Se você vai viajar para a Holanda e visitar Amsterdã saiba que a maioria do conselho da cidade votou contra plano para proibir turistas em Coffee Shops. Veja mais!
A Holanda (Países Baixos) é um dos países mais liberais do mundo, porém o uso de cannabis é algo controverso entre a população. A maioria que forma o conselho da cidade de Amsterdã votou contra o plano de proibir turistas de frequentar os famosos coffee shops da capital holandesa (bares específicos autorizados a vender). Desse modo, por enquanto os turistas que forem para a cidade europeia podem continuar indo nos locais sem estarem cometendo um crime. Saiba tudo sobre a reviravolta no caso!
Viajar Holanda e visitar Amsterdã
Amsterdã não vai banir turistas internacionais de seus coffee shops. Para quem não sabe, os locais são os preferidos dos turistas que visitam a capital do país e aproveitam para experimentar e utilizar Cannabis. O prefeita da cidade, Femke Haselma, queria que os turistas fossem proibidos de frequentar os locais, maioritariamente destinados para esse fim.
Contudo, uma maioria no conselho da cidade indicou que votará contra o plano da prefeita. A informação foi publicada pelo portal NL Times, que afirma que os partidos PvdA, GroenLinks, PvdD, Volt, SP e FvD se opõem à proposta. Os políticos usaram uma teoria de Ton Nabben, criminologista da Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã, que diz que “[…] banir turistas de coffee shops poderia resultar em mais vendas online e vendas de rua, arriscando jovens desprivilegiados sendo recrutados como novos traficantes e não manteria os turistas afastados”.
Imigrar para trabalhar na Europa: novas regras em países europeus.
Disputa política e impacto no turismo
A proibição dos turistas nos coffee shops de Amsterdã proposta só tem apoio de três partidos, o VVD, CDA e JA21. Juntos eles representam oito das 45 cadeiras na Câmara Municipal da cidade. Os partidos pediram a prefeita que considerasse alternativas como fazer com que os coffee shops assinem um novo pacto sobre bom comportamento, obrigando-os a serem transparentes sobre suas finanças.
Além disso, a ideia é que os locais proíbam a publicidade de cannabis em todas as lojas e uma proibição geral de fumar cannabis em espaços públicos. Halsema argumentou que o critério apenas para moradores é necessário para resfriar “o mercado aquecido”.
Trem noturno na Europa: projeto vai conectar mais de 200 cidades.
Viajar para a Holanda: mudar o foco dos visitantes
A prefeita da cidade acredita que banir turistas internacionais de coffee shops em Amsterdã significará que menos deles visitarão a cidade e disse que não está comprovado que jovens vulneráveis entrarão no comércio de rua da droga. Haselma questionou se as propostas alternativas ajudarão a reduzir a demanda por cannabis na cidade.
Ela responderá de forma mais substantiva às sugestões posteriormente. “Isso precisa de pesquisa”, disse ela. A prefeita pediu ao conselho que mantivesse a proibição “fervendo” em suas cabeças.
Faça a Eurotrip da Sua Vida: vistos, como organizar um roteiro pela Europa.
Economia da cidade e divergências
É fato que a proibição de entrada em coffee shops para não residentes (turistas) já está em vigor em parte da Holanda, mas Amsterdã havia negociado uma isenção, assim como Roterdã segundo o site Europa Today. Segundo Femke Halsema, os turistas que chegassem à capital para consumir maconha causariam inquietação e incômodo à população local.
De acordo com Helsema, o acesso gratuito a essas instalações causaria mais mal do que bem à cidade. No entanto, a Câmara Municipal rejeitou a proposta, acreditando que esta proibição provocaria um aumento da criminalidade.
De acordo com Marc Jacobs, dono de uma cafeteria que participou do debate na Câmara Municipal, turistas “bêbados e gritando” eram um problema maior do que seus clientes. “Tenho meu coffee shop há 30 anos e no momento em que os clientes fazem algo com cocaína, eu os coloco para fora. Eu não vejo drogas pesadas ao meu redor”, disse ele.
Por enquanto, as partes pedem para a prefeita que considere alternativas como fazer com que as cafeterias assinem um novo pacto de boa conduta e que os turistas possam frequentar os locais. Um caso bastante polêmico.
Leia também: Inverno na Europa: Melhores Destinos, Época de Neve e Dicas de Viagem.
*Cupons de desconto Vagas pelo Mundo:
Para reservar um seguro viagem internacional com desconto, acesse o nosso cupom de desconto do Seguros Promo, você pode comparar as seguradoras e escolher a melhor cobertura para sua viagem.
Compre passagens aéreas com preços promocionais pelo site Passagens Promo e economize mais de 35% para viajar pelo Brasil ou para o exterior.
Viaje com um chip internacional de celular antes mesmo de sair no Brasil. Acesse o site America Chip, ganhe 5% de desconto com o voucher: vagaspelomundo e receba em casa.
Para reservar hotéis com desconto, acesse o site Booking e pesquise as melhores opções de hospedagem.
Se você vai viajar e precisa alugar um carro, nós recomendamos o site Rentalcars, ele compara os preços de diversas locadoras e você consegue economizar bastante.
*Ouça também o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify: