Se você sonha estudar em Portugal, confira as instituições mais bem conceituadas do país e quais são as melhores universidades de Portugal em 2022.
*Atualizada em 09 de dezembro de 2022.
Portugal é um país-irmão do Brasil e pela proximidade da cultura e da língua, muitos brasileiros viajam para estudar em Portugal e ter uma experiência acadêmica internacional. Se você está planejando fazer algum curso no exterior, confira as melhores universidades de Portugal. De acordo com o ranking QS World University Rankings, existem 7 universidades portuguesas entre as melhores instituições do mundo. Confira a lista a seguir.
Conheça as Melhores Universidades de Portugal
O QS World University Rankings já de 2023 revelou as 1.400 melhores universidades de todo o mundo, cobrindo dezenas de países diferentes e considerado o maior ranking de sempre.
As instituições de ensino superior foram avaliadas em seis categorias (ou indicadores) para conseguir um retrato fiel do desempenho da universidade – incluindo reputação acadêmica e do empregador, proporção professor/aluno e citações de pesquisa – para ajudar os estudantes a tomarem a melhor decisão.
Na lista mundial das melhores universidades do mundo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) continua seu recorde de número um e pelo décimo primeiro ano consecutivo alcançou esse marco. No ranking de 2023 das top universidades globais, as instituições americanas e europeias continuam como as mais bem colocadas.
Confira abaixo as melhores universidades de Portugal:
Viver em Portugal: atualmente 700 mil estrangeiros moram no país europeu.
As Melhores Universidades de Portugal em 2023
Veja a classificação das melhores universidades portuguesas da lista:
- Universidade do Porto
- Universidade de Lisboa
- Universidade Nova de Lisboa
- Universidade de Coimbra
- Universidade de Aveiro
- Universidade do Minho
- Universidade Católica Portuguesa
Universidade do Porto
Fundada em 1911, a Universidade do Porto é a instituição de ensino superior portuguesa mais bem classificada no QS World University Rankings de 2023 e ela aparece na 274ª posição global. Com três polos, a UPorto conta com 14 faculdades, uma business school, 16 bibliotecas, 12 museus e mais de 32 mil estudantes. A universidade emprega 2.567 docentes e investigadores e tem 451 cursos e, destes, 34 são licenciaturas (1.º Ciclo), 18 mestrados integrados, 145 mestrados e 95 programas de doutorado.
CNH brasileira em Portugal: agora documento é válido sem troca.
Universidade de Lisboa
A Universidade de Lisboa é a maior de Portugal e está na segunda posição no ranking da QS World na 335ª posição da lista. Com 18 faculdades e institutos, a instituição de ensino superior tem oito campi, 430 cursos sendo 92 licenciaturas, sete mestrados integrados, 209 mestrados e 122 programas doutorais. A ULisboa tem 51.819 estudantes (2020/21) e a procura de vagas para os cursos da instituição é 5,5 vezes superior à oferta.
Melhores praias do Algarve para visitar: veja um roteiro por Portugal.
Universidade Nova de Lisboa
A terceira da lista das melhores universidades de Portugal é a Universidade Nova de Lisboa. Ela ocupa a 369ª posição no ranking mundial e conta com nove escolas, nove bibliotecas, três residências universitárias, 28 cursos de licenciatura, 12 mestrados integrados, 103 mestrados e 84 programas doutorais. Com mais de 21 mil alunos, a Universidade Nova de Lisboa conta com quase 3,5 mil estudantes internacionais.
Melhores países da União Europeia: Portugal e Espanha como melhor escolha para expatriados.
Universidade de Coimbra
A mais antiga das Universidades de Portugal, a Universidade de Coimbra é a quarta melhor colocada no país e no ranking QS World está na 438ª posição. Com 347 cursos, a instituição fundada no ano de 1290 tem 35 licenciaturas, 109 mestrados, 12 mestrados integrados e 68 programas de doutorado. Com 25.772 estudantes, 5.392 são de nacionalidade estrangeira de 115
nacionalidades. A Universidade de Coimbra conta ainda com 2.262 acordos de cooperação.
Você viu? Visto Procurar Emprego Portugal é aprovado pelo governo.
Universidade de Aveiro
A Universidade de Aveiro está entre as posições 501-510 do ranking e é a quinta melhor universidade de Portugal. Fundada em 1973, conta com 16 departamentos, quatro escolas politécnicas e mais de 17 mil estudantes distribuídos em 45 cursos de licenciatura, 77 mestrados, 11 mestrados integrados e 51 programas doutorais.
Leia também: como trabalhar em Portugal.
Universidade do Minho
Com quase 20 mil estudantes, a Universidade do Minho (Braga e Guimarães) é a sexta melhor universidade portuguesa e está entre as posições 590 e 600 da QS World. A UMinho tem 12 escolas e institutos, mais de 2,4 mil estudantes estrangeiros, 13 mil estudantes de licenciatura e mestrado integrado, quase 5 mil estudantes de mestrado e 1.700 estudantes de doutorado. A instituição de ensino superior tem mais de mil docentes.
Leia mais: imobiliárias em Portugal, saiba onde procurar imóveis.
Universidade Católica Portuguesa
Fundada em 1967, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) é a sétima das melhores universidades de Portugal e é uma universidade privada. Com quatro centros em Portugal (Lisboa (Sede), Porto, Braga e Viseu) a UCP tem mais de 11 mil alunos distribuídos em 35 licenciaturas, 66 mestrados e 25 programas doutorais. A Universidade Católica Portuguesa tem mais de 2,6 mil alunos internacionais e conta com programas totalmente lecionados em inglês.
Nômades digitais em Portugal: país atrai cada vez mais profissionais.
QS Ranking: os cinco principais indicadores
Os cinco principais indicadores que ajudam a determinar o QS World University Ranking 2023 são os seguintes:
- Reputação acadêmica: a reputação acadêmica responde por 40% da pontuação geral do ranking e analisou a qualidade do ensino e da pesquisa nas universidades do mundo. São mais de 130 mil opiniões de especialistas do espaço de ensino superior, criando a maior pesquisa de opinião acadêmica do mundo;
- Reputação do empregador: o ranking também levou em consideração o mercado de trabalho e avaliou como que as instituições de ensino superior preparam os alunos para carreiras de sucesso e quais universidades formam os graduados mais competentes, inovadores e eficazes;
- Relação corpo docente/aluno: indicador que reconhece que um alto número de profissionais por aluno reduz a carga de ensino e cria uma experiência estudantil mais favorável. Avaliamos como as instituições oferecem aos alunos acesso significativo a professores e tutores;
- Citações acadêmicas por corpo docente: outro indicado foi medido em relação a qualidade da pesquisa universitária com uma métrica de citação por corpo docente, considerando o número total de citações acadêmicas em artigos produzidos por uma universidade em um período de cinco anos;
- Proporção de estudantes internacionais e professores internacionais: para o QS World University Ranking uma universidade altamente internacional cria uma série de benefícios. Demonstra a capacidade de atrair estudantes e funcionários de qualidade de todo o mundo e implica uma visão global. Para os organizadores, as instituições internacionais fortes proporcionam um ambiente multinacional, construindo simpatias internacionais e consciência global.
Não deixe de ler: 12 cidades com qualidade de vida em Portugal.
Ano letivo em Portugal e entrada pelo ENEM
Importante saber que o ano letivo em Portugal começa em Setembro de cada ano. Por isso, os alunos internacionais precisam estar atentos ao período de seleção de cada universidade. Normalmente as candidaturas vão de março a julho, variando de acordo com o nível de ensino e do curso escolhido.
Além disso, também é possível ingressar em uma universidade de Portugal com a nota do ENEM. Ao todo são 51 instituições de ensino portuguesas que aceitam o ENEM como forma de ingresso. O acordo entre Portugal e Brasil começou a funcionar em 2014 e a cada ano tem a lista tem sido expandida com novas universidades que aceitam essa forma de processo seletivo para alunos dos Brasil.
Vale a pena estudar em Portugal?
Com certeza. A experiência de morar fora e poder estudar em uma das melhores universidades de Portugal é muito gratificante e enriquecedora. Você terá contato com pessoas de todo o mundo, terá acesso a excelentes bibliotecas, professores e laboratórios.
Com 10 milhões de habitantes, Portugal é um dos países do Sul da Europa e os alunos internacionais conseguem ter uma vida acadêmica bastante agitada.
Além disso, nos finais de semana, feriados e férias escolares é possível viajar para os demais países da Europa, com as companhias aéreas low cost (baixo custo) ou então, de viajar de trem pela Europa. Sem contar que o país europeu é muito seguro e com uma vida cultural inclusiva e acessível.
Diferenças entre Universidades de Portugal e as do Brasil
A grande diferença entre as Universidades de Portugal e as do Brasil é que as universidades públicas são mais conceituadas do que as universidades particulares.
Entrar nas melhores Universidades de Portugal significa entrar em uma universidade pública. E as melhores instituições de ensino estão localizadas em Lisboa, no Porto, em Coimbra, em Aveiro e em Braga.
Em Portugal, existem também os Institutos Politécnicos, que são públicos, presentes em várias cidades portuguesas. Eles são instituições com ensino mais prático da profissão.
Outra grande diferença é que as Universidades Públicas de Portugal são pagas e os valores são diferentes para os alunos portugueses e para os alunos estrangeiros. Os valores variam de acordo com o curso escolhido.
Além disso, as notas são diferentes nas Universidades de Portugal, sendo consideradas “valores”, que vão de 0 a 20. Portanto, se você tirar 20 em uma prova ou trabalho, significa que ele ficou sensacional! É bastante raro os professores em Portugal darem 20 aos alunos. Tirar 18 já é considerado um valor excelente.
O vestibular em Portugal é chamado de Concurso Nacional e é preciso muita dedicação e estudo para tirar uma nota alta.
Cursos mais concorridos nas Universidades de Portugal
As Universidades de Portugal têm vários cursos concorridos. Entre eles, estão:
- Engenharia Aeroespacial (Universidade de Lisboa)
- Medicina (Universidade do Porto)
- Engenharia e Gestão Industrial (Universidade do Porto)
- Engenharia Física Tecnológica (Universidade de Lisboa)
- Medicina (Universidade do Minho)
- Bioengenharia (Universidade do Porto)
- Engenharia Aeroespacial (Universidade de Aveiro)
- Línguas e Relações Internacionais (Universidade do Porto)
- Medicina (Universidade de Coimbra)
- Medicina Dentária (Odontologia) – (Universidade do Porto)
*Dados do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2021.
Morar em Portugal, um guia completo.
Universidades de Portugal com mais vagas
O número de vagas nas Universidades de Portugal dependem do curso escolhido. Em 2022, foram abertas 54.360 novas vagas para estudantes universitários em Portugal, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
As universidades que abriram mais vagas para estudar em Portugal em 2022 foram, na sequência:
- ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (Lisboa)
- Universidade da Beira Interior (Covilhã)
- Instituto Politécnico da Guarda (Guarda)
Sistema de transferência para Universidades de Portugal
Para transferir a faculdade do Brasil para uma das Universidades de Portugal, o aluno deve pesquisar qual o curso e qual a universidade que deseja cursar em Portugal. Você pode acessar o site DGES e descobrir a lista completa da oferta educativa em Portugal.
Depois disso, você deve entrar em contato com a universidade e verificar o número de vagas para transferência. Muitas universidades oferecem essa possibilidade pelo site da instituição, já em outras, é preciso enviar um e-mail para a coordenação do curso, explicando em qual semestre está, qual universidade cursa e todos os seus contatos.
Você também vai precisar do seu histórico escolar, da ementa do curso e todos os documentos que puder reunir do seu curso no Brasil.
Os documentos precisam ter o Apostilamento de Haia (verifique sempre com a universidade quais deles são necessários). Encontrar um curso parecido com o seu em uma das Universidades de Portugal é sempre a melhor opção para conseguir a equivalência das disciplinas que você já cursou. Desse modo, não precisa fazer as matérias novamente.
Universidade de Portugal: privada ou pública, qual a melhor?
Sem dúvida as Universidades Públicas de Portugal são melhores que as particulares. Elas são mais conceituadas e renomadas. Além disso, possuem grande produção de artigos e muitas pesquisas científicas.
Porém, existem duas universidades particulares em Portugal que são ainda mais excelentes e que possuem uma reputação maior. Elas são: a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade Lusófona.
Valores da rede particular
Os valores das mensalidades nas Universidades de Portugal variam de acordo com o curso e se você tem cidadania portuguesa ou se será considerado um aluno internacional. Nas universidades particulares de Portugal, o valor médio por mês é de € 260,00. Veja a lista dos valores das propinas (mensalidades) nos sites das Universidades: Católica e Lusófona.
Oportunidades diferentes
Estudar em Universidades de Portugal é ter acesso a um ensino de qualidade e com ótimos professores. Em cada universidade, você terá opções de cursos diferentes, por isso, acesse o site de todas as universidades, leia a lista de matérias, a duração do curso e todas as opções disponíveis.
Como por exemplo: Licenciatura e Mestrado Integrado. Dessa forma, você poderá fazer 3 anos de faculdade e 2 anos de mestrado e já sair mestre da universidade! A exceção é dos cursos da área da Saúde, que são mais longos.
Dicas para se dar bem nas Universidades de Portugal
Antes de estudar em Portugal, se prepare, pesquise as suas possibilidades e quais as opções de cidades para morar, de acordo com o seu estilo de vida (se prefere cidade grande ou gosta do interior, por exemplo).
Veja em qual classificação seu curso está e se vai valer a pena estudar em uma das Universidades de Portugal ou em outro país da Europa. Veja mais dicas para se dar bem em Portugal:
1) Estude o Idioma
O português do Brasil e o português de Portugal são completamente diferentes. Há muitas expressões que você precisa conhecer para morar em Portugal. Comece ouvindo música portuguesa, como exemplo, a Rádio Comercial. Leia livros em português de Portugal e acompanhe canais do Youtube. Tente ir se familiarizando antes da sua mudança.
Veja 20 coisas que você deve saber antes de se mudar para Portugal.
2) Se dedique ao máximo
Para estudar no exterior é preciso dedicação. Por isso, estude bastante, leia todos os artigos e livros indicados pelos professores, se envolva com os alunos portugueses e sente sempre nas primeiras filas. No início, temos dificuldade de entender o que os professores falam, por isso, sentar na frente ajuda bastante.
Como alunos internacionais, precisamos nos dedicar ainda mais do que um aluno que já conhece como funciona o ensino em Portugal.
3) Procure não acumular tarefas
Outra dica importante para quem vai estudar em Portugal é fazer os trabalhos com tempo. Não deixe todos para o final do semestre. Estude diariamente para não acumular tarefas e ficar sobrecarregado com provas e trabalhos no final de cada semestre, que é quando as coisas tendem, naturalmente, a ficar mais apertadas.
Gastos de um estudante nas Universidades de Portugal
Você deve se perguntar: quantos euros por mês são necessários para viver em Portugal? Bom, tudo vai depender da cidade escolhida e de onde você vai morar. Residirá nas residências universitárias, vai dividir apartamento, vai morar em um alojamento para estudantes?
Normalmente, os sites das universidades fazem uma média de valores para os alunos internacionais. Por isso, pesquise bastante o custo de vida da cidade escolhida para morar em Portugal.
Moradia
Normalmente, os valores com aluguel de um quarto em portugal ficam entre € 300 a € 500 por mês, com as contas incluídas. O valor vai depender do bairro e do estado de conservação do imóvel. Também existem prédios de luxo voltados para os alunos universitários, com apartamentos bem luxuosos e com bem mais conforto. Esses rondam os € 900 por mês e já incluem limpeza, lavanderia, toda a mobília e todas as comodidades de um apart hotel.
Alimentação e transporte
Outros custos que você precisa calcular antes de ir estudar em uma das Universidades de Portugal, é o de alimentação e o de transporte público. Um estudante gasta em média € 200 por mês com alimentação e entre € 20 a € 40 por mês com transporte (dependendo da cidade). Mas, os estudantes menores de 25 anos sempre têm desconto nos transportes em Portugal. Além do desconto em ônibus e metrô, também há mais vantagens para as viagens de trem (comboio).
Materiais de estudo
Além disso, você precisará separar algum dinheiro mensal para a compra de livros, impressões de trabalho e materiais de estudo. Você também precisará de um notebook para fazer seus trabalhos acadêmicos.
*Conheça também o nosso canal do Youtube e inscreva-se por lá, temos vários vídeos sobre estudar em Portugal:
4 Comentários
Como faço para me inscrever em uma Faculdade e Portugal?
Olá Amanda, tudo bem?
Sou Músico, Arranjador e Pianista, com experiência no mercado musical brasileiro. Você tem algum conhecimento sobre bolsas de mestrado em Universidades Portuguesas?
Abç,
Olá Anna! Para trabalhar na área da saúde em Portugal é preciso validar o diploma, sim. Esse processo pode levar até 1 ano. Saiba como validar o diploma Portugal:
Como ser médico em Portugal:
http://www.eurodicas.com.br/medico-em-portugal/
Abraço!
Boa noite, gostaria de saber se existe facilidade para trabalhar na área da saúde em Portugal e salários. Os certificados do Brasil valem em Portugal?