As vagas para empregos de marketing remoto nos EUA estão em alta segundo a maior rede social profissional do mundo. Confira!
2020 foi, com certeza, o ano mais desafiador para profissionais e empresas até agora no século 21. Cada setor, cada categoria de trabalho e cada função específica sentiu a crise de uma maneira diferente e em muitas áreas as mudanças vieram para ficar. No caso do Marketing, por exemplo, os profissionais estão experimentando mudanças drásticas nos últimos meses. São demandas diferentes e a posição geográfica do profissional já não importa tanto. Sem contar nas inovadoras maneiras de gerenciamento de equipe e trabalho remoto.
Aumento de empregos de Marketing remoto nos EUA
Um relatório da rede social profissional LinkedIn mostra que houve um aumento de empregos de marketing remoto nos EUA, especialmente em relação às tendências de contratação e habilidades solicitadas. As informações contidas no relatório destacam onde estão surgindo as novas vagas para profissionais de Marketing nos EUA. Os dados que demonstram um aumento de demanda para profissionais de comunicação no país da América do Norte.
Em 20 de maio de 2021, o LinkedIn registrou um aumento de 457% em comparação ao ano anterior nas publicações de empresas que buscavam profissionais e que ofereciam “trabalho remoto”. Aliás, é óbvio que os empregos remotos estão muito mais comuns, porém hoje eles são duas vezes mais populares entre os usuários da plataforma e na quantidade de pessoas que se interessam por essa modalidade de trabalho.
Leia também: multinacional dos Estados Unidos quer contratar 10 mil novos trabalhadores.
Ascensão dos profissionais e dos empregos de Marketing remoto nos EUA
Grande parte das empresas já percebeu que seus colaboradores, a partir de 2020, atuarão de forma híbrida (de casa e no escritório) e que isso é um caminho sem volta. A quantidade de ofertas de empregos de Marketing remoto nos EUA aumentaram 177% nos últimos seis meses no LinkedIn.
Claro que as vagas remotas não são uma exclusividade dos profissionais de Comunicação e Marketing, entretanto nesta categoria o relatório mostra um aumento substancial se comparado com outras profissões.
É um processo natural de evolução, pois conforme os meses foram passando, as empresas ficam cada vez mais confortáveis em ter profissionais e equipes trabalhando de casa e se relacionando de maneira digital. Sobre os cargos específicos que estão crescendo e com uma maior demanda no Marketing remoto, o relatório do LinkedIn traz os 10 principais:
- Especialista em Marketing Digital;
- Copywriter (redator);
- Gerente de Marketing Digital;
- Especialista em otimização de mecanismos de pesquisa;
- Escritor e gerador de conteúdo;
- Gerente de mídia social;
- Gerente de Marketing;
- Comprador de mídia;
- Especialista em Marketing de mídia social;
- Gerente de contas.
Ao analisarmos a lista com os cargos e empregos de Marketing remoto nos EUA em ascensão, percebemos que praticamente todas as especialidades do Marketing são contempladas.
Não deixe de ler: as 100 empresas que mais patrocinam visto de trabalho para os Estados Unidos.
Cidades dos Estados Unidos com maior demanda para profissionais de marketing
Um processo que já estava acontecendo antes da pandemia, mas que foi acelerado por ela, era a saída de pessoas de grandes cidades americanas e em todo o mundo. O êxodo estava diretamente associado ao alto índice de estresse e ao custo de vida elevado.
Porém, com a pandemia e a possibilidade de se trabalhar “de casa”, isso se acelerou consideravelmente e não sem motivos que as cidades com uma maior necessidade de profissionais de Marketing nos Estados Unidos são as que tiveram um maior êxodo.
A demanda por profissionais de Marketing é maior nas regiões metropolitanas abaixo:
- Área Metropolitana de Nova Iorque;
- Região da Baía de São Francisco;
- Área Metropolitana de Los Angeles;
- Grande Chicago;
- Região de Boston.
De ressaltar que, segundo o relatório, a cidade de Nova Iorque se destaca como o principal ponto de encontro para os profissionais de Marketing no momento. É seguida por Atlanta, Los Angeles, São Francisco e Miami-Fort Lauderdale.
Veja também: mais de 3 mil vagas para quem fala português nos Estados Unidos.
Dimensionando salários dos profissionais de marketing nos EUA por local
O relatório da rede social profissional LinkedIn aponta as regiões com maior demanda de empregos de Marketing remoto nos EUA, mas também mostra os salários praticados em cada uma dessas regiões. A análise dos dados relacionados aos salários por região foi dividida em duas categorias: profissionais de Marketing relativamente novos (menos de dois anos de experiência) e profissionais de Marketing mais experientes (mais de dois anos de experiência de mercado).
Não deixe de ler: melhores empresas para trabalhar nos Estados Unidos em 2021.
Principais salários médios por local para profissionais de Marketing nível iniciante
Para os profissionais em início de carreira (menos de dois anos de experiência), as regiões que melhor remuneram nos Estados Unidos são (IMPORTANTE: os valores referidos são anuais):
- Charleston, Carolina do Sul: $ 87.700;
- Área da Baía de São Francisco: $ 87.200;
- Toronto, Canadá Área: $ 86.700;
- Louisville, área de Kentucky: $ 86.600;
- Área da Grande Atlanta: $ 85.800.
Principais salários médios por local para profissionais de Marketing experientes
Para profissionais de Marketing que têm um pouco mais de experiência e estão interessados em se realocar ou buscar salários mais altos, as regiões dos Estados Unidos que oferecem melhores oportunidades de trabalho são:
- Área da Baía de São Francisco: $ 92.600;
- Área da Grande Seattle: $ 91.200;
- Pittsfield, área de Massachusetts: $ 86.000;
- Houston, área do Texas: $ 85.800;
- Condado de Orange, área da Califórnia: $ 83.600.
Saiba mais: 20 empregos nos Estados Unidos para recém-formados que pagam mais de US$ 5 mil por mês.
Oportunidades e aumento de empregos de Marketing remoto nos EUA são uma tendência
É claro que a pandemia e a crise sanitária mundial impactaram sensivelmente a vida das pessoas. E também é óbvio que tantas mudanças em um espaço de tempo curto deixam os mais desatentos impressionados. Com isso, é normal que ocorra uma apreensão em relação ao futuro e uma ansiedade na área profissional em que atuamos. Contudo, a realidade é que o aumento na possibilidade de se trabalhar remotamente e o impacto que isso tem na área de Marketing é bom para quem contrata e para quem busca uma oportunidade na área.
Tanto para as empresas, quanto para os profissionais disponíveis, é certo que a pandemia ampliou as possibilidade de atuação (inclusive geograficamente) e está trazendo mais oportunidades. Não que isso não venha acompanhado de boas doses de ansiedade e receio em relação ao futuro do Marketing, um futuro que, à primeira vista se mostra mais promissor do que ruim. Acesse o relatório completo do LinkedIn e veja todas as informações!
*Aproveite para ouvir também o nosso Podcast Partiu Morar Fora (com episódios novos todas as semanas!):