Veja as dicas da psicóloga Vanessa Ferreira para superar o medo do novo e se desafiar. Vamos juntos aprender algo novo?
Você já sentiu aquele frio na barriga em pensar começar algo novo? Um novo emprego, um novo projeto, uma viagem para um lugar desconhecido, um novo amor… Mas como superar esse medo de começar algo novo?
Toda a vez que vamos começar algo novo que nunca fizemos é normal e natural sentir medo. Medo é uma programação mental da nossa mente que funciona como um “sistema de segurança” para nos ajudar a pensar sobre os riscos e consequências antes de fazermos algo que nunca fizemos ou também é uma resposta imediata nos momentos em que nos sentimos ameaçados e precisamos agir.
Medo do novo? Como superar o medo de começar algo novo
Sentir medo não é sinal de fraqueza, muito pelo contrário é uma reação associada ao instinto de sobrevivência, onde o nosso corpo reage com palpitações no coração, dor de barriga, boca seca, etc. Cada pessoa sente o medo de formas diferentes.
O medo pode ser um aliado para começar novos projetos.
O medo pode ser um impulsionador quando ele está alinhado a vontade de agir apesar do medo. O que acontece é que como você quer fazer algo que nunca fez, o seu cérebro não tem registros na sua memória sobre isso, então para te proteger ele cria um bloqueio que te traz a sensação de medo.
Nesta hora é importante mapear esse medo e entender que ele pode ser seu aliado para melhorar a sua preparação, o seu planejamento e até mesmo buscar a ajudar de um mentor. Isso vai te ajudar a desenvolver a autoconfiança e cada etapa vencida o medo diminui.
Aprenda 4 estratégias para lidar com a frustração profissional.
Mudanças podem ser angustiantes
Entretanto, para algumas pessoas superar o medo de começar algo novo não é tão fácil assim. Mudanças podem causar um grande sofrimento e acabar prejudicando o desenvolvimento das suas atividades profissionais.
Casos assim podem acontecer em qualquer atura da vida, geralmente são pessoas ansiosas, autocríticas e inseguras das suas próprias capacidades de desempenhar algo novo. Tem medo de arriscar, medo de falhar com a equipe ou com a empresa e medo não atender as suas próprias expectativas sobre os novos projetos.
Nestes caso é importante que essa pessoa desenvolva a capacidade de se compreender melhor e continuar a buscar ferramentas para lidar com essas situações. Tudo que as pessoas podem conquistar está além do medo, é como se fosse uma barreira invisível que ela tem que transpor.
Mentalidade empreendedora: saiba como desenvolver uma e se destacar.
Como superar esse medo do novo, na prática?
Algumas ferramentas de autoconhecimento pode te ajudar. A primeira delas é: pegue papel e caneta e faça uma lista dos seus pontos fortes e das principais qualidades que reconhece em você. Agora evite qualquer tipo de comparação e julgamento.
Agora olhando para esse papel, pense no projeto novo que você quer implementar. Depois identifique as tarefas que você é capaz de realizar com as suas competências e qualidades, e talvez qual a primeira dessas tarefas que pode fazer, a mais simples.
Comece por essa tarefa, pois ela pode contribuir para você perder o medo de começar algo novo que te atrapalha a evoluir. Só depois dessa primeira tarefa concluída passe para a segunda, assim você terá maior clareza, se sentirá cada vez mais confiante para realizar as próximas etapas.
Chegou o momento de aprendermos a lidar com nossos medos.
Busque se conhecer melhor todos os dias
O seu medo não é seu inimigo, quanto mais clareza tiver sobre si mesmo mais fácil será o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Aprender como os seus pensamentos e as suas emoções podem influenciar a sua forma de reagir aos seus desafios trará liberdade de escolha para você.
Todas as pessoas sentem medo! Infelizmente algumas não gostam de falar sobre eles e acabam a comprometer grande parte da sua vida com esse bloqueio. Ao contrário de outras que assumem o medo e buscam se aprimorar através dele, e quanto mais consciência elas tem, mais são capazes de superar e realizar seus novos desafios de maneira satisfatória perdendo a insegurança e evoluindo através do processo.
Através do ciclo de coaching temos a oportunidade de nos conhecer melhor, com técnicas adequadas é possível acessar os nossos recursos internos para desenvolver novas habilidades e minimizar a insegurança e o medo do novo. Tenho certeza que você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz.
*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.
Aproveite para ler: 6 dicas para encontrar um novo emprego.
*Aproveite para ouvir o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify: