Nova startup brasileira tem o objetivo ajudar na adaptação de brasileiros no exterior, fazer negócios e amigos. Conheça as oportunidades em Dublin e as possibilidades de trabalho na Irlanda!
*Texto de José Schmidt e Amanda Corrêa.
Morar ou estudar em um país no exterior já é uma grande aventura por si só, além de enfrentar vários desafios, nem sempre é fácil encontrar oportunidades de emprego e amigos brasileiros. E você, que mora ou pensa em morar em Dublin, é fundamental conhecer as opções que a cidade tem a oferecer, tanto de trabalho quanto de locais para lazer. E Dublin pode oferecer vários destinos com um gostinho brasileiro para matar a saudade de casa, confira as oportunidades em Dublin e como é a vida dos brasileiros na Irlanda.
Dublin: economia e mercado de trabalho
Com uma das maiores expansões do PIB em 2022, a Irlanda conseguiu destoar, de forma positiva, do restante dos países da zona do euro durante a época da pandemia.
Mesmo que em 2008 o país tenha sofrido com a crise econômica mundial, o trajeto de crescimento, que acontece desde 2017, tende a continuar, juntamente com o aumento do número de estrangeiros que complementam a mão de obra no país.
Somente com oportunidades em empresas multinacionais, a taxa de emprego na cidade de Dublin aumentou quase 5% durante o primeiro ano da pandemia. E, associado com a escassez de mão de obra, o Governo Irlandês disponibiliza a Lista de Ocupações de Habilidades Críticas que mostra os empregos para os quais há escassez de qualificações, experiência ou habilidades necessárias para o bom funcionamento da economia, que vão desde engenharia até áreas da tecnologia, por exemplo.
Além disso, as áreas especificadas na lista podem receber ajuda do governo em associação com as empresas para auxílio nos gastos dos profissionais e até mesmo emissão do visto de trabalho (Stamp 1).
Descubra os melhores países para imigrar.
Vagas para brasileiros em Dublin
A capital Irlandesa é um grande polo de empresas tecnológicas na Europa, e existem vagas para brasileiros em Dublin, que podem seguir as linhas do mercado, o nível de inglês e o tipo de visto disponível.
E não somente empresas irlandesas buscam mão de obra na cidade. Companhias estrangeiras também possuem vagas disponíveis, muitas empresas multinacionais brasileiras também oferecem vagas na cidade.
Entre as principais empresas que contratam na Irlanda e têm oportunidades em Dublin estão a EY, PwC Ireland, Morgan McKinley, Accenture, Marks and Spencer, Tio Tok, Cpl, e-Frontiers, entre outras. Buscar oportunidades em Dublin nas grandes empresas pode ser ótimo se você já domina o inglês e já trabalhou em uma grande empresa no Brasil.
Currículo europeu: aprenda a fazer o seu, vantagens e dicas.
Oportunidades em Dublin: Vagas de emprego na Irlanda
A maioria das vagas para brasileiros em Dublin, para quem chega na cidade e ainda está no início do aprendizado em inglês, são opções mais relacionadas a limpeza de locais, trabalho com alimentos e bebidas, barman em pubs, por não estarem muito relacionadas à comunicação direta com o público.
Conforme o imigrante consegue avançar no nível de inglês, é possível encontrar vagas que envolvem mais comunicação, como vendedores, atendimento ao cliente, vagas de TI, Marketing, cuidadores de crianças, por exemplo. Além disso, conseguir trabalhar em lojas na Irlanda é uma ótima oportunidade para estimular o estudo e comunicação na língua inglesa.
Lembrando que durante a validade do visto de estudante na Irlanda, o brasileiro pode trabalhar na Irlanda por 20 horas semanais (ganhando cerca de € 840 por mês).
Mas as oportunidades em Dublin são grande e é possível trabalhar legalmente na Irlanda por 40 horas semanais nos meses de junho a setembro e de 15 de dezembro a 15 de janeiro, no período de férias das aulas. Conseguindo aumentar seu salário na Irlanda.
Vagas na Irlanda na BJSS: Multinacional com Empregos na Europa.
Vaga de estágio em Dublin
Já os estágios em Dublin vão exigir mais domínio do inglês e uma experiência de Trabalho não Remunerada, sendo diferente do intercâmbio que permite o trabalho de forma remunerada em Dublin.
É um programa mais direcionado aos estudantes que visam uma experiência internacional na profissão com um diferencial no currículo e oportunidades de crescimento profissional.
O programa começa com um curso de inglês que gira em torno de 4 semanas, e após isso o estagiário pode iniciar os serviços que podem durar de 4 semanas a 6 meses, e tudo pode variar de acordo com a área a ser trabalhada.
As oportunidades giram em torno de áreas mais administrativas, seguindo desde turismo, com hotéis, por exemplo, até marketing, tecnologia, vendas, etc.
Lembrando que as escolas têm um período para encontrar as vagas, e o estudante deve ter 18 anos, no mínimo, um currículo em inglês e uma carta de apresentação de inglês (Cover Letter). Além de realizar um teste de proficiência de inglês para ser aceito, com nível intermediário ao avançado.
Vagas na Abbott na Irlanda: 1.000 empregos no país europeu.
Startup Cafezinho: conectando brasileiros no exterior
A nova empresa brasileira Cafezinho promete revolucionar a integração entre brasileiros no exterior e ajudar a solucionar problemas de adaptação e rede de relacionamentos.
O aplicativo permite a conexão entre usuários brasileiros no exterior para criação de comunidade, conexão, trabalho e ajuda. E a ideia é que a troca com outras pessoas seja mútua, respeitosa e benéfica para ambos!
Dessa forma, o início do projeto está acontecendo com os moradores brasileiros de Dublin. Porém, será expandido para todos os brasileiros que moram fora do Brasil, pois a intenção é atingir o maior número possível de pessoas, e criar uma comunidade de relacionamento, trabalho e ajuda exclusiva!
E lembrando que a segurança dos dados é garantida de acordo com a LGPD de 2019.
App Cafezinho: comunidade para encontros em Dublin
Agora vem a melhor parte! O aplicativo Cafezinho deixa que você utilize ferramentas e filtros para que seja possível encontrar o “match” que mais se adequa aos seus interesses. Assim, fica muito mais fácil para que encontros e conversas sejam mais agradáveis e do seu jeito!
Dessa forma, a vivência em outro país fica bem melhor, e o Cafezinho veio para dar esse gostinho de lar para você!
No aplicativo existem várias funcionalidades, além da possibilidade do upgrade ao premium, dentre eles:
Conversa recíproca
Conversa apenas com interesse mútuo. Quem inicia uma conversa pode enviar apenas três mensagens e, somente se a outra parte responder, ela pode seguir conversando. Recurso feito para proteger você, membro do Cafezinho.
Interesse
Saiba quem tem interesse em você. No Menu “Conexões” você pode ver quem curtiu seu perfil. Não se preocupe, você é notificado quando isso acontece.
Alterar a localização
Voe ao redor do mundo! O recurso de pesquisa permite que você busque pessoas em qualquer país. Está indo viajar de Portugal à Espanha? Em poucos segundos, visualize os brasileiros que estão na Espanha. Explore as possibilidades…
Adicionais para quem é Premium:
- Saiba quem viu seu perfil;
- Seja colocado em destaque;
- Faça buscas avançadas de perfis;
- Experimente encontros de valor.
O Aplicativo está disponível tanto para Android quanto para iOS, e saiba que você também terá a oportunidade de contribuir com o melhoramento e a criação de novos recursos no App, pois a equipe abriu possibilidades aos usuários para sugestões dentro do próprio app pelos meios de comunicação.
E no momento está ativa uma campanha de indicações que permite receber até R$ 1000 indicando brasileiros que estão em Dublin, por meio de um link exclusivo pessoal. Essa é uma ótima oportunidade para conhecer o Cafezinho e já ganhar uma renda extra! Confira os termos e condições da campanha no Aplicativo.
Comunidade brasileira em Dublin, Irlanda: principais dificuldades
Seja para trabalho ou estudos, os brasileiros cada vez mais têm buscado fora do país, opções com maior possibilidade de desenvolvimento e realização dos seus sonhos e objetivos. Isso é reflexo das oportunidades que cenários externos podem oferecer diferentemente do Brasil. E morar em Dublin é um dos cenários cada vez mais pesquisados e desejados pelos brasileiros.
Além do aumento significativo do número de brasileiros no país, retratado em cerca de 500% pela Embaixada do Brasil em Dublin, uma pesquisa feita pelos desenvolvedores do aplicativo “Cafezinho”, que busca facilitar a conexão entre os brasileiros, demonstra a real necessidade de encontro entre essas pessoas.
Pelo menos 83,3% dos indivíduos entrevistados procuraram por grupos de brasileiros que se encontravam no mesmo lugar em que viviam, pelos mais distintos motivos.
Mas como esses índices são sentidos na prática pela comunidade brasileira? Realmente só existem benefícios na mudança de país ou também sentem saudade do Brasil?
Conseguir se sentir em casa é um dos fatores determinantes para permanecer no exterior e continuar morando na Irlanda. Conseguir fazer amigos e contatos pode ajudar muito nessa etapa da nova vida no exterior.
Morar fora é estar em outra dimensão.
Dificuldade de adaptação cultural no exterior
Seja pelo clima frio, chuvoso e cinza da Irlanda, ou pela comida sem o tempero brasileiro, a comunidade, na maioria das vezes, sente saudades da cultura, dos amigos e da família. E é por isso que encontrar brasileiros com facilidade e ter opções de lugares e programas para realizar, é fundamental para quem vive no exterior.
É interessante notar também que cada um vai ter um sentimento diferente, e não há um padrão para isso! Mas ao mesmo tempo que dificuldades são encontradas, a maioria dos brasileiros não pensam em voltar para o país natal.
Entrevistas feitas com moradores brasileiros de Dublin revelam que 50% desse grupo se sentem mais seguros conhecendo outros brasileiros em aplicativos. E isso se reflete não somente em grupos virtuais, no Facebook/WhatsApp e outras redes sociais, mas também em aplicativos de relacionamento.
É observado que a adaptação cultural para brasileiros morando em Dublin é um processo que pode ser sentido das mais diferentes formas, mas que a maioria dos brasileiros buscam conforto com pessoas que compartilham tanto dos problemas quanto da nacionalidade.
Solidão: sentimento de incompreensão
O desafio do intercâmbio ou do projeto relacionado a ida a outro país não são só flores. Mesmo que o principal motivo seja o aprendizado (do idioma, por exemplo), os sentimentos atrelados a isso são complexos, e poucas vezes são compartilhados.
A solidão acaba sendo também intrínseca aos estrangeiros na maioria dos países. Além da distância dos familiares e amigos, o sentimento de incompreensão é fortemente sentido, principalmente no início da estadia em outro país.
Além de a língua falada ser diferente da sua, os nativos nem sempre vão ser compreensíveis o suficiente para entender o que está a passar.
O país europeu conta atualmente com 70 mil brasileiros na Irlanda, e, além disso, os brasileiros que vivem lá possuem lugares e práticas que tentam remeter ao nosso querido Brasil.
Isso tudo por conta de bares e restaurantes brasileiros (com comida típica e transmissões de jogos do campeonato de futebol nacional, por exemplo), além de grupos que se reúnem tanto por esportes quanto por trabalhos, mas que poderiam ser bem maiores.
Morar fora: o mesmo mar, diferentes travessias.
Xenofobia: recorrente em diversos países
Infelizmente, mesmo que exista um grande número de estrangeiros em Dublin, existem casos e casos de ataques xenofóbicos com tais grupos de pessoas.
É constatado que mais da metade dos estrangeiros que vivem no país já sofreram com algum caso de xenofobia, das quais a maioria acontece na rua, durante o cotidiano, mas também existem casos relacionados com a Garda (polícia irlandesa), em locais de trabalho e até mesmo com os políticos e seus apoiadores.
Além desses casos, existem relatos contra a gangue de adolescentes em Dublin, conhecida como “knackers”, que acabam por ser um dos maiores exemplos de preconceito contra os imigrantes. Eles proferem xingamentos e insinuações contra os mesmos, e são muito propensos a brigar nas ruas por conta disso.
E, em alguns casos, realizam assaltos de bicicletas e celulares, quando percebem a possibilidade. Lembrando que o termo knacker é muito pejorativo, e faz referência a “cuidador de cavalos” ou algo do tipo “pessoas cujo trabalho consiste em lidar com animais mortos ou rejeitados, especialmente por serem ‘impróprios para consumo'”, além de uma referência sexual com teor pejorativo.
O preconceito contra brasileiros na Irlanda também não fica somente no âmbito social, e parte também para a esfera trabalhista, pois nem em todos os lugares as pessoas oferecem oportunidades aos estrangeiros.
Como já dissemos antes, dependendo do nível de inglês e visto que possui, o imigrante busca vagas mais direcionadas a suas qualificações, mas mesmo que as vagas possam ser consideradas mais “fáceis”, ainda existem registros de preconceito com tais profissões.
Mesmo que os ambientes possam ser considerados como acolhedores, brasileiros relatam que sentem que na procura de emprego era desvalorizado quando eram cargos mais “importantes”, no entanto em cargos como baristas, bartenders, e áreas de limpeza, aceitavam mais facilmente.
Mas mesmo em lugares que fosse trabalhar com limpeza, os empregadores também desconfiavam, por exemplo da rede “Spar”.
Leia também: Decida viver a cultura do país em que está.
Os melhores pubs e restaurantes em Dublin
A Irlanda é tradicionalmente conhecida pela grande quantidade de pubs por todo o país, girando em torno de 7.000 pubs na Irlanda. Em Dublin não é diferente, e além dos tradicionais, como o Temple Bar, um dos mais antigos da cidade, existem locais que brasileiros se reúnem de forma mais recorrente.
Além disso, quando se trata de tempero, o Brasil é parâmetro para todo o mundo. E para os brasileiros que sentem falta da culinária tradicional sem que tenham de ir muito longe, existem restaurantes para que possam matar um pouco da saudade do país.
Conheça alguns pubs na Irlanda mais acessíveis:
O Woolshed é um dos mais queridos pela comunidade. Conhecido como “Australiano”, o pub realiza transmissões de jogos de times brasileiros em vários campeonatos, além de toda quarta-feira ter a tradicional “Quarta Samba” com música e bandas brasileiras.
Outra opção muito querida pelos brasileiros é a balada Dicey’s Garden. Além do bom ambiente que é oferecido, o principal destaque é o preço econômico, tornando o local muito acessível aos estudantes, muito presentes na cidade. Nos dias da semana e no domingo, o valor do copo de cerveja possui preço inferior e econômico em relação a outros lugares da cidade.
Restaurantes em Dublin com tempero brasileiro:
O restaurante Fabi’s Grill é um dos grandes responsáveis por colocar a brasilidade no coração de Dublin. Pratos como feijoada, strogonoff, picanha são tradicionais no local, e por essa razão brasileiros, frequentemente, estão por lá.
Além disso, nada melhor que a tradição brasileira do churrasco. Ela também não fica de fora na cidade: o Tucanos Grill traz esta opção, fazendo o churrasco na grelha sobre brasa e oferece várias opções de cortes de carne e também de legumes.
Mercados com produtos brasileiros:
Para encontrar produtos com aquele gostinho mais brasileiro também é tranquilo. O mercado “O Brasileiro” e o “Real Brasil” são escolhas para você, e ambos na mesma rua de Dublin: a “Capel Street”.
Itens como tapioca, massa para pão de queijo, carnes mais tradicionais do Brasil, e também o famoso guaraná são encontrados nos locais.
