Dominar a linguagem corporal faz toda a diferença, pois seu corpo fala e você deve usá-lo a seu favor no mercado de trabalho.
*Matéria atualizada em 28 de dezembro de 2022.
Vender, vender e vender. Não, esse texto não é exclusivo para o vendedor literal, mas para todas as pessoas que estão no mercado de trabalho. Sim, por mais que você nunca tenha pensado nisso ou não queira admitir, você é um vendedor ou uma vendedora. Tente lembrar da sua última entrevista de emprego e perceba que você teve que “se vender” do começo ao fim. Portanto, compreender o processo e como funciona a linguagem corporal faz toda a diferença e pode te ajudar muito.
A importância da linguagem corporal
As vezes não nos damos conta, mas quer ver como saber vender e linguagem corporal são importantes? Imagine que você trabalha em uma agência de publicidade na área criativa. Recebe um job e precisa criar uma arte, uma campanha ou um conceito. Criou e precisa mostrar para o seu chefe ou para o seu cliente, pronto: você precisa VENDER. Sim, sua ideia é um produto muito valioso e as pessoas precisam comprá-la. Não só em uma agência, mas em qualquer setor de atuação no mercado de trabalho.
Bom, agora que você já descobriu (trate de aceitar isso logo – para o seu bem) que é um vendedor ou uma vendedora, que tal conhecer técnicas de linguagem corporal que podem lhe ajudar a fazer com que os outros comprem suas ideias?!
Você tem usado o seu próprio potencial para resolver seus problemas?
Cuidado com a Fala
O processo de comunicação tem vários aspectos, mas a fala é muito importante. Articular bem as palavras, falar num tom de voz que ajude as pessoas a conseguirem lhe entender, pronunciar corretamente as palavras, respirar, dar intervalos entre frases. Enfim, uma boa maneira de melhorar a sua fala é assistir vídeos de apresentadores, políticos e atores que você admira e perceber como eles se fazem entender e como isso foi e continua sendo importante na vida deles.
Linguagem corporal: sorrir na medida certa
Convencer passa por conquistar. Se você quer convencer as pessoas da sua ideia, saiba que um sorriso na hora certa pode lhe abrir portas, além disso sorrir demonstra empatia, proximidade e quebra a sensação de ameaça. Porém, sorrir na hora certa não quer dizer sorrir sempre e muito menos o sem saber o momento de parar. Tudo tem limite.
Mostre a palma das mãos enquanto fala
Sabe o Silvio Santos?! Pois é, ele é o rei de mostrar a palma das mãos quando está falando e ele não faz isso à toa. Com esse gesto simples, o apresentador consegue convencer e persuadir sua audiência. Outra técnica utilizada pelo dono do SBT é o de colar os cotovelos ao corpo, na altura das costelas, como se fosse abraçar alguém. Essa forma de linguagem corporal transmite sinceridade, segurança e o torna credível.
Os olhos
Quando você está no trabalho, é aconselhável usar o conhecido “olhar profissional”, ou seja, aquele olhar em que você olha para o interlocutor na região da testa. Essa técnica passa seriedade e profissionalismo, porém é interessante também usar o “olhar afetivo”, aquele onde olhamos para os olhos e a boca do outro.
Erguer as sobrancelhas e arregalar, sutilmente, os olhos enquanto o outro fala ajudam a transmitir interesse e mostram que você se importa com o que está ouvindo.
Gestos de Ensino
Sabe aquela contagem com os dedos?! Como o seu professor fazia em sala de aula quando enumerava algum fato ou acontecimento, então, essa forma de linguagem corporal auxilia na busca pela atenção.
Descubra os melhores empregos nos Estados Unidos em 2021.
Pausas na Fala
Aquele “hummmm” ou o “ééééé” te prejudicam muito. Pausas longas na fala e utilização dessas muletas vocais tiram a sua credibilidade. Tente intercalar as pausas vocais com gestos, sorrisos e outras formas de comunicação.
Linguagem corporal: espelhamento
Repita, discretamente, o que interlocutor está fazendo. Sim, como se estivesse em frente a um espelho, faça os movimentos que ele faz. Isso aproxima você dele e pode trazer bons resultados na negociação.
Veja 6 séries que todo empreendedor deve assistir.
Evite balançar a cabeça negativamente enquanto ouve
Quando alguém estiver falando, não fique fazendo movimento de “não” com a cabeça. Isso desconcentra e pega muito mal. Por mais que você não esteja concordando com aquilo, espere a sua vez de falar e argumente, mas não repita esse movimento.
Linguagem corporal: dica de livro
Para finalizar, nada como uma boa leitura sobre o assunto para aprendermos ainda mais. Uma dica de livro é “Linguagem corporal: como ler os pensamentos dos outros através de seus gestos” dos autores Allan e Barbara Pease da editora Bizâncio. O livro traz muitas dicas e uma delas é que você deve ler a obra em um local público e já ir observando, na prática, o que está escrito. Aproveito para dizer que a leitura é simples, fácil e realmente faz diferença para quem quer desvendar melhor o mundo da linguagem corporal.
Aproveite para ler também: Aprenda a fazer seu Marketing Pessoal e ter sucesso na carreira.
*Ouça o Podcast Partiu Morar Fora, com 100 episódios: