A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas instituições europeias de ensino superior em funcionamento no continente e no mundo. Confira dicas de como ingressar, bolsas de estudo e muito mais!
*Texto de Amanda Corrêa e João Paulo Marinho.
A Universidade de Coimbra possui várias áreas de formação e várias oportunidades para quem busca formação em uma instituição de ensino renomada. Estudantes estrangeiros também podem ter acesso aos seus diversos cursos e graus de formação. As formas de ingresso podem ser bem mais fáceis do que você imagina. Nesse texto, queremos trazer um pouco da história, das curiosidades e de como se candidatar para um curso superior na Universidade de Coimbra. Confira!
PLANEJAMENTO DE VIAGEM
Aluguel de carros: alugue um carro e se sinta livre em sua viagem à Portugal. Conte com a Rentalcars, para encontrar o melhor preço.
Passagens aéreas: preços e condições para voar com tranquilidade para Portugal é na Passagens Promo.
Hospedagem: desfrute da liberdade de uma estadia prolongada com a Booking
Chip Internacional Europa: a melhor conexão 4G Ilimitada, voz e dados do mercado está na America Chip.
Transferências de Dinheiro: com a Wise você transfere para 80 países com segurança e praticidade.
Seguro viagem: os melhores planos de seguro viagem você encontra na Seguros Promo.
História e tradição da Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra tem sua fundação datada de 1290, através de um documento assinado por D. Dinis, chamado de “Scientiae thesaurus mirabilis” que fez nascer, assim, a universidade mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo.
Teve seu início nas dependências do Palácio Real, mas logo se estendeu pela cidade de Coimbra, modificando a paisagem e transformando, aos poucos, a cidade e tornando-a uma cidade universitária. A Universidade de Coimbra teve a criação do Polo II no Século XX, campus esse dedicado às áreas de Engenharia e Tecnologia.
O Polo III, além de ser o mais novo, é também o que abriga as áreas das Ciências da Saúde. A universidade conta, hoje, com oito faculdades e mais de 22 mil alunos. A tradição da Universidade de Coimbra é tão grande que, para quem estuda na instituição, há um legado de poder dar continuidade à história da matriz intelectual de Portugal.
Uma tradição muito forte e preservada até os dias de hoje na Universidade de Coimbra é os seus tradicionais uniformes. O uniforme usado pelos estudantes veteranos da universidade é composto por uma longa capa preta, gravata, camisa social, calças para os homens e saias para as mulheres.
Esse padrão de uniforme, que também é usado por outras universidades de Portugal, como a Universidade do Porto, por exemplo, pode ter servido de inspiração para que a autora de Harry Potter incorporasse alguns desses elementos no uniforme de Hogwarts, que pode ser conferido, tanto nos livros, quanto nos filmes da saga.
ENEM Portugal: lista atualizada das universidades que aceitam.
Saiba se há muitos brasileiros na Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra é considerada, por muitos, “a maior universidade brasileira fora do Brasil”. Isso pode ser explicado dado ao número de estudantes brasileiros que escolheram a instituição portuguesa para estudar. Os estudantes brasileiros ocupam a maior fatia das 86 nacionalidades estrangeiras que hoje estudam na UC.
A relação da Universidade de Coimbra com o Brasil é bem antiga. Há registros de que a primeira vez que um estudante brasileiro estudou na instituição foi no século XVI. Depois disso, a UC não parou mais de receber alunos de terras canarinhas. Hoje, são mais de 2 mil alunos matriculados na instituição, entre eles, estudantes e investigadores. Esse número não para de crescer, ano após ano. Não é atoa que a universidade é considerada a maior comunidade de estudantes brasileiros, numa instituição de ensino superior, fora do Brasil. Representando quase 10% do corpo acadêmico da instituição de ensino superior portuguesa.
A Universidade de Coimbra e a CPLP integram um grupo de mais de 130 instituições de ensino superior, dos oito países que têm como língua oficial a língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor – e Macau (RAEM).
Essas instituições formam a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que é uma ONG internacional que tem por objetivo promover a cooperação na troca de informações entre essas universidades e outros institutos superiores.
Estudantes que se encontram matriculados em uma dessas universidades membro da AULP, como é o caso da Universidade de Coimbra, podem contar com apoio das instituições de acolhimento com Bolsas Procultura e com a Bolsa de Viagem OEI-AULP, que são bolsas destinadas a estudantes de licenciatura e de mestrado, originários dos países que fazem parte da (CPLP) e que desejam frequentar uma instituição de ensino superior no Brasil ou em Portugal.
Conheça, também, a Universidade de Oxford: História, Como Ingressar, Cursos e Bolsas de Estudo.
Afinal, a Universidade de Coimbra aceita o ENEM ?
A Universidade de Coimbra aceita a nota do ENEM como meio para ingressar nos cursos de licenciatura da instituição, que são os chamados cursos de 1º ciclo, em Portugal. Porém, atenção: essa regra não se aplica aos cursos da área da saúde, como é o caso de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia.
Para ingressar em Medicina, o candidato deverá fazer o Exame Nacional em Portugal e conquistar excelentes notas. O curso de Medicina é um dos mais concorridos em todos os países e em Portugal não é diferente. Portanto, se você deseja fazer Medicina na Europa, deverá concorrer através do concurso local.
Cursos na Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra, atualmente, conta com 8 Faculdades, que abrangem as áreas de (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física). Os alunos brasileiros podem concorrer a todos, com exceção apenas do curso de Medicina e outros da área da saúde, que têm outra forma de ingresso, como explicamos anteriormente.
A Universidade de Coimbra faz parte do Espaço Europeu de Ensino Superior, o que proporciona, a quem obtém um diploma pela UC, ter essa formação reconhecida em qualquer país que faz parte do EEES e dando o direito de exercer sua profissão de formação em qualquer um dos países membros desse grupo.
Com mais de 300 cursos válidos nos sistema europeu, a Universidade de Coimbra conta com oito faculdades e disponibiliza formações de 1º, 2º e 3º ciclos, que correspondem, respectivamente, aos níveis de Licenciatura, Mestrado Integrado, Mestrado e Doutorado do Brasil.
Você também poderá enriquecer o seu currículo em cursos de áreas diferentes da sua área de formação, com opção de fazer cursos livres, que são promovidos por algumas faculdades da UC.
Processo seletivo para Universidade de Coimbra
O processo seletivo para a Universidade de Coimbra, Portugal, para estudantes internacionais tem seu início, geralmente, no primeiro trimestre do ano. Estudantes brasileiros que pretendem fazer licenciatura na UC podem se candidatar usando a nota do ENEM.
Para quem deseja ingressar na instituição para fazer um mestrado, será necessário ter um curso superior concluído no Brasil ou em seu país de origem, além de comprovar, através do currículo, que possui experiência na área de candidatura. Entretanto, caso não tenha experiência, o seu currículo acadêmico, juntamente a uma carta de recomendação da sua universidade, poderá ajudar bastante nesse processo de aprovação.
Aos estudantes internacionais que pretendem se candidatar a uma vaga em um dos cursos da Universidade de Coimbra, podem ficar atentos ao portal da universidade, para saber, com antecedência, quando o edital de abertura de vagas for divulgado.
Dicas de como ingressar na Universidade de Coimbra
Se você deseja ingressar em uma das melhores universidades do mundo, ter seu diploma reconhecido internacionalmente, e poder exercer a sua profissão na Europa, nós preparamos um guia com algumas dicas que, com certeza, te ajudarão a reunir a documentação necessária e estar preparado(a) para o momento da inscrição.
Documentação necessária
Para você, que deseja fazer um curso de licenciatura na Universidade de Coimbra, a documentação exigida para essa primeira fase de inscrição será: uma fotocópia do seu passaporte (fotocópia simples), uma autodeclaração de que você não possui nacionalidade portuguesa, uma captura da tela (“print-screen”) da página com as notas obtidas no ENEM, seu diploma e seu histórico escolar do ensino médio. Esse último deve ter o apostilamento de Haia.
Para brasileiros que desejam fazer um mestrado na Universidade de Coimbra, o processo é um pouco diferente. O candidato deverá preencher o formulário de candidatura e ao formulário devem ser anexados os seguintes documentos digitalizados:
- Documentos comprobatórios das habilitações de que o candidato é titular (diploma do curso superior), com informação das classificações finais (histórico com as notas das disciplinas cursadas na faculdade). No caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também , a respetiva tradução para uma das seguintes línguas: português,espanhol, francês ou inglês;
- Curriculum vitae (máximo de 4 páginas A4, em formato Europass);
- Documentos comprobatórios das informações fornecidas no curriculum vitae (opcional).
Apostila da Haia legaliza documentos do exterior em 10 minutos.
Diplomas
Todos os cursos exigem, para candidatura, que os diplomas sejam apostilados, em caso de candidatura à licenciatura. O candidato deverá apresentar o diploma de conclusão do ensino médio com o Apostilamento de Haia.
Para os candidatos a vagas de mestrado, o diploma a ser apresentado será o da conclusão do seu curso superior. Esse também deverá estar devidamente apostilado, acompanhado, também, do histórico, com as notas obtidas nas disciplinas cursadas. Os dois devem ser apostilados com a Apostila de Haia.
Certidões
Todos os documentos que têm validade nacional, ou seja, documentos válidos somente no Brasil e esses contém assinatura deverão fazer o devido reconhecimento, em cartório, via tratado internacional, cuja representação é chamada de Apostilamento de Haia.
Hoje, esse reconhecimento pode ser feito na maior parte dos cartórios e seu valor pode variar de acordo com a região em que você mora. Com essa certidão, que fica anexada ao seu documento, ele passará a ter validade internacional, garantindo, assim, que seu documento é válido e pode ser aceito pelas autoridades portuguesas.
Cartas de recomendação
Como mencionado anteriormente, algumas instituições de ensino superior de Portugal exigem carta de recomendação. Essa irá atestar que o candidato possui todas as qualificações necessárias para ingressar em um determinado curso.
