Saiba como desenvolver uma mentalidade empreendedora para destacar no mercado profissional e realizar seus objetivos.
*Matéria atualizada em 09 de novembro de 2022.
Conseguir entrar no mercado de formal de trabalho tem sido um grande desafio para a maioria das pessoas. Com muitas mudanças nas políticas de contratação, muitos profissionais precisam desenvolver uma mentalidade empreendedora para se destacar no mercado de trabalho.
O mercado está cada vez mais competitivo para todos os profissionais, em especial para os mais jovens que ainda estão em busca da primeira oportunidade de trabalho.
Com uma economia está em um momento difícil mundialmente e com altos índices de desemprego, esperar por uma contratação formal é inviável. Empreender não é só abrir uma empresa, mas é uma capacidade de projetar a sua carreira, fomentar novos negócios ou entregar transformações inovadoras. Seja elas dentro de uma empresa ou a partir do seu próprio talento projetar o seu negócio.
Mentalidade empreendedora como destaque no mercado de trabalho
De acordo com dados o SEBRAE, somente em 2020, cerca de 2,66 milhões de microempreendedores individuais (MEI) abriram suas empresas.
O sonho de ter uma carreira profissional numa grande empresa ou a estabilidade de um serviço público, já não é uma realidade para muitos profissionais brasileiros. Empreender é uma alternativa viável para suprir uma necessidade de trabalho, além de uma oportunidade de inovar, gerar novos negócios e movimentar a economia.
Será que você tem uma mentalidade empreendedora?
Empreender é fazer da sua carreira o melhor projeto! Alguns estudos apontam características primordiais que um profissional empreendedor precisa desenvolver para poder tornar o processo mais eficiente. Como essas:
- Disposição e determinação para o trabalho;
- Ser criativo;
- Mentalidade de aprendiz;
- Senso de urgência;
- Análise de riscos;
- Saber lidar com pessoas;
- Ter inteligência emocional;
- Comunicação eficiente.
Descubra como encarar o desafio de construir uma nova profissão.
Saiba como desenvolver uma mentalidade voltada ao empreendedorismo
Talvez você não tenha todas essas características, mas isso não significa que a sua capacidade criativa e força de ação possam se adaptar. Afinal todas essas habilidades podem ser aprendidas, um dos aspetos positivos da mentalidade empreendedora é que ela possibilita autodesenvolvimento constante.
Confira dicas para te ajudar a trabalhar como freelancer.
O que é preciso para desenvolver essa mentalidade empreendedora?
Muitos empreendedores surgem por necessidade, quando acontece uma demissão, por exemplo. E outro perfil de empreendedor é aquele que enxerga uma oportunidade, para começar o seu negócio a partir de uma ideia clara.
Entretanto, um profissional com mentalidade empreendedora é um eterno aprendiz que une a prática do mercado com estratégias de negócios para poder administrar a sua própria carreira.
Qualquer pessoa pode desenvolver uma mentalidade empreendedora e se destacar no mercado de trabalho, desde que veja uma oportunidade e pensar nas soluções. Além disso, não pode ficar só no campo da ideias, é preciso entrar em ação com foco e determinação total.
Como realizar as suas metas profissionais.
Por onde começar
Você sonha em começar uma projeto próprio, mas não por onde começar? Vamos de ajudar com as estratégias abaixo:
- Tenha clareza do que você quer desenvolver;
- Identifique e desenvolva seus pontos fortes, eles são o seu diferencial;
- Estude o mercado e os seus concorrentes;
- Faça um plano de ação e planejamento financeiro realista com a sua realidade;
- Esteja disposto a fazer dar certo, apesar das dificuldades;
- Tenha métricas de resultados para avaliar a sua evolução.
Para desenvolver uma mentalidade empreendedora é preciso aceitar os desafios, ter senso de urgência e não ter medo de fazer escolhas. Veja dicas para fazer a análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças).
Saiba como desenvolver uma rotina mais eficiente com ferramentas digitais.
Porque escolhemos empreender
Existem muitas razões para uma pessoa decidir empreender: por necessidade, para fazer uma renda extra, porque escolheu outro estilo de vida fora do convencional ou até mesmo por uma herança recebida.
