As buscas por “empregos nômades digitais” dispararam e a geração Z está transformando o mercado de trabalho. Saiba mais!
Vários países estão aceitando profissionais que podem atuar como nômades digitais de braços abertos. Da Europa à Ásia, da América do Norte à Oceania, é cada vez maior a quantidade de países que enxergam nos profissionais desta categoria uma oportunidade e facilitam a entrada deles em seus territórios. As pesquisas por “empregos nômades digitais” aumentaram 800% em 2022 e nós ainda mal passamos da metade do ano. Será que essa nova forma de trabalho remoto veio para ficar?
Empregos nômades digitais
A Indonésia anunciou recentemente que está aceitando nômades digitais de braços abertos, permitindo ganhos isentos de impostos para aqueles que optarem por se mudar para o trabalho, desde que seus ganhos venham de fora do país. A informação foi publicada pelo portal britânico fe news.
A Geração Z está na vanguarda da revolução dos nômades digitais e, à medida que essa mudança cultural ocorre, espera-se que o número total de nômades digitais no mundo possa dobrar em apenas alguns anos.
O aumento do crescimento do trabalho remoto devido à pandemia fez com que o número de nômades digitais com emprego tradicional passasse de 6,3 milhões em 2020 para 10,2 milhões em 2021. Isso mostra que o tipo de trabalho que esses indivíduos escolheram para fazer não foi o fator predominante de mudança, mas sim a forma como eles foram autorizados a trabalhar.
Trabalhar em multinacional: saiba como é possível.
Números do trabalho remoto em 2021
Em termos de que tipo de trabalhadores o trabalho remoto impactou, os números em torno do trabalho remoto em 2021 incluíram:
- Trabalhadores remotos independentes aumentaram 15%;
- 35% dos nômades digitais trabalham para uma empresa;
- 28% são freelancers;
- 18% são empresários.
Estudos mostram que 44% de todos os nômades têm entre 26 e 41 anos. No entanto, o número de pessoas mais jovens que escolhem esse estilo de vida deve aumentar anualmente, à medida que a Geração Z continua lutando por um equilíbrio entre vida profissional e pessoal adequado a eles.
Embora os nômades digitais elogiem o estilo de vida devido às inúmeras vantagens envolvidas, os números sugerem que os trabalhadores remotos nessa capacidade estão realmente trabalhando mais horas, geralmente mais de 40 por semana. No entanto, aqueles que trabalham em trabalhos remotos elogiam a flexibilidade associada ao estilo de vida, com estudos revelando que a produtividade é 35-40% maior do que os funcionários no local.
Viver e trabalhar no exterior: conheça os países com as semanas de trabalho mais curtas.
Setores que abraçam os nômades digitais
Os nômades digitais podem ser encontrados em uma variedade de áreas de trabalho, com empregadores em geral se adaptando ao aumento de empregos remotos como o método preferido de emprego. Predominantemente, os setores que adotaram o trabalho remoto mais do que qualquer outro incluem:
- Tecnologia da informação (19%);
- Serviços criativos (10%);
- Educação e treinamento (9%)
- Consultoria, coaching e pesquisa (8%)
- Vendas, marketing e relações públicas (8%)
- Finanças e contabilidade (8%).
Vagas na Alemanha para engenheiros: país procura 151.000 profissionais.
Como as empresas podem se adaptar aos empregos nômades digitais
Muitas empresas podem sentir que a mudança no estilo de trabalho é sem precedentes, com as normas tradicionais mudando do estilo de trabalho interno ao qual estão acostumados. É fato que houve uma grande ascensão do trabalho remoto e, com isso, será cada vez mais exigido um maior nível de flexibilidade das empresas. Cada vez menos pessoas desejam trabalhar em escritório e a próxima geração de trabalhadores está escolhendo um estilo ocupacional que não exige mais atendimento físico.
Muitos profissionais estão optando por carreiras que permitem viagens, trabalho remoto e realocação. Por isso, a Geração Z está adotando suas carreiras escolhidas, mas uma mudança nos valores tradicionais de trabalho deve ocorrer. Uma pesquisa envolvendo 1.000 funcionários revelou que 86% querem trabalhar em outro lugar que não seja o escritório pelo menos uma vez por semana.
Trabalho remoto na Irlanda: você aceitaria ganhar menos para trabalhar de casa?
Além disso, as oportunidades de isenção de impostos estão cada vez mais mais comuns e já são realidade para muitos nômades digitais, com 95% dos trabalhadores remotos afirmando que a Indonésia era seu destino de preferência para trabalho remoto.
Com as pesquisas do Google por empregos remotos saltando 262% em uma semana, as empresas precisam se concentrar em proporcionar novas opções potenciais para seus funcionários, a fim de se adaptarem ao seu estilo de vida, reconhecendo que os mesmos resultados podem ser obtidos com o trabalhar de casa ou em qualquer lugar do mundo.
Trabalho em casa: como encontrar uma profissão home office.
*Conheça quais os principais empregos remotos em 2022 e aproveite para se inscrever no nosso canal: