Saiba como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira e ajudar a ampliar sua rede de relacionamento ou vender seus produtos e serviços.
*Matéria atualizada em 31 de outubro de 2022.
Há algum tempo que as redes sociais são uma vitrine de comunicação e integração entre pessoas e empresas. Muitos profissionais já perceberam a importância dessa troca que facilitou e transformou o mercado de trabalho. Por isso é importante aprender a usar as redes sociais para alavancar a sua carreira e pode fazer isso em 5 passos que vão ajudar para conquistar os seus objetivos profissionais.
Como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira em 5 passos
A dinâmica do mercado de trabalho mudou e diferentes oportunidades são criadas a partir das redes sociais. Essa grande vitrine global se tornou fonte de busca de pessoas com talentos e conhecimentos específicos, além de quebrar fronteiras e trazer fluidez para a gestão de negócios e carreiras.
Grandes empresas e profissionais têm buscado cada vez mais conhecer as ferramentas para fazer das redes sociais um atrativo a mais na hora da contratação de novos colaboradores. Desse modo, empresas e profissionais a utilizam para contactar com novos parceiros de negócios e buscar estabelecer parcerias estratégicas.
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Como você tem usado as suas redes sociais?
Por isso te pergunto: se uma grande empresa entrasse no seu perfil das redes sociais, você ficaria tranquilo com está lá no feed?
Se responder a pergunta acima resultou em preocupação, o nosso texto vai ajudar. Porém, o que você precisa saber é que as redes sociais vieram para ficar. Além disso, toda a carreira é ou será digital em algum aspecto, portanto é estratégico para você saber como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira e, com isso, conquistar os seus objetivos profissionais.
Construir uma imagem digital profissional onde você possa vender o seu produto, vender a sua mão de obra qualificada nas diferentes redes sociais vai trazer mais possibilidades de negócios.
Assim como você busca informações sobre as empresas no LinkedIn ou nos sites de busca, hoje é comum os recrutadores usarem as redes sociais para obter mais informações sobre os candidatos. Saber sobre o seu estilo de vida e assim perceber como as suas habilidades estão alinhadas a cultura da empresa.
Então, caso você não tenha um perfil nas redes sociais, veja esses 5 passos e aprenda como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira:
- Cuide da sua imagem nas redes sociais: Qual é a imagem que você quer passar nas redes sociais? Tenha coerências nas fotos que posta com o seu objetivo profissional e o seu estilo de vida. Evite publicações que possa te expor de forma negativa para o público, afinal as redes sociais são uma janela para que o mundo possa te conhecer.
- Escolha uma rede social para começar: Se você não está acostumado com as redes sociais, comece por uma que seja estratégica para você. O LinkedIn é a maior rede profissional atualmente, mas saiba que cada rede social tem características diferentes e assuntos definidos. Portanto, respeite as regras de conteúdos para postar e evitar constrangimentos.
- Tenha uma presença digital agradável: Ninguém gosta de conviver com pessoas chatas que criam polêmicas desnecessárias, e não agregam valor a ninguém. Ninguém faz negócio ou contrata pessoas que só usam o seu tempo para criticar, lembre-se que você é pode ser mal interpretado com esse tipo de exposição.
- Compartilhe o que você tem melhor: Compartilhe conteúdos interessantes sobre a sua área de atuação, sobre o que você faz, isso pode chamar atenção das pessoas e das empresas para futuros processos seletivos. Seja cordial, mostre a solução que entrega e comece a interagir com as pessoas nos comentários.
- Estabeleça bons relacionamentos: Ser estratégico nas redes sociais é importante, mas as oportunidades vem de pessoas. Estar em contato com quem você admira, seguir profissionais que se destacam podem trazer boas ideias. Além disso, a medida que você se aproxima desses profissionais, suas chance de ser lembrado por eles aumenta.
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Como ser notado nas redes sociais
Antes de qualquer coisa você precisa saber qual é o seu maior objetivo enquanto profissional, para que fim você quer chamar a atenção nas redes socias. Quer vender seu produto? Quer vender a sua mão de obra qualificada? Quer trabalhar no suporte ou nos bastidores para profissionais que já estão atuando nas redes?
Sabendo disso fica mais fácil concentrar energia na rede que mais vai chamar a atenção do público que você quer. Partir do princípio que interação é a palavra chave para ser notado, seja no Facebook, no Instagram ou no Twitter, as mais populares. Sem falar no LinkedIn que também é uma rede profissional muito importante para quem quer ter resultados.
Ser notado que é relevante independente da rede que você está, fazer networking, produzir conteúdos alinhados ao seu negócio ou a solução que você entrega quanto profissional facilitam na construção da sua marca pessoal.
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Sua imagem é seu cartão de visita
Você já deve ter escutado essa frase: “Pessoas compram de pessoas”. A sua imagem vende, se você quer construir boas relações de negócios como profissional e alavancar a sua carreira, cuide da sua imagem.
Mais do que a imagem que você quer transmitir, o que você publica nas redes diz muito sobre quem você é, seus valores, como gosta de levar a vida e como estabelece as suas relações de trabalho e relações pessoais. Comentários desnecessários e agressivos não ajudam em nada para quem está em busca de resultados.
Você pode se posicionar de maneira mais coerente com as empresas que busca trabalhar ou com as pessoas que precisam do seu serviço. Bom senso e boa educação ao escrever um comentário ao debater algum assunto relevante para você ou para a sua audiência podem demonstrar que você tem um diferencial no mercado.
Algumas orientações de etiquetas podem te ajudar neste tema:
- Evitar opiniões externas e radicais sobre assuntos polêmicos atuais;
- Não usar fotos ou imagens que possam prejudicar outra pessoa;
- Evitar espalhar spams e notícias falsas que geram transtornos;
- Interaja com respeito e sem ofensas;
- Não dispare convites de grupos sem consentimento da outra pessoa.
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Como veja como divulgar e vender nas redes sociais
Ter engajamento nas redes sociais é uma estratégia importante para conseguir chamar atenção de futuros clientes e se manter competitivo no mercado. A ferramenta do marketing digital mudou a forma das pessoas comunicarem o que fazem e o que vendem, isto facilita na hora de você direcionar os seus esforços para chamar a atenção.
As empresas e profissionais que aproveitam a possibilidade de interagir com os seus clientes e parceiros nas redes sociais, estão criando uma nova forma de relacionamento, abrindo novos caminhos e modelos de negócios mais sustentáveis.
Neste cenário podemos destacar alguns pontos que podem ser aproveitados por todos:
- Mostrar mais sobre quem você é: Se antes para escolher um candidato as empresas só tinham o currículo e as referências pessoais, hoje as redes sociais são sua vitrine interativa. Então, tenha bom senso para não prejudicar a sua carreira e o seu negócio.
- Segmentação do mercado: Essa facilidade ganha tempo vai direto ao foco das características de empresas ou público que você quer falar ou vender seu produto.
- Criar produtos com foco na experiência do cliente: As pessoas compartilham quase tudo na internet, desejos, dificuldades, gostos e muita informação para os olhares mais atentos para quem quer se conectar melhor através desse gatilho da empatia e necessidade.
- Crie conteúdo relevante para sua audiência: Suas redes são visitadas com frequência então a sua “vitrine virtual” precisa trazer informações que chamem a atenção do seu cliente, é aqui que o conteúdo faz a diferença no seu negócio. Além de ofertas e produtos, é importante saber das dificuldades que você pode ajudar e construir um bom relacionamento.
- Alavancar a sua carreira como profissional: Se você é um profissional que busca melhores oportunidades, começar a trazer conteúdos sobre o que você faz e usar como forma de divulgar o seu trabalho, principalmente no LinkedIn é uma oportunidade para se destacar no mercado. Numa plataforma como essa muitas empresa e profissionais estão de olho em novos talentos.
Algumas etapas antes de começar:
- Conheça o seu público: Use as redes sociais para se aproximar das empresas e dos clientes que você quer.
- Tenha Produtos e Soluções: Se você conhece o seu público já sabe a solução que você pode entregar através do seu produto ou serviço.
- Foco nas ações: Qual é o seu objetivo? Valorizar a marca? Vender o seu serviço? Aumentar as vendas?
- Planejamento e acompanhamento: Cuidar as etapas de execução, das entregas, da comunicação, ter serviços e produtos alinhados a necessidade do cliente.
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O que não se deve fazer nas redes sociais e prejudicar o seu sucesso na carreira
As redes sociais podem alavancar a sua carreira, porém têm o mesmo poder de prejudicar muito. E o único responsável por isso será você, pois é você que alimenta todas as informações que chegam por esse canal de comunicação.
Vale lembrar algumas dicas de o que não fazer nas redes sociais:
- Não se exponha sem necessidade em ambientes tóxicos das redes;
- Não critique publicamente pessoas ou empresas que você já tenha trabalhado, em alguns casos pode ser considerado crime de ofensa;
- Tenha um comportamento virtual dependendo da rede que você está interagindo, LinkedIn tem uma abordagem mais profissional, Facebook e Instagram mais informal, ambos podem te bloquear dependendo do conteúdo que você publicar;
- Siga as regras das plataformas em relação aos Termos de uso de cada uma, você não tem poder sobre isso mais tem responsabilidade legal sobre o que publica.
Lembre-se que a sua credibilidade é importante se você quer ser um profissional bem-sucedido, tanta na sua carreira como nos seus negócios. Não precisa fingir ser o que não é verdadeiramente, mas mostrar seu valores e postura profissional vão manter uma boa imagem e autoridade sobre o que você faz e vende.
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Alavancar a sua carreira: Redes Sociais são ferramentas de comunicação importantes
As redes sociais são muito mais do que um lugar para postar fotos, dividir nossa rotina, falar com amigos e família. Nela você pode encontrar e construir um ambiente propício para fechar negócios e construir carreiras.
Contudo, não existem regras definidas para saber qual é a melhor, o que você precisa saber é como cada uma dessas redes sociais pode fazer a diferença na sua carreira, principalmente na hora de você conquistar mais clientes e aumentar os seus resultados.
Encontrar uma maneira onde você possa manter o seu estilo de vida, apresentar uma boa imagem profissional é que vai fazer a diferença. Você não deve ser quem não é. Seja você mesmo, entregue o seu melhor todos os dias e aprenda como usar as redes sociais para alavancar a sua carreira através de uma comunicação clara e objetiva.
Saiba como realizar as suas metas profissionais.
Investir em autoconhecimento através de ferramentas de coaching de carreira é uma excelente estratégia para quem precisa acelerar os resultados nas redes sociais. Tenho certeza que você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz.
*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.
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