Na verdade, muitos nem se dão conta do movimento de empreender por estarem numa condição de sobrevivência. Através da informalidade a realidade é garantir o pão de cada dia e neste contexto não cabe grandes expectativas sobre o negócio. Neste caso estão fazendo o que podem, o que sabem com os recursos que tem.
Muitos só esperam uma oportunidade para voltar para mercado de trabalho formal, onde a “estabilidade” pode oferecer uma mais-valia.
Nos últimos dois anos o mundo passou por uma profunda transformação no mercado de trabalho, muitas pessoas perderam os seus empregos e a sua fonte de renda. Então aqueles que tinha alguma formação e algum conhecimento tiveram que se reinventar profissionalmente. Empreender era uma opção viável.
Trabalhos Remotos: melhores áreas, vantagens e dicas para ter sucesso.
O que motiva as pessoas e se tornarem empreendedoras
Muitas pessoas sonham em largar o emprego formal e abrir o próprio negócio. Mas ser um empreendedor implica em ter habilidades específicas e saber que é um jogo de médio e longo prazo para ter resultados.
São muitos os motivos para as pessoas que sonharem em ter o próprio negócio, em geral, as razões são:
Estabelecer a independência financeira
Quando alguém não se contenta com um salário fixo mensal, as vezes pode até ser um bom salário, mas quando a pessoa reconhece o seu potencial e percebe que existem outras formas de ganhar mais dinheiro com a sua entrega, ela não se sujeita muito tempo. Neste caso empreender traz possibilidades de ganhos superiores que não acontece num trabalho formal ou no emprego público.
Flexibilidade de horários
Ter flexibilidade de horários não significa que o empreendedor vai trabalhar menos, pelo contrário. Mas não existe uma jornada de trabalho engessada que não permita conciliar a vida profissional e pessoal.
Fortalecer uma causa pessoal
Quando temos a oportunidade de criar um negócio próprio podemos aplicar aquilo que acreditamos e transformar num serviço e produto para vender para o mercado. Quando trabalhamos no mundo corporativo nem sempre as nossas ideias são valorizadas ou as vezes não temos espaço para expor de forma que possa contribuir para empresa. Isso traz frustração e insatisfação.
Podemos trabalhar com o que gostamos
Nem sempre o nosso trabalho atual é realmente o que gostamos de fazer. Quando alguém quer abrir o seu próprio negócio é comum dizer “Quero fazer algo diferente do que faço hoje”, geralmente algo que dê mais prazer.
Estudos apontam que pessoas felizes produzem mais e performam muito melhor, isso justifica a necessidade de ter que se dedicar mais horas de trabalho ao seu negócio.
Um dos grandes transformadores desses motivos para empreender é poder ter comportamentos e habilidades para entrar em ação e começar a batalhar diariamente através das tarefas a construção de um negócio de verdade.
Quais são os sacrifícios que você está disposto a fazer?
5 Maneiras de desenvolver uma mentalidade empreendedora no mercado atual
O mercado de trabalho tem uma dinâmica ativa e com muitas mudanças acontecendo, guerras, crises econômicas, instabilidade do mercado, um cenário mundial que afeta a vida de todo mundo. Mas para quem deseja ter o seu próprio negócio precisa se posicionar de maneira que apesar de tudo isso o seu negócio prospere.
O seu negócio, as suas regras, a sua responsabilidade, é assim que você precisa encarar, a suas decisões serão tomadas por você e você não poderá culpar ninguém por nada. Pensando alguns pilares dessa mentalidade, você precisa começar a trabalhar em você.
São eles:
Cuide da sua base emocional para empreender
Um negócio não vive só de estratégias e de marketing, se pessoa que vai executar todas as ações, não consegue ter uma mente preparada para uma jornada como essa, nada acontece. Tudo acontece primeiro na nossa mente, é lá que estão armazenadas os nossos pensamentos que fazem parte da nossa programação mental.
Os nossos pensamentos formam conduzem aos nossos sentimentos, que conduzem as nossas ações e consequentemente os nossos resultados. Inteligência emocional é o que vai sustentar o processo na construção de um negócio próspero.
Inteligência emocional para negócios: como começar o seu.
Identificar e reconhecer o seu talentos
Talento sem esforço e não é garantia de sucesso, mas seu talento pode ser um indicador de algo que você faz muito bem. Identificar o seu talento é o primeiro passo, a partir disso vai precisar buscar mais sobre o seu nicho de atuação e estratégias para expandir o seu negócio.
Seja você de forma estratégica
Muitas vezes você pode se perder com muitas informações que precisa colocar em prática e acaba se deixando levar por um monte de coisas que “os gurus” falam, mas isso não pode tirar a sua autenticidade. Seja você de forma estratégica e não se anular para ser estratégico.
Crie uma rotina produtiva
Empreender requerer investimentos, principalmente você que é o principal ativo da sua empresa, então cuide de você primeiro para depois cuidar do seu negócio. Pode parecer um pouco egoísta, mas não é. Você vai precisar trabalhar duro, investir tempo e energia para ter os resultados que deseja.
Construir hábitos saudáveis aumentam sua performance profissional.
Se acostume em arriscar
A maioria dos empreendedores bem-sucedidos não nasceram empreendedores, eles se adaptaram as circunstâncias e aos desafios de cada cenário. Foram buscando soluções superando os fracassos e tendo atitudes positivas no sentido de saírem melhor e mais fortes a cada desafio.
Aqueles que se destacam enxergam as falhas e fracassos do processo como feedback e oportunidade de melhoria contínua.
Tenha um plano de negócios
Por mais simples que seja, um plano traz previsibilidade para sua mente saber onde deve concentrar atenção e esforço para executar atividades que façam sentido na construção do negócio. Através desse plano saber o que vai vender, para quem e como vai fazer para vendar, qual a forma de comunicação para o público.
Esse plano também é importante para entender o cenário e avaliar o que está dando certo e corrigir a rota se for necessário, assim encontrar oportunidades de expandir.
Acreditar na sua própria capacidade de entregar soluções para o mercado é uma característica fundamental para uma mentalidade empreendedora. Mesmo que você não seja um empreendedor nato, todos esses pilares são aprendidos, a partir dos passos que queremos dar porque temos autoconfiança na nossa capacidade.
Um bom trabalho de autoconhecimento profissional pode te ajudar neste sentido, ter um mentor ou psicólogo pode ser um bom investimento nesta fase, para que você identificar e reconhecer os seus talentos e aprimorar suas habilidades para o seu projeto empreendedor.
Procrastinar na carreira: 5 dicas para você parar de adiar planos.
Como aplicar a mentalidade empreendedora na prática do dia a dia?
Entenda que empreender pode ser fazer da sua vida o melhor projeto! Mas sendo muito realista no mundo dos negócios só tem sucesso quem aplica o que aprende, desenvolver essas habilidades pode te ajudar a ser mais eficiente nas ações:
- Aprender com os erros, não se sentir um fracassado quando acontecer;
- Buscar soluções criativas para superar casa obstáculo;
- Ter senso de urgência para atender a necessidade do seu cliente;
- Está atento aos concorrentes;
- Reconheça que o seu produto ou serviço não é para todo mundo, pare de tentar agradar a todos e foque no seu cliente ideal, pensar assim vai trazer leveza para o processo;
- Seja persistente e resiliente para buscar os seus resultados.
- Não espere o momento ideal para começar, esse momento não existe, comece com o que você tem, com o que sabe e com a forma mais simples para entregar.
12 hábitos que você precisa abandonar para não fracassar.
Por que você deve desenvolver uma mentalidade empreendedora mesmo sem querer empreender?
Em primeiro lugar porque o mundo e as relações de trabalho estão mudando. As empresas mudam, sistemas políticos mudam e você enquanto profissional deve está atento a essas mudanças. Você não vai querer ficar parado no tempo vendo tudo isso acontecer e não reagir a isso.
A sua vida, seu negócio, sua responsabilidade! Independente de você está trabalhando numa empresa ou numa instituição, essa situação pode mudar, a pergunta aqui é: você está preparado? Se a resposta foi não, você já sabe o que precisa fazer.
A melhor forma de se preparar para momento de incertezas é investir em você e no seu potencial, o que você sabe fazer é o seu capital intelectual, é o seu maior recurso para usar a seu favor.
O que você sabe fazer, qual a solução que você resolve e o quanto de resultado você já teve são sua marca, isso tem que está muito claro para você. Você precisa estar sempre pensando em crescimento e agir de forma prática para sair da zona de conforto e se desenvolver para passar pelas situações que exigem mais das suas competências e habilidades para transformar a sua realidade.
Mães empreendedoras: como construir uma carreira depois da maternidade?
Como dar os primeiros passos agora que você sabe como desenvolver a sua mentalidade empreendedora?
Agora que você já sabe que precisa preparar a sua base emocional para empreender e desenvolver habilidades específicas, vamos falar dos primeiros passos.
Primeiro passo é você saber que ninguém começa nada do zero, você tem conhecimentos, vivências e experiências que podem contribuir com o seu negócio. Valorize isso e faça as adaptações necessárias para esse novo empreendimento.
Existem muitas possibilidades de negócios para todo tipo de tamanho de investimento e seguimento, mas começar por esses critérios básicos podem facilitar:
- Identifique um problema no mercado que você saiba resolver;
- Escolha qual será o seu público alvo;
- Crie um serviço ou um produto para atender essa necessidade;
- Tenha um plano simples e eficaz (veja o capital inicial e financeiro da empresa);
- Comunique ao mercado essa solução que você vende, use as redes sociais para começar;
- Entre em ação para executar o seu plano, empreender é mais sobre acreditar e fazer do que esperar cair do céu.
Esses critérios podem variar para mais simples ou mais complexos, dependendo do seu objetivo e nível de investimento. Mas é importante trazer previsibilidade e métricas de acompanhamento dos seus esforços. Atualmente é possível começar um pequeno negócio tendo acesso à internet e trabalhar a partir de casa, sem uma grande estrutura física como alugar um espaço, por exemplo.
Quase todos começaram pequenos
Fortaleça a sua mentalidade empreendedora durante o processo. Ninguém começou grande, cheio de processos estruturados e tendo grandes resultados, mas sim, aquelas pessoas inconformadas conseguiram mudar a sua própria realidade.
Comece com o conceito de MVP – Mínimo Progresso Viável, é assim que muitas startups começam, fazem uma pequena entrega, testam no mercado, colhem feedbacks e aprimoram. Depois disso, lançam novamente, esse é um processo que faz você está sempre em movimento com a sua mentalidade e com o seu negócio.
Descubra 5 ideias de negócios Home Office para ganhar dinheiro e trabalhar em casa.
Busque programas de mentoria e cursos que te ajudem
Empreender as vezes é uma jornada solitária, mas não precisa ser assim com todo mundo. Quando uma pessoa decide empreender ela não tem uma mentalidade empreendedora estruturada que vá conduzi-la para o sucesso, e isso não é um problema.
Atualmente existem muitas escolas, cursos e mentorias que foram modelados para ajudar aquelas pessoas que buscam em primeiro lugar investir em si mesma, para depois ser estratégico com o negócio.
Cada escola ou mentoria busca ofertar cursos de acordo com o objetivo dos empreendedores que querem aprender a formular metas, criar processos, ter técnicas de vendas e outras ferramentas que fazem parte de negócios.
Leia também: A importância da flexibilidade no trabalho como estratégia de negócio.
Valorize seus valores e convicções
Embora tudo isso seja importante, valorizar o cuidado com a sua base emocional para empreender deve vir em primeiro lugar. Ter em mente que os seus valores, as suas convicções e os seus sonhos precisam fazer parte dessa construção, caso contrário você pode ser perder no processo ouvindo os “gurus” e se anulando como pessoa e dono do seu negócio.
Se você não puder aplicar isso no seu próprio negócio, onde será? Na empresa de outra pessoa? Claro que não.
Então busque mentores que tem haver com os seus valores éticos, que não distorção a sua realidade e não te faça caber um modelo que não respeita a sua pessoalidade.
Pessoas bem sucedidas tem uma mentalidade empreendedora forte porque sabem quem são de verdade, essa mentalidade de crescimento e autoconfiança é que faz ter resultados independente das circunstâncias.
O processo de coaching de carreira é uma excelente estratégia para quem precisa desenvolver uma mentalidade empreendedora e se destacar no mercado de trabalho. Tenho certeza que você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz.
*Eu sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é te ajudar a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica.
*Conheça também o canal do Vagas pelo Mundo no Youtube e inscreva-se: