Muitas vezes não é só cansaço. Saiba o que fazer quando bater o desânimo com o trabalho com dicas práticas!
“Estou tão desanimado no trabalho”, é uma queixa muito comum. Muitas pessoas passam por isso, mas esse desânimo não pode ser ignorado. Saber identificar as causas podem ajudar a descobrir o que fazer quando bater o desânimo com o trabalho.
Perceber que estamos num ambiente não temos motivação pode causar muita insegurança. O nosso trabalho ocupa grande parte da nossa rotina, e quando algo afeta os nossos resultados precisamos aprender e reverter o quanto antes essa situação.
O que fazer quando bater o desânimo com o trabalho
Muitas pessoas estão convivendo com um esgotamento profissional, antes mesmo de chegar a pandemia. A rotina de prazos, entregas e algumas políticas exageradas, podem atropelar a motivação e o empenho de cada colaborador. Então, o que fazer quando bater o desânimo com o trabalho?
O desânimo no trabalho é algo que não pode ser ignorado, pois, pode trazer muitos prejuízos a sua saúde mental. O desânimo pode indicar desde uma leve indisposição que pode afetar a sua produtividade, até apontar níveis elevados de estresse prejudicando o seu bem-estar físico e mental.
Se você se identificou até agora com o texto, preste muita atenção. Caso você esteja lidando com este desânimo por um tempo prolongado, é preciso identificar a causa raiz desse problema. Sentir-se desanimado ocasionalmente é normal, mas se este sentimento virou rotina é um grande sinal de alerta.
Veja também: dicas para evitar o esgotamento profissional.
Estratégias para driblar o desânimo com o trabalho
Algumas estratégias que podem ajudar a descobrir o que fazer quando bater o desânimo com o trabalho.
1) Faça um exercício de auto-observação
Preste muita atenção na sua rotina, nas relações de trabalho e nos processos que são de sua responsabilidade. Talvez alguns ajustes e outra dinâmica no trabalho podem amenizar a sobrecarga de trabalho e aliviar o desânimo que você tem sido. Você também pode conversar com seu chefe e rever as suas funções e tarefas diárias.
2) Tenha atenção ao seu nível de motivação
Não existe empresas perfeitas, talvez você não esteja no lugar certo para você desenvolver as suas habilidades. Empresas mudam, assim como sua cultura organizacional, processos estão sempre em mudanças e isto pode impactar na sua performance e trabalho.
Como fazer boas escolhas profissionais no mercado de trabalho pós-pandemia.
3) Tenha um ritual matinal pré-trabalho
Não existem regras, o importante é fazer algo por você. Você pode planejar um tempo (5 a 15 minutos) e fazer atividades que mais fazem sentido para você. Como por exemplo:
- Fazer meditação;
- Afirmações: verbalizar frases positivas;
- Praticar atividade física;
- Ler pode ser a melhor forma de desenvolvimento;
- Praticar a escrita terapêutica, registrar pensamentos, sentimentos, tarefas e ideias em um caderno (seja antes de dormir ou ao acordar).
Se após aplicar essas estratégias, mesmo assim você continuar desanimado no trabalho, talvez seja hora de um investimento maior em autoconhecimento.Talvez você precise considerar uma mudança de carreira. Se houver possibilidade converse com o seu líder sobre uma possível mudança de posição. Agora, caso o seu líder seja um motivo desse desânimo, esqueça essa estratégia.
É inteligente buscar ajuda para não ficar se culpando, reclamando o tempo todo, isso não faz diferença na sua performance. Busque resolver o problema de forma estratégica sem resistência a mudança, sem vitimismo.
Reconhecimento profissional: sinais de que a empresa não se importa com você.
Comece a desenhar planos de ação
Quanto menos tempo você levar para se afastar do sentimento de desânimo com o trabalho, melhor. Aqui o convite é ação total, começar a desenhar planos de ação para se movimentar e sair desse ciclo que não está te fazendo bem.
Estresse e desânimo fazem parte de toda a jornada profissional, aprender a lidar com essa vulnerabilidade é que vai fazer com que cresça e evolua na sua carreira. Afinal, você não precisa se contentar com um trabalho que não atenda mais as suas expectativas. Saiba como lidar com o medo da mudança profissional em tempos de crise.
Traçar um plano de carreira com ações realizáveis para os seus objetivos, vai fazer com que você não perca tempo e energia diante de tantas informações confusas dessa fase. E agora é ação total para se livrar desse desânimo e tirar os planos do papel e trazer para a realidade, cada dia importa muito.
Eu posso te ajudar, você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz.
*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é, ajudar-te a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica e com sucesso.
Leia também: 4 razões para você evitar comparações que atrapalham a sua carreira.
Conheça também o canal do Youtube do Vagas pelo Mundo e se inscreva:
1 comentário
olá. O seu texto foi de grande ajuda.
Mas preciso de mais informações. Eu vejo que o meu desanimo na empresa a qual eu trabalho vem principalmente pelo fato de atrasos de pagamento, não há pagamento de FGTS, a hierarquia não funciona, tarefas sem nexo tempo hábil, ou até mesmo sem um norte. Como estivéssemos em um labirinto procurando uma saída para um problema que foi o próprio líder que criou.
Porém o ambiente é familiar, amigável, trabalho com meus amigos e todos ajudam todos, mas a diretoria em si, ela mesmo não se ajuda.
O que posso fazer pra tirar esse desanimo e vencer essas barreiras?