Uma grande demissão em massa tem acontecido nos Estados Unidos, “A grande renúncia” como tem sido chamada pode nos ensinar algo precioso.
A pandemia trouxe perdas inestimáveis para a economia global, ainda assim o período de isolamento trouxe muitas reflexões a cerca do modelo de trabalho do mundo corporativo. Mas o que podemos aprender com o movimento da “A grande renúncia” nos Estados Unidos?
De acordo com um estudo feito pela Secretaria de Estatísticas Trabalhistas nos EUA, apenas no mês de agosto, 4,3 milhões de profissionais pediram demissão dos seus empregos, esse movimento que recebeu o nome de ‘A Grande Renúncia’ (‘The Great Resignation’), é o maior recorde desde 2000.
Mas o que leva profissionais que trabalham numa das maiores economias do mundo a pedirem demissão?
O período de isolamento social provocou reflexões em muitas pessoas que atuavam num modelo de trabalho que já não atendia as expectativas de estilo de vida. Na medida que esses profissionais puderam sair do “piloto automático” começaram a perceber que as suas carreiras não estavam alinhadas com os seus interesses e preferências.
Por trás desse movimento existem 4 grandes motivadores:
- Demissão tardia: com a retomada da economia quem já estava insatisfeito e queria sair da empresa teve coragem e pediu para sair. Os profissionais esperaram a economia se movimentar para ficarem mais seguros e fazer as movimentações no mercado.
- Esgotamento do trabalho: Desafios do trabalho em casa, a pressão por resultados e conciliar rotina de casa e filhos, trouxe uma sobrecarga que muitos não aguentaram.
- Momento de reavaliar o que importa: As pessoas começaram a reavaliar sobre as suas vidas, as suas escolhas e prioridades. E perceberem que por conta do trabalho e do estilo de vida que muitos de nós conhecemos, não tinham muito tempo para nada a não ser cumprir com a rotina laboral.
- Trabalho remoto: Quem conseguiu se adaptar a trabalhar em casa não quer voltar a ter o desgaste de pegar trânsito, voltar ao ambiente estressante de escritórios e já se percebem mais produtivos em casa.
Apesar de ser uma realidade ainda distante de alguns países com a economia em recuperação, essa tendência vem se confirmando em muitos países. No Brasil algumas empresas querem manter a flexibilidade que foi implantada durante a pandemia.
Como saber se você escolheu a carreira certa?
Busca do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
O que podemos aprender com o movimento da “A grande renúncia” é que ser dono da nossa própria carreira é primordial. Parar para refletir sobre qual o caminho estamos trilhando e colocar tudo na balança e buscar um equilíbrio.
Transições de carreira serão cada vez mais frequentes, e não será apenas o salário que leva a pessoa a escolher um novo trabalho, mas sim flexibilidade, benefícios e a qualidade de vida.
Não podemos evitar que fatos externos interfiram na nossa carreira, eles vão acontecer independente da nossa vontade. Mas podemos escolher sempre como vamos administrar tudo isso na nossa vida.
Leia também: O que você sacrifica pelo seu sucesso profissional?
A grande renúncia: é hora de reavaliar a sua carreira
A cada novo desafio conseguimos trazer uma nova perspectiva que pode mudar a forma como lidamos com os efeitos da pandemia. Ressignificar, reavaliar é mais que necessário para a sua carreira ser sustentável em tempos de mudanças e transformações.
O processo de coaching de carreira é uma excelente estratégia para quem precisa desenvolver uma mentalidade empreendedora e se destacar no mercado de trabalho. Tenho certeza que você só precisa de uma orientação clara e uma metodologia eficaz.
*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é, ajudar-te a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica e com sucesso.
Também pode te interessar: mentalidade empreendedora: saiba como desenvolver uma e se destacar.
Veja também dicas para trabalhar em casa e aproveite para se inscrever no canal: