Uma grande mudança pode ser a melhor oportunidade para reescrevermos a nossa história. Você vai criar uma chance para recomeçar?
*Atualizada em 07 de setembro de 2022.
Eu imagino que já deve ter passado pela sua cabeça, assim como passou na minha, de jogar tudo para o alto e recomeçar. É o tal do “resetar” a vida, começar do zero, ter uma segunda chance, uma nova oportunidade, novos sonhos, novas possibilidades e tentar reescrever a sua história.
O sentimento e a vontade de “largar tudo” é o primeiro passo, o clique inicial para que o desejo de morar fora se concretize em seguida. Aliás, convém dizer que o desejo de sumir do mapa que, por vezes, habita o nosso pensamento, é o pontapé que precisamos para começarmos a cogitar a possibilidade de irmos, muito em breve, para o mundo de peito aberto.
Morar fora: uma chance para recomeçar
Vejo com frequência pessoas matando os seus sonhos. É a vontade de voltar a estudar que é deixada de lado devido a prestação do carro, é o sonho de fazer um intercâmbio que parece morrer a cada aniversário, é a ideia de passar um tempo fora que foi adiada por conta do novo namoro.
A vida é um mar de compromissos, um oceano de acontecimentos que vão fazendo com que os nossos sonhos sejam, todos os dias, deixados de lado e o pior, por motivos bestas. Se você pretende morar fora, a primeira coisa a fazer é se permitir.
Sonhe mesmo, dedique um tempinho do seu dia ou da sua semana para pesquisar sobre a cidade, o estado ou o país que você pretende conhecer, passar um tempo ou até mesmo viver.
O mundo é tão grande, cheio de lugares e pessoas maravilhosas, com tanta comida boa para experimentar, tanto perfume gostoso para sentir que não tem prestação de carro, idade ou relacionamento capaz de desmentir ou diminuir isso.
Morar fora: ou você muda ou você volta.
O momento ideal
O momento ideal para morar fora não existe. Se você é daquelas pessoas que fica esperando o momento exato para agir em muitas circunstâncias, já lhe antecipo que com o morar fora isso nem sempre será possível. E não é por sua culpa. É que a vida é agora, ao vivo, hoje e não permite muitos ensaios.
O ineditismo da vida pode fazer com que o tal “momento ideal” NUNCA aconteça e a sua vontade de experimentar uma vida diferente seja adiada. Talvez o momento ideal seja agora, amanhã ou, quem sabe, foi ontem. Na real a gente nunca vai saber até tornar o agora, o ontem ou o amanhã o momento mais ideal de sempre.
Países mais seguros do mundo para morar fora em 2022.
Uma chance para recomeçar
Morar fora pode ser uma chance para recomeçar. A sua chance. Pode ser por causa daquele casamento que deu certo por um tempo, mas que acabou. Pode ser porque o curso que você sempre quis fazer está aceitando matrículas ou talvez seja porque você tanto quis, tanto sonhou e fez questão de jogar isso para o universo que agora ele resolveu lhe retribuir.
Sei lá qual é, ou quais são, os seus motivos, mas morar fora é uma oportunidade que você não deve deixar passar. (ah, e esqueça esse negócio de idade, porque aqui fora tem gente de tudo que é idade, pode acreditar!)
E não deve deixar porque morar fora vai fazer você mudar, vai lhe fazer crescer, vai trazer novas pessoas, vai levar aquelas que não valem mais a pena. Morar fora vai lhe fazer valorizar quem você ama, vai lhe ensinar a desprezar quem não merece o seu amor. Vai encurtar distâncias e aproximar, mas também vai distanciar o suficiente para esquecer.
Se um dia você voltar, será outra pessoa. Terá, na pior das hipóteses, visto e conhecido um pouquinho do mundo, terá usufruído da oportunidade de recomeçar. Terá escrito a sua história com outras palavras por um tempo ou para sempre.
E aí, quando você irá se permitir embarcar na maior e mais impressionante loucura da sua vida?!
Mudança de país: o começo do planejamento, saiba por onde começar:
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify:
2 Comentários
Claudio Parabéns por suas palavras, são construções quase poéticas, e nós seres humanos estamos necessitando de um pouco de poesia…
Aos 36 anos realizei o grande sonho da minha vida, mesmo por um período rápido, morei em Cambridge por duas semanas, e Londres por uma semana, e posso afirmar, não existe melhor sensação no mundo…Eu respirava profundamente o ar gelado da Inglaterra como se fosse a sensação mais perfeita de toda a minha vida, e foi! (mesmo num frio de -1°C). Vivi intensamente tudo: os sabores, apreciei vistas incríveis, fiz novas amizades, me permiti ser criança vendo neve e aproveitei tudo como se fosse o último momento da minha vida…foi o dinheiro melhor bem investido de toda a minha vida, que trouxe as melhores sensações e sentimentos do mundo.
Recomeçar a vida em outro país, realmente deve ser a melhor sensação do mundo. Porque os sonhos, não têm preço…agora a busca é para que seja definitivo, com objetivo, perseverança e fé em Deus!
Sucesso!
Abraço.
Monika.
Uau!!!
Eu ainda estou no Brasil, mas meu sonho é ir embora e morar fora!! Antes era apenas um pensamento, um sonho distante. Mas hoje sinto que esta chegando o meu momento!!
Eu amei ler suas histórias aqui no Morar fora, me dando muito mais coragem e fé pra avançar!!
Li seu outro artigo: Morar fora: onde os fracos não tem vez, e concordo muito com você quando diz: “que não somos melhores que ninguém mas somos diferentes da maioria das pessoas. Porque a gente consegue olhar a vida de cima… Temos mais facilidade na resolução de problemas, somos desapegados ao que é material… Fomos forçados a aprender a aguentar a porrada, nosso coração criou uma espécie de capa protetora que nos permite viver longe de quem amamos e seguirmos em frente…” pura verdade!! O que nós buscamos está muito mais além!!
Obrigada, por compartilhar suas histórias!! E em breve estarei vivendo as minhas novas histórias!!
Beijos,
Rose Fernandes