Os melhores países da União Europeia para expatriados são Portugal e Espanha segundo relatório do Expat Insider 2022. Saiba mais!
Quais são os melhores países da Europa para imigrantes? Um novo relatório mostra que Portugal está na quarta posição do mundo para expatriados, seguido pela Espanha que ocupa a quinta colocação. Os dois países europeus estão no top 10 do ranking dos países mais bem cotados para os expatriados morarem. Conheça mais sobre os melhores países da União Europeia para estrangeiros e entenda melhor a metodologia da pesquisa.
Melhores Países da União Europeia para Expatriados
O relatório Expat Insider 2022 revela que Portugal está na lista como o quarto melhor país do mundo para um expatriado viver no ranking desse ano. Na quinta colocação surge a Espanha que também está entre os 10 melhores países para expatriados viverem em todo o mundo. Outro país europeu, Luxemburgo aparece na lista como um dos piores países para expatriados em todo o mundo, apesar de ter um dos maiores salários mínimos do mundo.
O documento traz os resultados de uma pesquisa, realizada com 11.970 expatriados representando 177 nacionalidades e que vivem em 181 países. A pesquisa também classifica os países com base na qualidade de vida dos estrangeiros. O ranking inclui a facilidade de se estabelecer, trabalhar no exterior e finanças pessoais em seu país anfitrião, bem como a vida digital, tópicos de administração, moradia e idioma, segundo o portal Schengen Visa Info.
Preços dos imóveis na União Europeia: aluguéis aumentam 17% e valor das casas 45% desde 2010.
Morar em Portugal e Viver na Espanha
Para os migrantes entrevistados, Portugal é o melhor classificado globalmente pelo seu sol e pela vida social. Nove em cada dez expatriados disseram gostar do clima em Portugal, enquanto 89% disseram estar satisfeitos com a qualidade do ar. Os expatriados também apreciam o fato de poderem praticar esportes, com 93% dos entrevistados dizendo que é fácil e seguro viajar de bicicleta ou a pé.
No entanto, os expatriados não estavam satisfeitos com o mercado de trabalho local e as oportunidades de carreira, o que fez o país cair para o 35º lugar no índice Working Abroad.
Na Espanha, o país ocupa o quinto lugar no ranking geral, com expatriados escolhendo-o como um dos principais destinos em qualidade de vida. Mais especificamente, os participantes dizem adorar as opções gastronômicas, as oportunidades para uma vida ativa e desportiva, bem como a cultura e a vida noturna.
CNH brasileira em Portugal: agora documento é válido sem troca.
O clima e o clima também estão entre os principais motivos listados pelos expatriados quando perguntados por que gostam de morar na Espanha, bem como a acessibilidade do sistema de saúde, já que quase quatro em cada cinco o avaliaram positivamente.
No entanto, assim como Portugal, os expatriados classificaram a Espanha como baixa em oportunidades de emprego, desenvolvimento de carreira pessoal e falta de remuneração justa.
Leia também: 10 coisas que mudam na sua vida quando se mora fora do Brasil.
Outros Países da União Europeia para expatriados
A França, por outro lado, recebeu uma classificação ruim na pesquisa deste ano, figurando na 31ª posição entre 52 destinos. Os expatriados dizem que gostam do sistema de saúde, auxílios e transporte público, mas o idioma parece ser um problema. Três em cada cinco expatriados dizem que é difícil viver na França se você não fala o idioma.
“Todas as coisas administrativas são muito complicadas. O sistema está desatualizado e lento”, disse um expatriado lituano sobre a administração na França, classificada entre os dez piores nesta subcategoria.
Como explica o Euronews.travel, a Itália é criticada por sua burocracia local, bem como por suas oportunidades de trabalho, onde 29% dos expatriados dizem que não são pagos de forma justa por seu trabalho. Enquanto Luxemburgo tem uma classificação baixa por sua vida social e alto custo de vida, Malta está listada abaixo por sua infraestrutura e ambiente urbano.
Facilidade de adaptação no México
Na lista dos melhores países para expatriados morarem, aparece o México em primeiro lugar. Os imigrantes no México estão satisfeitos com suas finanças pessoais (2º) e a facilidade de acomodação (1º lugar). Desse modo, o país está em primeiro lugar nas subcategorias Amizades Locais, Facilidade em fazer Amigos, Cultura e Receptividade. Os expatriados que moram no México descrevem os moradores locais como amigáveis (90%) e acham que é fácil fazer amigos com os mexicanos (75%).
Entre os piores itens, o México tem o pior desempenho nos Índices de Trabalho no Exterior (17º) e Qualidade de Vida (24º). Entre itens positivos, os expatriados adoram, por exemplo, a variedade da culinária mexicana e as opções de refeições (92%) e o ambiente natural (90%). Porém estão insatisfeitos com a qualidade do ar local (36%). No geral, 91% dos imigrantes estão felizes com sua vida no México.
Os 10 principais destinos para expatriados em 2022
Veja a lista completa dos melhores países para expatriados em 2022:
- México
- Indonésia
- Taiwan
- Portugal
- Espanha
- Emirados Árabes Unidos
- Vietnã
- Tailândia
- Austrália
- Cingapura
E para você, o que é mais importante na hora de escolher um país para morar fora?
Conheça os 10 melhores países para imigrar e juntar dinheiro.
*Veja também como conseguir um emprego no exterior ainda estando no Brasil e várias dicas de carreira no nosso canal do Youtube: