Descubra tudo sobre o Espaço Schengen, quais países fazem parte e quais países tem o euro como moeda.
A ideia de uma Europa sem fronteiras resultou no esforço pela criação e implantação do Espaço Schengen. Com certeza o projeto de suprimir fronteiras foi um dos mais difíceis desde a implantação da União Europeia.
Conhecendo o Espaço Schengen
O Espaço Schengen é resultado do árduo trabalho de líderes europeus que imaginaram a Europa um espaço totalmente sem fronteiras. Confira abaixo todos detalhes do Espaço Schengen:
História do Espaço Schengen
A história do Espaço Schengen remonta ao ano de 1985 quando cinco Estados‑Membros da União Europeia (França, Alemanha, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo) decidiram retirar todos os controles de suas fronteiras internas.
Vale ressaltar que no caso da Bélgica, dos Países Baixos e de Luxemburgo já existia um acordo de livre circulação de pessoas desde 1960, pois os países são os fundadores do bloco econômico Benelux.
Ainda que o Espaço Schengen tenha nascido em 1985, ele cresceu e continua crescendo englobando quase todos os países participantes da União Europeia e alguns países associados ao bloco.
Checklist viagem: uma lista completa para te ajudar.
Quais países fazem parte do Espaço Schengen
São 26 países que fazem parte do Espaço Schengen, confira a lista abaixo:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- República Tcheca
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Países Baixos
- Polônia
- Portugal
- Suécia
- Suíça
Importante dizer que atualmente são 27 países que fazem parte da União Europeia, pois o Reino Unido saiu do bloco em janeiro de 2020. Porém na lista dos que participam do Espaço Schengen (26 países) alguns não fazem parte da União Europeia.
Morar na Suíça: as melhores cidades e opções de visto.
É necessário visto para o Espaço Schengen?
Os turistas brasileiros podem viajar para o Espaço Schengen por até 90 dias sem a necessidade de visto.
Quando um país adere ao Espaço Schengen, automaticamente ele passa a não mais efetuar controles nas suas fronteiras internas (ou seja, nas fronteiras entre dois Estados Schengen).
Além disso, os países aderentes ao Espaço Schengen efetuam os chamados controles harmonizados onde levam em consideração alguns critérios pré-estabelecidos para controlar suas fronteiras externas (ou seja, nas fronteiras entre um Estado Schengen e um Estado não Schengen).
Com tais regras em vigor, sejam os cidadãos da União Europeia (UE) como os nacionais de países terceiros podem viajar livremente dentro do Espaço Schengen, só sendo controlados caso atravessem as suas fronteiras externas.
Roteiro de viagem Inglaterra, as melhores cidades para visitar.
A Bulgária, a Croácia, o Chipre, a Irlanda e a Romênia participam da União Europeia, porém não fazem, ou ainda não fazem, parte do Espaço Schengen.
Portanto, isso significa que se um voo for proveniente de um desses Estados com destino a um Estado Schengen, ele será considerado um voo externo e está sujeito aos devidos controles de fronteira.
Entretanto, os cidadãos da União Europeia têm o direito de livre circulação quando viajam na União, independentemente de o país fazer ou não parte de Schengen, ou seja, quando chegam a um Estado da União Europeia não pertencente ao Espaço Schengen, os cidadãos da União Europeia, em princípio, só são sujeitos a controles mínimos para a verificação da sua identidade, com base nos documentos de viagem (passaporte ou bilhete de identidade).
Viagem dos sonhos? Saiba como se hospedar em uma livraria em Paris.
Qual o objetivo do Acordo de Schengen?
A Europa, historicamente, passou por conflitos grandiosos e sangrentos (1ª e 2ª Guerras Mundiais por exemplo) e o Espaço Schengen surge então como um bálsamo para amenizar tais traumas.
É a ideia de que as fronteiras, que antes serviram como motivo para um enorme derramamento de sangue, atualmente existam somente nos mapas.
Além disso, o Espaço Schengen proporciona que mais de 1,2 bilhões de viagens sejam feitas dentro do espaço e isso contribui economicamente para o bloco.
Portanto, representantes da União Europeia e do Espaço Schengen acreditam que a concretização de Schengen é popular entre os cidadãos europeus e bem‑sucedida, assim como conta com uma importância para a vida quotidiana e dos países europeus.
Criar o Espaço Schengen permitiu a livre circulação de pessoas e tornou a Europa menor, além de ter contribuído para a união do bloco. Os cidadãos europeus podem usufruir deste direito e viajar somente com o passaporte ou bilhete de identidade sem a necessidade de um visto de permanência.
Saiba como atravessar o Eurotúnel de carro.
Quais as facilidades para os turistas e europeus dentro do Espaço Schengen?
Para os cidadãos europeus as facilidades do Espaço Schengen são muitas, por exemplo se um cidadão de Portugal quiser visitar a Noruega (que não faz parte da União Europeia, mas participa do Espaço Schengen), ele será submetido as regras da livre circulação
No caso dos cidadãos de fora da União Europeia, o Espaço Schengen também ajuda. Se um estudante brasileiro, por exemplo, quiser estudar em Portugal ele solicitará o visto de estudo ainda no Brasil e, depois de atribuído, se mudará para o país europeu para estudar.
Depois de terminar o curso ou mesmo durante suas férias, ele poderá entrar e circular no Espaço Schengen durante, no máximo, 90 dias, desde que preencha certas condições de entrada.
O primeiro passo é ter um passaporte válido. Depois, deverá ser capaz de demonstrar o objetivo da viagem e que dispõe dos meios de subsistência necessários para viver na Europa durante a duração prevista da sua estada.
Além disso, deverá mostrar que já possui bilhete de regresso (ou que tem dinheiro suficiente para o comprar). Sendo um cidadão brasileiro está isento da obrigação de visto (Schengen) de curta duração, pois já possui o de Portugal.
Transportes públicos grátis: Luxemburgo disse sim.
Quais os países da zona do euro?
Todos os 27 países que fazem parte da União Europeia fazem parte da União Econômica e Monetária (UEM), porém só 19 países substituíram as suas moedas nacionais pelo euro, moeda única.
Os 19 países que fizeram isso formam, dessa maneira, a Zona do Euro ou Área do Euro, são eles:
- Áustria
- Bélgica
- Chipre
- Estônia
- Finlândia
- França
- Alemanha
- Grécia
- Irlanda
- Itália
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Países Baixos
- Portugal
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
Vale ressaltar que o Reino Unido, mesmo tendo participado durante décadas da União Europeia (de 1973 até 2020), jamais aderiu ao Euro e manteve sua moeda, a libra, como moeda do país.
Dos países que fazem parte da União Europeia, porém não participam da Zona Euro estão a Bulgária, a Croácia, a República Tcheca, a Hungria, a Polônia, a Romênia, a Suécia e a Dinamarca.
Quais os melhores países para visitar na Europa?
Visitar a Europa e usufruir do Espaço Schengen vale muito a pena. Todos os países da Europa são excelentes destinos para um turista curioso e disposto a mergulhar na história da humanidade.
Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Países Baixos, Áustria, Suíça, Reino Unido, Irlanda e os países de Leste são, com toda a certeza, destinos importantes e únicos, pois conservam suas características e cultura.
Viajar pela Europa ajuda a compreender o passado, mas também a ver povos tão diferentes conseguem conviver em harmonia numa espaço tão unido e fragmentado ao mesmo tempo.
Também pode te interessar: 10 dicas infalíveis para economizar em uma viagem.
Ebook do Livro Morar Fora: sentimentos de quem decidiu partir, compre já o seu.
*Dicas para economizar e Cupons Vagas pelo Mundo:
Para reservar seu seguro de viagem com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar seguradoras e escolher a melhor cobertura.
Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.
Compre um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.
Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.
Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.