Confira 5 dicas práticas para mulheres que querem empreender no digital e começar a trabalhar na internet de maneira mais assertiva.
*Atualizado em 27 de setembro de 2022.
Não é novidade que a pandemia afetou mais as mulheres no mercado formal de trabalho. Com uma retomada lenta da economia mulheres estão em busca de outras oportunidades para se manter no mercado de trabalho. E hoje vamos lhe ajudar com 5 dicas práticas para mulheres que desejam empreender no digital.
Dicas práticas para mulheres que querem empreender no digital
De acordo com pesquisas recentes a taxa de desocupação das mulheres é de 17,1%, frente a 11,7% para os homens, segundo os dados mais recentes do segundo trimestre do ano da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Essa pesquisa aponta também que mulheres têm encontrado muitas dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho ou ainda se manter no emprego. Um mercado de trabalho ainda muito dominado por homens, preconceitos em relação a licença-maternidade, entre outros fatores têm feito muitas mulheres buscarem outras alternativas para se manterem independentes financeiramente.
O empreendedorismo digital tem atraído muitas profissionais que desejam ter mais liberdade, mais reconhecimento e ter mais tempo para a família. Mulheres tem se apropriado desse novo mundo com criatividade, versatilidade, criando um ambiente de colaboração e autoliderança.
Entre as principais vantagens que empreendedorismo digital pode oferecer são:
- A liberdade de tempo e a liberdade geográfica (trabalhar em qualquer lugar);
- Acompanhamento dos filhos nas atividades extra classe;
- Ter uma rotina mais flexível.
Muitas mulheres apostam no empreendedorismo digital por estar relacionado ao reconhecimento profissional através de seus próprios resultados. Mas ainda existem muitos desafios, que vão desde a falta de autoconfiança herdada por preconceitos sociais até hoje presentes em muitos ambientes corporativos.
Diante da crise, você se ajuda ou se sabota?
Veja 5 soluções para começar a empreender no digital
Mas agora vamos as dicas práticas para mulheres que querem empreender no digital:
1ª Invista em preparação e planejamento: negócios femininos tem a missão, a visão e valor de acordo com as características pessoais de cada mulher. As mulheres estão sempre dispostas a aprender e buscam por mais preparação antes de abrir as suas próprias empresas.
2ª Encontre o seu “porque” para empreender no digital: grandes empresas possuem grandes resultados porque conseguiram alinhar uma missão e uma visão de mercado para construir uma solução para mundo.
3ª Identifique e desenvolva o seu talento: qual o segmento de atuação que você gosta de atuar e que você se identifica.
4ª Defina o seu nicho de mercado: reconhecer o seu nicho vai fazer você pensar em como se destacar nesse meio. Procure saber mais sobre a concorrência, os seus desafios e, será preciso fazer algumas adaptações.
5ª Tenha um plano de carreira para empreender no digital: um plano de carreira (ou plano de negócios) serve para detalhar cada passo que se pretende dar em relação ao seu negócio digital. Ter um plano traz previsibilidade, uma visão sistémica empreendedora. E você saberá os passos que pretende dar em cada período do ano (ou de acordo com o seu crescimento).
Veja como empreender em tempos de crise.
Tenha um bom planejamento e plano de negócios
Uma carreira de empreendedora digital traz múltiplas tarefas e pouco tempo disponível para empregar nesse projeto, principalmente se você ainda possui um emprego no mercado de trabalho formal. Por isso, ter um bom planejamento é importante para ser capaz de se organizar no seu trabalho, ter foco e otimizar as etapas.
Um plano nunca é perfeito e fixo. Você deve ir atualizando-o de forma constante, avaliando erros, ouvindo opiniões de clientes e assim usá-las como aprendizado para as ações futuras. O segredo que separa as pessoas comuns dos empreendedores digitais é a capacidade de não desistir nas primeiras dificuldades e se apropriar das suas experiências para focar no que você faz de melhor.
Como as mulheres podem superar os desafios de empreender no digital
O mundo digital é uma alternativa de mercado de trabalho para muitas mulheres que estão em busca de novas oportunidades para oferecer os seus serviços e produtos. Mas, como as mulheres podem superar os desafios de empreender no digital?
