Os brasileiros que querem entrar nos EUA poderão agora acessar o programa Global Entry que facilita o ingresso imigratório. Saiba mais!
O governo brasileiro anunciou que aderiu ao programa Global Entry que facilita entrada de cidadãos brasileiros nos Estados Unidos. Desse modo, os brasileiros podem, desde o dia 7 de fevereiro de 2022, se inscrever e evitar filas na alfândega americana. A inclusão do Brasil no programa, de acordo com o governo, ajudará na promoção e em uma maior integração entre as economias do Brasil e dos Estados Unidos.
Entrar nos EUA: Brasil agora faz parte do Global Entry
Em um comunicado de imprensa do governo do Brasil lê-se que: “O Governo brasileiro tem a satisfação de anunciar que cidadãos brasileiros interessados em se candidatar a ingressar no programa Global Entry poderão fazê-lo a partir de hoje (07/02). A inscrição deverá ser feita na plataforma do programa […]. O Global Entry funciona sob responsabilidade da Autoridade de Proteção de Fronteira e Alfândega dos EUA (CBP, na sigla em inglês). Trata-se de mecanismo que concede trâmite imigratório simplificado para viajantes pré-aprovados”.
A nota informa ainda que “a implementação do programa para cidadãos brasileiros, que se efetuou sob a coordenação da Casa Civil, contou com o envolvimento do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério da Economia, da Receita Federal e da Polícia Federal, por meio da Diretoria Executiva e da Diretoria de Tecnologia da Informação e Inovação”.
Para finalizar diz que “o ingresso do país no programa Global Entry se enquadra em esforço por promover maior integração entre as economias do Brasil e dos Estados Unidos. A facilitação de viagens em ambos os sentidos é considerada medida eficaz de fomento não apenas do turismo, mas também dos negócios e dos investimentos”.
Leia também: melhores empregos nos Estados Unidos em 2021.
Sobre o Global Entry
O Global Entry é um programa de Alfândega e Proteção de Fronteiras (Customs and Border Protection — CBP) dos EUA que permite liberação acelerada para viajantes pré-aprovados e de baixo risco na chegada aos Estados Unidos. Os membros entram nos Estados Unidos por meio de quiosques automáticos em aeroportos selecionados.
Nos aeroportos, os membros do programa se dirigem aos quiosques da Global Entry, apresentam seu passaporte legível por máquina ou cartão de residente permanente dos EUA, colocam suas impressões digitais no scanner para verificação de impressões digitais e preenchem uma declaração alfandegária. O quiosque emite ao viajante um recibo de transação e direciona o viajante para a retirada da bagagem e a saída.
Segundo o site do governo americano, os viajantes devem ser pré-aprovados para o programa Global Entry. Todos os candidatos passam por uma rigorosa verificação de antecedentes e entrevista pessoal antes da inscrição. Embora o objetivo do Global Entry seja acelerar os viajantes durante o processo, os membros ainda podem ser selecionados para exames adicionais ao entrar nos Estados Unidos.
Veja também: 10 empregos remotos nos Estados Unidos com mais oportunidades.
Entrar nos EUA: como se inscrever para o Global Entry
Se você quiser se inscrever para o Global Entry, antes é necessário verificar se você pode. Para fazer isso, você precisará criar uma conta no Trusted Traveler Programs (TTP). Independentemente da sua idade, você deve ter sua própria conta TTP. Depois, deve fazer o login na sua conta TTP e completar com as informações solicitadas.
Importante: será cobrada uma taxa não reembolsável de US$ 100 dólares em cada inscrição concluída.
Depois de completar a sua inscrição e pagar a taxa, o CBP (Customs and Border Protection) analisará sua inscrição. Se sua inscrição for aprovada condicionalmente, sua conta TTP o instruirá a agendar uma entrevista em um Global Entry Enrollment Center. Cada candidato deve agendar uma entrevista separada.
Para a entrevista você precisará levar seu(s) passaporte(s) válido(s) e outra forma de identificação (CNH ou RG). Se você é um residente permanente legal nos Estados Unidos, deve apresentar seu cartão de residente permanente legível por máquina.
Leia também: Viagem internacional com animais: Azul começa a aceitar pets.
*Antes de viajar para o exterior, veja como passar na imigração nos aeroportos internacionais: