Procurar emprego no LinkedIn está mais fácil, pois a rede social profissional adicionou novos filtros de empregos para encontrar trabalho remoto. Saiba mais!
A pandemia tornou o mercado de trabalho ainda mais desafiador. Com isso, a rede social LinkedIn está atualizando sua plataforma para e adicionou filtros que permitem que seus usuários busquem trabalhos remotos. Além disso, o LinkedIn fez uma pesquisa recente que mostrou que 84% das pessoas estariam dispostas a ajudar alguém em sua rede de contatos que perdeu o emprego devido ao COVID-19 a encontrar uma nova oportunidade de emprego.
Procurar emprego no LinkedIn no Brasil e no exterior
Segundo um post no blog do LinkedIn, milhares de pessoas estão pedindo ajuda e sua comunidade está respondendo oferecendo conselhos e recursos, fazendo conexões e compartilhando listas de empregos. No início de 2020, a rede social profissional fez uma atualização no recurso #OpenToWork. A mudança tornou mais fácil para os candidatos a emprego indicar à comunidade mais ampla do LinkedIn de mais de 722 milhões de profissionais que estão abertos a novas oportunidades de trabalho por meio de um simples porta-retratos de perfil do LinkedIn.
E o fato de estar desempregado quando uma pessoa se candidata a uma vaga de emprego não é um problema. Os resultados nos dados da plataforma e o feedback dos gerentes de contratação sugerem que não. Na verdade, quando o LinkedIn pesquisou os gerentes de contratação, quase todos (96%) disseram que contratariam um candidato que foi demitido devido à pandemia do COVID-19.
Veja outros dados importantes da última pesquisa feita e que podem ajudar você a procurar emprego no LinkedIn:
Recorde de vagas de emprego na Noruega: número surpreende.
OpenToWork aumenta sua probabilidade de chegar a um recrutador
O #OpenToWork do LinkedIn dá aos candidatos a emprego a opção de compartilhar suas preferências de carreira e indicar que estão abertos a novas oportunidades. Seja em particular para recrutadores ou para a comunidade mais ampla do LinkedIn por meio de uma moldura de foto de perfil do LinkedIn.
Os dados mostram que ativar o Open to Work em seu perfil do LinkedIn aumenta em 2 vezes a probabilidade de receber uma mensagem de recrutador. Isso significa o dobro de oportunidades de emprego.
Ao usar o recurso #OpenToWork, você pode especificar os tipos de trabalho em que está interessado (cargos, localização remota, data de início e tipo de trabalho). Isso também irá melhorar suas recomendações de trabalho e ativar os alertas de trabalho que correspondem às suas preferências, permitindo que você seja um dos primeiros a se inscrever quando um trabalho relevante for publicado. A inscrição antecipada pode aumentar suas chances de ouvir de volta em até 4 vezes.
Faltam motoristas de ônibus no Reino Unido: país enfrenta escassez de mão de obra.
Milhões de membros já adicionar moldura na foto do LinkedIn
Dados disponbilizados pelo LinkedIn mostram que mais de três milhões de membros da rede social profissional optaram por adicionar uma moldura de foto #OpenToWork pública desde o lançamento do recurso. As informações da plataforma mostram que eles têm, em média, 40% mais probabilidade de receber InMails de recrutadores.
Dezenas de milhares de recrutadores usam o LinkedIn Recruiter para encontrar os melhores talentos todos os dias e têm acesso a uma poderosa ferramenta de pesquisa de pessoas. Nele podem usar filtros avançados e digitar palavras-chave para encontrar o melhor candidato para vagas em aberto. Como parte deste processo, os recrutadores podem facilmente diminuir sua busca, filtrando para os candidatos que estão #OpenToWork que se encaixa seus critérios de pesquisa.
Dubai Internet City: pelo menos 15 mil empregos nos próximos quatro anos.
OpenToWork conecta você a pessoas que podem ajudar
Se você optar por deixar a comunidade mais ampla do LinkedIn saber que você está aberto a novos empregos, adicionando uma moldura #OpenToWork à sua foto de perfil. Com isso, quando alguém vir sua foto de perfil no LinkedIn (por exemplo, quando você postar em seu feed ou programa em um resultado de pesquisa), eles saberão que você está aberto a novas oportunidades de trabalho e podem conectá-lo a vagas que eles conheçam.
Os primeiros resultados mostram que os membros que optam por adicionar uma moldura de foto #OpenToWork pública têm 20% mais chances de receber mensagens de sua comunidade.
Além disso, se você vir uma vaga em uma empresa onde conhece alguém, considere pedir a essa pessoa que o indique para a vaga em aberto. Quase 90% dos gerentes de contratação entrevistados disseram que as referências são importantes ao preencher uma vaga em aberto.
Oportunidades de emprego na Dinamarca: país tem recorde de vagas.
Dicas para procurar emprego no LinkedIn de maneira mais assertiva
Primeiro, aumente suas chances depois de ativar #OpenToWork do LinkedIn. Depois de ativar o recurso, veja algumas dicas para aumentar suas chances de ser descoberto e contatado por um recrutador:
Destaque suas habilidades
87% dos recrutadores consideram as habilidades um fator crítico quando se trata de selecionar candidatos. Liste as habilidades hard e soft em seu perfil do LinkedIn que se aplicam ao tipo de trabalho que você deseja para melhores chances de ser descoberto pelos recrutadores. Tente mapear essas habilidades para as descrições de cargos das funções nas quais você está interessado, de modo que você esteja usando as mesmas palavras-chave que os recrutadores pesquisariam.
Soft skills, saiba o que é e como pode impulsionar sua carreira.
Destaque sua experiência
Pode te ajudar usar um título e título de trabalho padrão que os recrutadores pesquisem ou que você possa ver os anúncios de emprego relevantes. Por exemplo, em vez de “Data Ninja”, considere “Analista de dados”. Os recrutadores também usam palavras-chave e filtros para pesquisar candidatos, portanto, escrever marcadores de duas ou três frases sobre sua experiência de trabalho em seu perfil o ajudará a aparecer em uma posição melhor nos resultados de pesquisa de recrutador.
Se você é um estudante, tem uma lacuna em seu currículo, ou está desempregado, você pode não ter a experiência recente para adicionar ao seu perfil do LinkedIn. Pense sobre a adição de outras experiências como voluntário ou estágios, como forma de destacar as habilidades que você aprendeu que pode ser transferível para outras oportunidades de trabalho.
Veja o currículo perfeito para quem tem pouca experiência.
Procurar emprego no LinkedIn: Responda às mensagens do recrutador
Se os recrutadores enviarem uma mensagem para você, aceite a mensagem ou clique em “não, obrigado”. Isso sinaliza que você é um candidato a emprego engajado e ajuda você a ter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa dos recrutadores. Dessa forma, os recrutadores podem descobri-lo com mais facilidade e rapidez.
Outra dica é: entre todos os dias no LinkedIn e acompanhe as novas publicações, estar online é fundamental para quem está em busca de um emprego.
Boa sorte na sua busca por um emprego e conte sempre com o Vagas pelo Mundo. Aqui em nosso site, divulgamos várias vagas de emprego pelo mundo e você pode se candidatar hoje mesmo.
*Trabalho Home Office: saiba como encontrar uma profissão para trabalhar em casa e as minhas dicas para o trabalho remoto:
1 comentário
O meio mais eficaz para obter recolocação pelo LinkedIn você não citou : participar de grupos de discussão em que o candidato evidencia as suas habilidades profissionais e interpessoais. Se a vaga objetivada é para o exterior, é adequado que o idioma local seja utilizado. Parabéns – o teu texto é muito bom!