Um dos reflexos da pandemia foi mostrar a desigualdade que ainda existe quando se fala de oportunidades iguais para homens e mulheres. Construir carreiras de alta performance requer investimentos de tempo e dedicação, e quando isso envolve a família, um dos dois precisa estar mais disposto aos cuidados do lar.
É importante compreender que muitas barreiras históricas e sócio-econômicas afetam as mulheres, que acabam por buscar oportunidades onde possam conciliar trabalho e família. E neste cenário empreender o mercado digital teve uma importância muito grande no sentido de abrir novas possibilidades em gerar renda.
O mundo digital cresceu muito durante a pandemia, trazendo uma nova indústria de bens e consumo que poucas pessoas conheciam antes. Pesquisas especializadas apontam que cerca 80% das decisões de compra são feitas por mulheres, são as mulheres a maioria do público consumidor. Pensar nesse mercado digital mulheres vendendo serviços ou produtos para outras mulheres faz todo sentido.
O fato é que as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço no mundo digital, especialmente no marketing digital, mas ainda enfrentam muitas dificuldades para gerar resultados com o seu trabalho e equilibrar a rotina familiar.
Bloqueio emocional na vida profissional: saiba como identificar e superar.
Quais as principais dificuldades que as mulheres enfrentam para começar a empreender no mercado digital?
Muitas mulheres não iniciaram a suas carreiras no mundo digital, boa parte delas veio do mercado de trabalho tradicional ou de empregos públicos. Trabalhar dentro de casa somente com um computador ou um celular é a primeira barreira para superar.
1. Administrar as jornadas
Empreender no digital exige mudança de mentalidade. É um processo que precisa ser trabalhado em conjunto com a família, pois cuidar das tarefas domésticas, dos filhos são responsabilidades muitas vezes atribuídas somente a mulher. Esse comportamento foi notório durante a pandemia, gerando uma sobrecarga e crises de ansiedade em muitos casos.
Com a evolução da força feminina atuando no mercado digital percebemos a importância de um trabalho flexível que pudesse equilibrar a geração de renda e a divisão de tarefas no trabalho e na rotina da família.
Cada família tem as suas próprias regras, neste caso o melhor a fazer é conversar e tentar desenvolver um trabalho onde todos possam contribuir no trabalho de casa. Empreender é um jogo coletivo, você vai precisar desenvolver uma boa dinâmica em família e isso certamente irá refletir nos seus resultados, cada família vai encontrar o seu ponto de equilíbrio.
2. Sentimento de desvalorização
Outro desafio é o sentimento de desvalorização por estar a trabalhar a partir de casa, muitas mulheres ainda acreditam serem mais valorizadas quando estavam no ambiente corporativo. Quando se constrói uma carreira num modelo de trabalho e por uma necessidade ou circunstância precisa mudar de ambiente, não significa que você perdeu o seu valor, e sim que precisa desenvolver novas habilidades de autoliderança.
O seu conhecimento e toda a sua bagagem profissional são a base para alcançar os próximos níveis dentro do seu próprio negócio. Boa parte dessas empreendedoras não escolheu ir para o mercado digital somente por dinheiro, elas têm garra, acreditam no que fazem e tem uma causa muito forte que norteiam as suas ações.
As que acreditam que o mundo pode ser mais justo, apostam num mercado colaborativo ao invés de competição tóxica, e muitas delas ainda querem equilibrar a balança entre o trabalho e a família.
Como superar a procrastinação na era da distração.
3. Credibilidade profissional
Culturalmente valorizamos a mulher que “trabalha fora”, o que se justifica com o histórico do mercado de trabalho tradicional, mas atualmente com tantas mudanças este conceito precisa ser revisto. As mulheres não precisam buscar somente essa alternativa para se manter economicamente ativas, elas podem escolher como gerar renda a partir do que sabem fazer de melhor. E muitas estão à frente dos seus próprios negócios e são chefes de família.
É desafiador gerar credibilidade com o seu conhecimento e apresentar a solução que você entrega, porém, o mercado digital é muito mais democrático e ainda um campo livre para mostrar a sua trazer soluções criativas e lucrativas para seu cliente em potencial.
Acreditar na sua marca pessoal, nos valores que você prioriza quando escolhe empreender no digital é o que vai conectar você com outras pessoas. Coisas incríveis acontecem quando mulheres empreendedoras criam um ambiente de colaboração para desenvolver e impulsionar o crescimento de negócios e talentos femininos.
Quais o primeiro passos para começar a Trabalhar no Digital?
A primeira coisa que costumo dizer é que empreender é materializar seus talentos e habilidades de modo a construir uma vida com mais autonomia e liberdade financeira. Quem escolhe empreender tem uma certa inquietude e inconformismo em aceitar somente um caminho para ser bem-sucedido.
Começar a empreender no digital é um meio de muitas mulheres estão construindo a sua independência, não apenas financeira, mas também emocional e trazendo soluções criativas e lucrativas para o mundo. Com isso elas inspiram outras mulheres, fortalecem a autoestima e se apoiam mutuamente numa grande rede de realização.
Dar o primeiro passo é o mais difícil. Por isso, escolha começar a empreender no digital em algo que te faça mais feliz. Seja fazer, ensinar ou em produzir algo. Pessoas que trabalham com o que gostam tem mais chances de serem bem sucedidas. A sua paixão pelo que faz é fundamental, é através dela que você vai fazer a sua melhor oferta e vender o seu produto ou serviço.
Comece a falar do você faz nas redes sociais, com o tempo você vai aprimorar novas abordagens, as mídias digitais estão disponíveis para todos que desejam expor os seus serviços, conteúdos de forma acessível. Use esse espaço para atrair pessoas que serão seus clientes, construa a sua autoridade e se posicione para o mercado.
Medo de fracassar: Eu não sou bom em nada! Será?
Não tenha medo de começar
Como as mulheres podem superar os desafios de empreender no digital? Eu te respondo, dando o primeiro passo: escolhendo fazer dar certo!
Toda mulher que começa a empreender enfrenta dificuldades e barreiras no início, existem muitos medos, incertezas de mercado e a própria falta de confiança.
Não é uma tarefa fácil, mas é um modelo onde você tem liberdade para investir na sua própria ideia, trabalhar com o que gosta, de ter um estilo de vida que te faça feliz. Podendo equilibrar a sua agenda de trabalho com o cuidado com a família.
Faça da internet a sua vitrine, mostre seus valores pessoais, o quanto você acredita na solução que entrega alinhada ao seu propósito, faça o melhor que pode com o que você já tem. Pessoas se conectam com pessoas, valorize cada etapa da sua jornada no empreendedorismo e certamente você será notada. Confie em você e no que você faz!
Como o Medo de Errar pode prejudicar os seus resultados na Carreira.
Leve sua mensagem mais longe
Empreender no digital pode ser um caminho árduo, mas se o seu objetivo é levar a sua mensagem mais longe, ajudar pessoas com a solução que você entrega, pode valer a pena. Os seus valores e a sua causa serão sua fonte de motivação para fazer o seu trabalho todos os dias, mas é um negócio viável financeiramente e que respeita as suas escolhas.
Uma mentoria com focada em resultados no digital pode te ajudar a construir um negócio com a sua marca pessoal e que faça sentido para você. Tenho certeza que você só precisa de uma orientação e um direcionamento.
*Sou Vanessa Ferreira, Psicóloga e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a soltar seus medos e inseguranças para conquistarem os seus resultados profissionais no mundo digital.
Aproveite para ler também: trabalhar no exterior: passo a passo para o seu planejamento em 2022.
*Veja também dicas para jornalista Amanda Corrêa para trabalhar home office de forma produtiva:
2 Comentários
Olá! Tudo bem? Sim, temos estes conteúdos para te ajudar: https://staging2.vagaspelomundo.com.br/vistos-e-autorizacoes/nomade-digital-na-espanha/
Vídeo Youtube: https://youtu.be/ONrDwoWQ5zY
Um abraço!!! Amanda Corrêa
Olá como é processo de visto de nomade digital para Espanha, quantos euros tenho que entrar no país quais documentos obrigatoriamente. E vc tem algum vídeo explicando como ser um nomade digital?