Faltam milhares de profissionais de saúde na Áustria e o país europeu quer atrair ao menos 75.000 médicos e enfermeiros. Saiba mais!
Para evitar o colapso do sistema nacional de saúde, o governo da Áustria decidiu abrir as portas aos trabalhadores estrangeiros aptos a trabalhar no setor hospitalar. A afirmação foi feita por Johannes Rauch, ministro austríaco da Saúde, que indicou a política de portas abertas aos migrantes com qualificações na área da saúde como a única solução para o problema da escassez de profissionais. Saiba mais!
Profissionais de saúde na Áustria
A Áustria pretende atrair ao menos 75.000 profissionais de saúde até 2030 para trabalhar no país europeu. A informação foi publicada pelo portal de notícias Europa Today e diz ainda que o governo austríaco anunciou o aumento de salários e a aceleração de prazos para reconhecimento de diplomas universitários de estrangeiros.
“Temos escassez de mão de obra na Áustria e precisaremos de imigração nos setores de saúde e social”, disse o ministro em entrevista ao jornal Der Standard. “Não podemos resolver este problema de outra forma. As outras soluções simplesmente não funcionam em termos demográficos”, disse Rauch. A pandemia fez aumentar a demanda nas enfermarias hospitalares do país, explicou o ministro.
Leia mais: Como validar diploma médico em Portugal.
Estresse e baixos salários
Rauch disse ainda que “muitos funcionários desistiram da profissão na área da saúde queixando-se de excesso de horas, dias de trabalho estressantes e salários que”, segundo os trabalhadores austríacos “não valem a pressão que vem do trabalho”. Por esse motivo, no início de 2022, o governo apresentou um pacote de reformas de um bilhão de euros para melhorar as condições de trabalho dos profissionais de saúde.
Entre as promessas feitas pelo ministro da Saúde está também a de aumentar os salários dos enfermeiros. A meta do ministério é atrair 75 mil trabalhadores para o setor até 2030.
Não deixe de ler: profissões mais bem pagas em Portugal em 2022.
Reconhecimento de formação para imigrantes
Para atrair profissionais de saúde na Áustria, o governo prometeu ainda que o processo de reconhecimento da formação adquirida no estrangeiro será consideravelmente simplificado. A intenção é agilizar o tempo necessário para a obtenção da equivalência de habilitações e, consequentemente, a entrada de estrangeiros no mercado de trabalho.
A mudança vai, na perspectiva dos dirigentes do país europeu, atrair trabalhadores da área da saúde para a Áustria, ao invés de outros países da União Europeia.
Veja também: Como validar o diploma médico na Bélgica.
Profissionais de saúde na Áustria: pandemia e outras dificuldades
Em entrevista ao jornal Der Standard, Johannes Rauch disse que ser ministro da saúde não é um trabalho fácil. Aliás, ele é o terceiro ministro do país europeu desde o início da pandemia e afirma que lidar com o vírus é apenas um dos vários alvos principais de insatisfação.
A falta de cuidados de enfermagem, a falta de médicos ou o atendimento psicológico completamente inadequado, especialmente para os jovens em crise, tornam o trabalho uma verdadeira tarefa hercúlea – para não mencionar a complicada situação financeira na Áustria.
Trabalhar como médico na Irlanda: confira as novas regras de imigração.
*Veja também é como trabalhar como médico na Alemanha: