Algumas dicas são fundamentais para o planejamento de sua saída. Se você quer mudar de país, saiba por onde começar.
*Matéria atualizada em 05 de junho de 2022.
São várias as dúvidas que surgem quando alguém está pensando em mudar de país e começar uma nova vida longe de casa. Por isso, selecionamos algumas perguntas e questionamentos para serem respondidos e disponibilizamos para quem está procurando informações sobre mudança de país, trabalho no exterior, visto e outras informações.
Mudar de país – por onde começo?
Antes de morar fora e mudar de país, comece fazendo uma auto-análise, um levantamento de suas qualificações, seu currículo profissional e acadêmico, idiomas que domina e informações que são suas e de mais ninguém. Saiba mais informações sobre como criar o seu currículo. É importante fazer esse exercício de se conhecer, de colocar sobre a mesa suas qualidades e defeitos. Isso é o primeiro passo a ser feito.
Avalie em qual área você deseja trabalhar e se está disposto a mudar de profissão se for necessário. Se você ocupa um cargo sênior (de gerente, por exemplo), poderá ter que descer alguns degraus para trabalhar no exterior. Você está disposto a recomeçar? Aceitaria um cargo mais baixo para iniciar em uma nova empresa no exterior?
Qual país é o ideal?
Isso varia de pessoa para pessoa. Se você já possui família e está em busca de tranquilidade e sossego para criar seus filhos, morar no interior da Nova Zelândia pode não ser um problema. Agora, se você ainda é muito jovem, gosta da cidade, quer agito, badalação e vida corrida, Londres, Amsterdã ou Nova York podem ser destinos mais apropriados. O país ideal vai aparecer assim que você se conhecer e descobrir o que mais lhe agrada.
Pesquise bastante as suas opções: Canadá, Estados Unidos, Austrália, Europa…. onde você se vê morando e qual o seu perfil? Além disso, pesquise bastante as suas possibilidades de visto e quanto dinheiro você guardou para começar a vida no exterior. Ter um planejamento financeiro é fundamental para mudar de país.
Conheça os 10 melhores países para imigrar e juntar dinheiro.
Documentos para morar fora
Apesar de chato, verificar seus documentos é algo fundamental para você que está pensando em mudar de país e viver fora. Comece olhando para a sua identidade, o velho e conhecido RG (Registro Geral). Ele precisa estar atualizado e não pode, em hipótese alguma, ter aquela foto de quando você ainda era uma criança. Ideal mesmo é que o documento tenha menos de 5 (cinco) anos de emissão, dessa forma você pode evitar problemas futuros. Cada estado brasileiro possui a sua regra, então pesquise “emissão de RG” no seu estado e leia as informações.
Outro documento fundamental para mudar de país é o passaporte. Você já fez o seu? Ele ainda está dentro do prazo de validade? Caso você precise saber mais informações sobre isso, leia a matéria como tirar o passaporte? ou então vá direto para o site da Polícia Federal.
*Importante: deixe uma procuração com alguém de confiança (pais ou familiares) antes de embarcar e mudar de país. Isso pode ser fundamental para a venda de imóveis, bens, fechamento de conta bancária, entre outras situações onde a família precisa da sua assinatura.
Mudar de país: idioma e emprego
Dominar um outro idioma, principalmente o inglês, pode lhe abrir muitas portas. Agora, dominar o idioma não é achar que fala, são coisas bem diferentes. Se você não fala francês, por exemplo, mas sonha viver em Paris, seja sincero com você mesmo e quando começar a procurar emprego por lá busque por algo que não o coloque diretamente em contato com o público.
Até porque dominar um idioma diferente necessita prática e vivência, mas não desanime. Busque estudar, ouvir músicas no idioma, procure vídeos, ative a legenda na língua em filmes e faça de tudo para se ajudar.
Se você estiver na faculdade, termine o seu curso antes de se mudar. Sair do país com uma profissão e um diploma na mala podem fazer a diferença. Se você fez cursos, possui habilitações técnicas, busque os certificados e coloque-os na mala também. Muitos países divulgam listas de profissões que estão em alta. Ter flexibilidade para exercer uma profissão diferente é fundamental para viver no exterior. O seu primeiro emprego pode ser em outra área e está tudo bem. Porque você estará realizando o seu sonho de morar fora.
Melhores países para trabalhar na Europa.
Cultura, clima e gastronomia
Sair do Brasil rumo ao Japão para viver pode ser fantástico, mas também pode ser chocante. A questão cultural pega, e muito, quando você tiver que lidar com o dia a dia. Então leve a cultura em consideração no momento de pensar em morar fora. Assim como a cultura, o clima é bastante relevante.
Sair do Rio de Janeiro e desembarcar no estado americano do Alaska pode ser difícil, então pesquise sobre o clima, quantidade de chuva, temperaturas mínimas e máximas para que isso não se torne uma coisa desagradável no futuro.
A gastronomia também deve ser levada em consideração, quer ver? Se você odeia peixe e não é lá muito fã de batata, viver na Inglaterra pode ser o martírio da sua vida. Por lá o prato típico é o famoso “fish and chips”, então pesquise antes de ir. Esteja aberto ao novo para mudar de país. Você não mudará apenas de local, precisará mudar internamente em muitas aspectos.
E então, você está realmente preparado para mudar de país?
Leia também: 10 coisas que você deve planejar antes de sair do país.
*Veja também mais vídeos com dicas para morar fora no nosso canal do Youtube e aproveite para se inscrever:
1 comentário
Meu nome é Pedro Nunes De Lima Filho , tenho 16 anos como motorista carreteiro, 10 desses são em transporte de produtos perigosos , combustíveis , etc .. , tenho interesse em trabalhar e morar na Europa ou na América do Norte .