A Universidade de Coimbra também solicita que os candidatos internacionais apresentem esse documento. Nossa dica é que você solicite ao coordenador do seu curso superior, no Brasil, ou ao Professor que orientou você em seu TCC, pois esses têm mais proximidade com você e poderão descrever, da melhor forma, suas habilidades, além de fazerem as melhores recomendações.
Como é ter um diploma da Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra, como já citamos neste artigo, é uma instituição portuguesa que faz parte do Espaço Europeu de Ensino Superior. E o que isso quer dizer? De maneira bem prática, ao se formar e conquistar o seu diploma pela UC, você terá sua formação reconhecida em todos os países que integram o Espaço Europeu de Ensino Superior.
Assim, você poderá exercer a profissão de sua área de formação em qualquer um desses países. Além disso, você terá um diploma que tem o peso de ser concedido por uma das universidades mais antigas do mundo e que também figura no ranking das melhores instituições de ensino superior do mundo.
Portanto, se você sonha em estudar na Europa e em ter uma formação em uma instituição portuguesa que é reconhecida internacionalmente, o diploma da Universidade de Coimbra irá abrir as portas do mundo para você e para a evolução de sua carreira acadêmica e profissional.
Como validar diploma médico em Portugal.
Bolsas de investigação na Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra possui algumas bolsas de investigação que variam de acordo os projetos de investigação em andamento ao longo do ano. Atualmente (dezembro de 2022) estes são os programas abertos:
- Física e Engenharia Biomédica
- Engenharia biomédica, biotecnologia, engenharia biológica, bioquímica, ciência dos materiais, engenharia química ou áreas similares
- Doutoramento na área de Engenharia Civil
- Engenharia Informática e Engenharia Eletrotécnica
Veja os editais das bolsas na Universidade de Coimbra no site oficial.
Saiba quanto custa se manter na Universidade de Coimbra
Estudar na Europa, com certeza, irá enriquecer muito o seu currículo, além de te proporcionar viver experiências incríveis e ter convivência diária com pessoas de diversas nacionalidades, trazendo uma troca cultural imensurável.
Porém, sabemos, também, que essa decisão de estudar no exterior não é algo financeiramente barato. Por isso, ter uma ideia de valores irá te ajudar a planejar melhor essa mudança. Destacamos alguns desses custos para auxiliar você em seu planejamento financeiro.
Lembramos que os valores são atualizados a cada novo edital, por isso, recomendamos que verifique sempre o edital do ano vigente ao de sua candidatura.
- Taxa de candidatura: € 50;
- Taxa de inscrição (no curso): € 20;
- Valor da anuidade dos cursos de graduação (licenciatura), mestrado integrado e mestrado de continuidade para estrangeiros: € 7.000 ao ano (esse valor irá variar de acordo com o curso e é chamada de propina);
- Pré-requisito – aptidão física e desportiva (para cursos da área de desportos, equivalente à educação física no Brasil): € 45.
Quanto à moradia, isso também irá variar de acordo com o estilo de vida de cada um. Contudo, se você vai estudar sozinho, poderá optar, tanto por morar em um quarto da residência acadêmica, como também alugar um quarto, que é encontrado com maior facilidade, por se tratar de uma cidade universitária.
Em média, para a vida de estudante, um aluno precisa de € 600 a € 750 por mês, para se manter em Coimbra, morando em residência universitária, casa de estudantes ou alugando apenas um quarto. Esses valores já incluem as despesas mensais com alimentação e transporte público.
Conclusão
A Universidade de Coimbra tem atraído, cada vez mais, os estudantes internacionais, e isso também é algo que a própria instituição busca. Por isso, todos os anos, a UC investe em programas de acolhimento ao estudante internacional.
O Brasil tem um excelente relacionamento com a instituição portuguesa e não é atoa que a Universidade de Coimbra possui a maior comunidade de estudantes brasileiros em uma instituição de ensino superior fora do Brasil. Se você deseja estudar na Europa, conhecer novos horizontes e quem sabe até seguir carreira profissional nos países da União Europeia, a Universidade de Coimbra tem a estrutura e a qualidade de ensino que irão lhe proporcionar viver uma das melhores experiências da sua vida.
Para viver essa experiência da melhor forma possível, sempre lembramos que, além da melhor preparação financeira, tenha em mente que você irá viver em outro país, de cultura diferente e de costumes diferentes. Por isso, tentar se integrar com pessoas locais vai te ajudar nesse processo de adaptação de forma mais rápida.
Não esqueça de trabalhar, também, o seu lado emocional, pois ele terá um peso ainda maior em todo o seu processo de mudança e de adaptação. Os estudos irão exigir bastante de você, por isso, manter o lado emocional sob controle fará da sua experiência de morar e estudar no exterior a melhor experiência da sua vida.
Aproveite para ver, também, o vídeo do Youtube Vagas Pelo Mundo: Minha experiência no Doutorado em Portugal.
1 comentário
Sou Bacharel em Direito pela Faculdade Pitágoras, queria fazer mestrado em Portugal, como fazer?