dê certo. Confira dicas imperdíveis e siga em frente rumo ao seu objetivo.
Visto para Irlanda
A Ilha Esmeralda é uma ótima escolha para quem quer estudar e trabalhar no país. No entanto, é necessário estar com tudo em dia e seguir a lei para não ser pego de surpresa e ter a entrada barrada na imigração na Irlanda.
Existem opções de vistos e você deve entrar legalizado no país. Para brasileiros, existe a possibilidade de morar legalmente no país como estudante de inglês, com curso superior ou pós-graduação e mestrado ou com visto de trabalho.
O visto é solicitado na Irlanda, assim que você entra no país. Brasileiros podem entrar sem visto e permanecer no país por 90 dias. Veja os tipos de visto concedidos após o período de 90 dias:
Visto para trabalhar na Irlanda: Stamp 1
Visto para quem possui uma proposta de trabalho de empresa estabelecida na Irlanda. A autorização é submetida ao Ministério da Justiça e da Igualdade, que emitirá ao empregador a permissão de contratar um imigrante. Este é o visto mais desejado pelos estrangeiros, no entanto, pode ser o processo mais burocrático.
A empresa precisa anunciar publicamente a vaga e comprovar que nenhum cidadão europeu está apto para ocupá-la. É preciso pagar taxas, assim como diversos outros pontos devem ser avaliados pelo governo irlandês para que o visto seja (ou não) aprovado.
As vagas mais comuns na Irlanda estão na área da Tecnologia da Informação. A cidade de Dublin é conhecida como o Vale do Silício Europeu, com muitas empresas de TI.
Visto para estudar na Irlanda: Stamp 2 A
O visto mais requisitado, tem duração de seis a oito meses e precisa ser renovado duas vezes (período total de dois anos). Com o Stamp 2 é permitido trabalhar 20 horas semanais durante o período do curso em questão e 40 horas semanais durante o período de férias (de 15 de dezembro a 15 de janeiro e de junho a setembro).
Neste caso é mandatório estar de férias escolares. Necessita apresentar carta da escola com a comprovação da matrícula. Se o estudante desobedecer a lei e trabalhar mais horas do que o permitido, corre grande risco de ser deportado.
A maioria das empresas tem seguido as regras rigidamente, pois a multa para quem descumpre as leis é elevada. O agendamento para solicitação de visto é feito online, pelo site do Ministério da Justiça e da Igualdade da Irlanda.
Documentação necessária para o visto
- Passaporte válido;
- Caso você seja estudante, a carta da escola, com a confirmação da matrícula em um curso de no mínimo 6 meses e com um mínimo de 15h de carga horária semanal; e também a Prova de que a Escola escolhida por você possui o Learner Protection.
- Comprovar ao menos € 3 mil euros (€ 500 para cada mês de estadia no país);
- Seguro de saúde internacional governamental ou privado para cobrir todo o tempo de estadia no país;
- Comprovação de residência por pelo menos uma semana, com endereço;
- A taxa cobrada pela emissão do IRP (€ 300) deve ser paga no cartão de débito ou crédito no dia agendado para emissão do visto.
Valor do aluguel na Irlanda
Para viver com segurança e tranquilidade, os gastos dependerão muito do seu estilo de vida e do local que você escolher, no entanto, existem alguns valores básicos que nos ajudam a ter noção das condições de vida nas principais cidades.
É essencial realizar uma pesquisa por regiões com melhor custo benefício. Morar em Dublin, por exemplo, pode exigir um custo mais elevado com aluguel e alimentação. Mas, a média de gastos mensais na Irlanda vai de € 700 a € 2000.
O valor do aluguel pode variar entre € 800 (aluguel de quarto) e € 2.000, dependendo da quantidade de quartos e da localização do imóvel. Já as contas básicas mensais (como luz, água, telefone e internet) ficam em média € 160 por mês. As tarifas dos transportes podem variar entre € 2 e € 4 por viagem dependendo do destino.
Saiba o que fazer para estudar na Irlanda
Pensar na modalidade de estudo, escolher uma escola ou universidade e verificar a documentação necessária são pontos fundamentais para o planejamento e organização do futuro estudante.
Ter uma boa reserva financeira também é primordial. Para estudar na Irlanda, existem duas possibilidades: fazer um intercâmbio ou ingressar no ensino superior, seja para graduação, mestrado ou doutorado. O intercâmbio mais comum na Irlanda é o estudo da língua inglesa.
Outro curso possível é um curso Business, por exemplo. Neste caso é exigido pela instituição de ensino um conhecimento prévio do inglês ao estudante. Neste caso, é mais flexível esta modalidade de estudos, pois o intercambista pode ficar de um mês até dois anos estudando e o investimento é menor quando comparado ao ensino superior.
Há a possibilidade de realizar faculdade na Irlanda. As universidades do país possuem excelente reputação, como a Trinity College que está entre as melhores universidades do mundo. No entanto, um bom ensino também demanda um alto investimento financeiro. O ensino superior na Irlanda tem um alto custo, especialmente para cidadãos não europeus.
Pelo fato da alta demanda de brasileiros para estudar na Irlanda nos últimos anos, existem acordos entre Brasil e Irlanda, onde as universidades Irlandesas passaram investir em bolsas de estudo com desconto nas anuidades e financiamentos estudantis para alunos de fora do país.
As 5 cidades mais baratas da Irlanda
Segundo o site Numbeo às 05 cidades mais baratas para se viver na Irlanda em 2022 são:
1. Leitrim
Leitrim é uma das cidades com menor custo de vida para morar na Irlanda. Observando a pesquisa do Numbeo vemos que o preço médio de um apartamento com um quarto no centro da cidade custa € 400, cerca de 72% mais barato do que o custo de vida em Dublin.
O gasto com serviços utilitários também é menor do que na capital irlandesa, os moradores da cidade pagam em média € 176,00 em despesas básicas com água, eletricidade, aquecimento e refrigeração por mês. Com uma vida cheia de atrações culturais, castelos, igrejas antigas e uma beleza natural encantadora, é possível ter um estilo de vida moderno com um custo baixo.
2. Donegal
A população de Donegal é jovem e diversificada e é um local ideal para estrangeiros que sonham viver e trabalhar na Irlanda e não podem manter um custo elevado com aluguel. As despesas mensais da cidade são 36% mais baixas que em Dublin, incluindo o aluguel. Uma pessoa paga cerca de € 170 com eletricidade, água, aquecimento e refrigeração.
O custo de locação de um quarto no centro da cidade é de € 454, diferente dos que se pagaria na locação de um imóvel parecido em Dublin. Se você possui filhos, Donegal possui uma ótima estrutura de educação, as escolas e creches são bem acessíveis na cidade e isso contribui para a diminuição nos custos familiares.
3. Cavan
Na província irlandesa de Ulster, no condado de Cavan, há mais de 70 mil habitantes. A cidade oferece baixos custos com serviços utilitários básicos e com o aluguel de imóveis.
As despesas com energia, água, refrigeração, aquecimento e aluguel de um apartamento de um quarto no centro da cidade ficam em aproximadamente € 740. Pode-se considerar um valor moderado, se considerarmos que o salário líquido mensal médio em Cavan é de € 2.230.
Mantimentos são 18% mais baixos do que em Dublin. Representando grande economia, especialmente para quem prefere fazer suas refeições em casa ao invés de em restaurantes populares na cidade.
4. Derry
Derry é famosa por sua arquitetura histórica, através dos edifícios georgianos, vitorianos e igrejas que são importantes na formação da cidade. O que atrai novos moradores na cidade é o baixo custo de vida, com € 750 mensais, é possível alugar um apartamento no centro da cidade e cobrir os custos com serviços básicos de eletricidade, água e aquecimento.
Os preços dos restaurantes também são menores do que em Dublin, em média 33%. Uma redução significativa nos seus gastos mensais, especialmente para quem aprecia comer fora frequentemente.
5. Monaghan
Monaghan possui uma paisagem exuberante e a cidade conta com muitos pubs irlandeses tradicionais onde é possível desfrutar de música ao vivo, brincadeiras e muita comida. As ruas em Monaghan são limpas, conservadas e possuem um custo de vida acessível.
As despesas com serviços básicos como água, energia, aquecimento e refrigeração de um imóvel de 82 m², uma pessoa investe cerca de € 300 por mês. O custo com alimentação é um ótimo exemplo de cidades baratas na Irlanda, pois você consegue comprar uma refeição em restaurantes baratos ou em redes de fast food com € 6.
Aumento do custo de vida na Europa
Antes de mudar de país é preciso pesquisar os valores atualizados dos aluguéis, gás, energia, água, alimentação. Com a inflação em alta na Europa, é preciso ainda mais planejamento financeiro para conseguir morar no exterior.
Leia também: Alugar apartamento em Dublin: capital é a sexta mais cara do mundo.
*Aproveite os Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:
Reserve seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.
Encontre as melhores passagens aéreas no site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.
Viaje conectado com um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.
Encontre os melhores hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as opções de hospedagem no exterior.
Para alugar um carro no exterior, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.
2 Comentários
Que bom que gostou Italo!!! Um grande abraço!!! Amanda
A Irlanda parece um sonho mesmo… Essas dicas das cidades de menor custo de vida são de ouro! Amei!