Melhores áreas para trabalhar na Irlanda
Atualizada em junho de 2022, a Lista de Ocupações de Habilidades Críticas mostra as vagas para mercado de trabalho que são mais necessárias.
A lista das profissões em alta na Irlanda engloba profissionais desde Ciências e Engenharia e Negócios e Finanças, para o destaque que é a área da tecnologia, que somente em Dublin conta com um mercado abrangente em relação ao número de vagas na capital, sendo três vezes maior do que a média da União Europeia, além do estabelecimento de várias multinacionais como Apple, Dell, Facebook, Twitter e Google, por exemplo.
Somado às grandes oportunidades em Dublin com escassez de mão de obra, quando se chega ao país as áreas que mais se encontram oportunidades estão atreladas ao mercado de turismo, comércio e serviços, que são super interessantes aos intercambistas, pois são áreas que sempre precisam de profissionais e seguem a linha de pagamento com o salário do país.
É interessante destacar que tudo pode variar do seu visto e intenção da estadia no país, então as oportunidades nos subempregos também são áreas interessantes para conseguir se manter no país e ainda conseguir guardar uma parte para reserva e até conhecer o restante do continente europeu.
Esses empregos nada mais são do que oportunidades com menor qualificação, como garçom, auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza, barista, etc.
Empregos na Irlanda para estrangeiros: lista com maiores demandas no país.
Dicas de sites de emprego na Irlanda
Assim como no Brasil, você pode encontrar sites gratuitos que exibem as vagas disponíveis, além de alguns que mostram também os salários referentes às vagas.
Para encontrar o salário médio em Dublin, você pode buscar o PayScale, que mostra de forma direcionada o emprego desejado, a variação de salário que pode encontrar e a média do mesmo. Muito interessante para quem busca vagas específicas ou gostaria de ter um panorama geral das oportunidades.
Também tem os sites onde você consegue criar seu perfil e filtrar vagas mais interessantes para você, e muitos empregadores também são ativos no site, o que pode facilitar o intermédio entre ambas as partes. Alguns exemplos são: JobsIreland.ie, Jobs.ie, Jobbio, e IrishJobs.ie.
Não esqueça que as redes sociais hoje estão cada vez mais multifuncionais, e muitas vagas são divulgadas através das páginas e blogs.
Dessa forma, o LinkedIn é uma ótima opção para vagas na cidade e empresa desejada, nós do Vagas pelo Mundo também realizamos divulgações recentes nas nossas páginas, então você, brasileiro morando no exterior, fique atento as novas vagas na Irlanda.
Lembrando também que muitas vagas podem ser conquistadas por indicação, o que acaba sendo mais comum em subempregos, portanto não descarte levar seu currículo impresso nos lugares e conversar com conhecidos que já trabalham ou trabalharam em tais locais.
Veja a lista completa dos melhores sites para encontrar emprego na Irlanda.
Valor do salário mínimo na Irlanda
O salário mínimo na Irlanda é um dos maiores da Europa e segue em crescimento nos últimos anos, fazendo com que o poder de compra seja sempre ajustado de acordo com a inflação.
Em 2022, o salário mínimo na Irlanda é de € 10,50 euros por hora, ou seja, € 1.680 por mês para 40 horas semanais. 30 centavos a mais que os anos de 2020 e 2021, e os pagamentos são realizados semanalmente. A média salarial no país por ano é de € 38.000, sendo o segundo maior do continente Europeu, ficando atrás somente de Luxemburgo (€ 2.202 por mês).
Nas primeiras 25 semanas você pode realizar o “Part-time Job” que significa trabalhar por 20 horas na semana. Já nas 8 semanas seguintes ou durante as férias em meio às aulas, o aluno pode trabalhar por até 40h semanais (entre os meses de maio e agosto e entre 15 de dezembro e 15 de janeiro).
Salários em tecnologia na Irlanda aumentaram até 20% em 2021.
