Confira dicas fundamentais para mudar de país e planejar sua mudança.
Morar no exterior tem sido o sonho de muitos brasileiros. A busca por uma vida melhor é uma constante e infelizmente os dias têm estado difíceis no nosso país. Quem deseja morar fora fica sempre com muitas dúvidas e não sabe por onde começar, por isso, vamos te dar dicas práticas de quem já mora no exterior e já passou por todas essas incertezas e dúvidas. Vamos lá?
Quero morar fora: por onde devo começar?
1) Planejamento para mudar de país
A primeira etapa de qualquer sonho ou meta é definir um planejamento. Sente, pesquise, verifique quais as opções que você tem para morar no exterior: estudo, trabalho, voluntariado, investimento, curtir a aposentadoria, etc.
Uma mudança tão grande de vida precisa de tempo para acontecer, não adianta querer se mudar em um mês. O ideal é que você faça tudo com calma, com alguns bons meses de antecedência, que pesquise sobre o visto para no país de destino e planeje cada etapa.
5 dicas para conseguir um emprego no exterior
2) Juntando dinheiro para morar fora
Uma parte fundamental para quem pretende morar no exterior é ter dinheiro guardado. Você precisará de dinheiro para as seguintes despesas:
- Passaporte;
- Cópias autenticadas ou apostiladas;
- Visto no Consulado;
- Passagem aérea;
- Seguro de saúde de viagem;
- Primeiros meses de aluguel;
- Alimentação | Gastos com mercado no novo país;
- Transporte no novo país;
- Gastos com documentos no novo país.
Cada país terá custos diferentes, por isso, pesquise o custo do visto, o custo de vida no novo lugar e quanto você precisará para se mudar. Muitas pessoas realizam a mudança apenas com as malas permitidas pela companhia aérea, já outras preferem levar a mudança (ou itens essenciais) através de transportadoras, aluguel de containers ou então pagando bagagens extras. Tudo depende de quanto você quer gastar e quanto é apegado a suas coisas. Tente levar apenas o fundamental e desapegar.
Descubra também se você tem o perfil para morar fora
livro “Morar Fora: sentimentos de quem decidiu partir”
3) Documentação
Como qualquer grande mudança, morar fora exige paciência e calma para aguentar a burocracia. Você deve sempre pensar: se eu fosse um país, eu gostaria de me receber? Eu serei bem-vinda/o no país? Vou agregar com o crescimento do país? Meu perfil é interessante?
Os países não têm dinheiro para bancar cidadãos estrangeiros, por isso, você precisa ter dinheiro para se manter no país e um motivo concreto para estar lá. Ao solicitar o visto no Consulado do país que pretende morar (ainda no Brasil) precisa estar atento a toda documentação solicitada e conferir item por item.
Para realizar o sonho de morar no exterior é preciso que você reúna todos seus documentos e que estes estejam atualizados (com fotos recentes):
- RG;
- Passaporte novo (ou com uma validade longa – superior a 6 meses);
- Carteira de motorista – se tiver (com validade superior a 6 meses);
- Diplomas acadêmicos;
- Certificados de cursos;
- Carteira de vacinação (com as vacinas em dia);
- Check-up médico;
Reúna toda sua documentação em uma pasta e mantenha sempre organizada. Verifique se o país que vai morar exige cópias autenticadas de tudo ou então o Apostilamento de Haia (feito em Cartórios).
Veja também: como morar no exterior sem dinheiro
Dicas para mudar de país
Durante esse planejamento de escolha do país, documentação, visto, e motivo para morar fora, pesquise sobre sua área de atuação, como estão os postos de trabalho no país, se a nação é receptiva a novos moradores, etc. Esteja preparado para enfrentar o novo, leia bastante sobre o país, pesquise informações e dados nos sites oficiais do governo.
O novo é sempre uma surpresa, então lembre-se de manter a calma, chegar de peito aberto e disposto a se adaptar a essa nova cultura. Procure fazer amigos locais no seu novo país, coma a comida típica, se adapte aos horários das refeições, seja simpático, fale o idioma (evite o português) e lembre-se que tudo pode dar certo, só depende de você!
2 Comentários
Oi Amanda o meu sonho é morar e trabalhar em Portugal.No momento,estou cursando o quinto semestre de Licenciatura em Matemática.Por isso já estou fazendo pesquisa nessa área,e gostaria de saber como posso conseguir emprego público ou privado como professor.Obrigado pela atenção!
Oi Amanda, meu sonho é morar em Portugal, sou modelista em Santa Catarina, poderias me ajudar de alguma forma a encontrar uma empresa do ramo têxtil que esteja disposta e interessada a contratar uma modelista Brasileira com grande experiencia na função. Obrigada pela atenção.