Custo de vida em Dublin
Dublin é a maior cidade do país e isso faz com que o movimento na cidade seja muito maior comparado com outras cidades no país.
Principalmente no período de férias do verão, a oferta de serviços nas áreas de hotéis, restaurantes e bares aumentam bastante, e grandes empresas também estão na cidade, o que faz com que haja opções mais ou menos especializadas.
Outras cidades menores ficam nos arredores de Dublin, e também podem ser centros comerciais importantes e com proximidade da capital. Exemplos dessas localidades são as cidades de Ennis, Bray e Malahide, porém outras opções também são viáveis.
Os gastos na cidade de Dublin podem ser um pouco maiores quando se trata de aluguel e alimentação, porém tudo vai depender do estilo de vida. Como base os gastos mensais giram em torno de € 800 a € 2.000 euros por pessoa (alugando um quarto ou dividindo um imóvel em Dublin).
Normalmente os brasileiros na Irlanda alugam apenas um quarto e o valor pode variar bastante de acordo com a localização e estado do imóvel. Normalmente ao alugar um quarto em Dublin os custos com energia, gás, água e internet já estão incluídos.
Outro ponto interessante é que é possível conseguir trabalhos freelancer e extras nos finais de semana para ajudar na renda. Tente controlar seus custos, ter uma planilha de gastos e tente guardar dinheiro para viajar e conhecer a Europa.
Alugar apartamento em Dublin: capital é a sexta mais cara do mundo
Dicas de turismo em Dublin, Irlanda
E não somente de trabalho e estudos vive a capital Irlandesa! Sendo o principal ponto de visitas turísticas no país, Dublin é o destino mais visitado e também adorado pelos turistas, e o aeroporto da cidade ser um dos mais movimentados da Europa faz jus a isso.
A primeira dica de visita é o castelo de Dublin! O local é muito utilizado para eventos do Estado, e apesar de sofrer uma reestruturação após o incêndio de 1684, a sua aparência interna encontra-se em perfeita conservação. É possível realizar visitas próprias e também guiadas, nas quais você pode conhecer mais sobre a história do castelo.
Você também pode conhecer mais sobre a cidade fazendo visitas aos museus de Dublin. Como, por exemplo, o Kilmainham Gaol, uma antiga prisão famosa por retratar a vida das pessoas que lutaram pela independência do país.
Além dele, também vale a pena conhecer o Museu Nacional da Irlanda, que vai contar a história da civilização irlandesa por um prisma arqueológico, desde o período mesolítico até a Irlanda medieval.
Outras opções de passeios em Dublin são os parques da cidade, que são bem amplos e característicos para as pessoas realizarem piqueniques durante todas as estações do ano. O Phoenix Park, por exemplo, é um dos maiores da Europa, nele podem ser realizados exercícios físicos e até trilhas, além da possibilidade de encontrar alguns animais, como os cervos/viadinhos (que costumam ser bem tranquilos e acostumados com os visitantes).
Mais duas ótimas indicações são o Stephen’s Green Park e o Saint Anne’s Park, no qual o primeiro fica bem no centro da cidade, sendo mais fácil seu acesso e conhecido pelos lagos, já o segundo mesmo sendo um pouco mais longe do centro de Dublin possui características que lembram a época dos vikings, sendo mais nostálgico.
A Trinity College também é uma grande oportunidade para conhecer. Sendo a faculdade mais antiga da cidade e com grande prestígio na Europa, possui 18 mil estudantes, sendo que 26% deles são internacionais.
Além de ser destaque como centro acadêmico, a localidade também virou destino turístico pela grande biblioteca que possui, sendo o edifício mais famoso o “Old Library”, no qual a principal sala (long room) tem 65 metros de comprimento e abriga cerca de 200.000 livros. A Biblioteca da Trinity College é uma das mais bonitas do mundo.
Leia mais sobre a Irlanda: dicas de viagem e melhores pontos turísticos da Ilha Esmeralda.
*Veja também 5 dicas de adaptação no exterior e confira mais vídeos sobre morar no exterior no nosso canal do Youtube: