Será que a saúde mental e sucesso profissional podem andar juntos? Como equilibrar os dois?
O que aconteceu com você nos últimos dois anos? Te faço essa pergunta porque nem sempre estamos dispostos a encarar as nossas vulnerabilidades, principalmente quando falamos de saúde mental. Nos últimos dois anos o planeta vive uma transformação profunda em vários aspectos e a forma como lidamos com isso é que faz toda a diferença. Pensando nisso você acredita que saúde mental e sucesso profissional, podem andar juntos?
Saúde mental e sucesso profissional, podem andar juntos?
A nossa saúde mental é influenciada por muitos fatores, desde o contexto socioeconômico, experiências de vida e da nossa pré-disposição genética. Além disso, os cuidados com a saúde da nossa mente dependem muito da maneira como encaramos o nosso dia a dia e todos os desafios que a vida apresenta.
Com este cenário é mais que necessário falar em tratamento adequado, um plano de prevenção e educação sobre o tema de saúde mental, caso contrário os riscos de insucesso escolar, aumento de números de casos de transtornos de doenças mentais na população irão aumentar.
Quando falamos de saúde mental refere-se a uma pessoa que se sente bem com as suas capacidades de autorrealização, consegue estabelecer um bom relacionamento interpessoal com a comunidade onde está inserida, além conseguir estabelecer uma vida produtiva lidando com as situações e tensões que a vida traz.
Antes da pandemia o panorama global de saúde mental já era preocupante, mas depois dela isso foi exposto de forma ainda mais clara para pessoas, empresas e toda a sociedade.
O que mais vemos hoje como problemas de saúde mental que afetam o nosso sucesso profissional:
- Ansiedade;
- Desânimo e insatisfação profissional;
- Depressão;
- Dependência de medicamentos, álcool e outras drogas;
- Falta de Líbido;
- Distúrbio do sono;
- Síndrome de Burnout – Esgotamento Profissional.
Síndrome de Burnout: veja os sinais e o momento de mudar de carreira.
Precisamos falar sobre as nossas emoções
Muitos aprendemos que o homem é um ser racional, mas não somos só seres de razão. As nossas emoções exercem um grande impacto nas nossas ações diárias e consequentemente na nossa performance profissional.
É quando nos sentimos bem conosco que produzimos melhor, que as nossas relações são melhores. Através dessa sensação de bem estar que conseguimos lidar de forma positiva com as adversidades e, criamos uma atitude de confiança para não temer o futuro.
Definir o que é sucesso profissional para você
Vivemos numa sociedade onde lidamos com muitos padrões, padrões de beleza, de felicidade, de sucesso…mas a definição de sucesso é algo completamente subjetivo e pessoal. O que significa sucesso para uma pessoa não necessariamente é para outra.
Isso porque cada ser humano é único e nenhum vive as experiências do outro. Ou seja, sucesso é realizar aquilo que você quer independente das circunstâncias que possam se apresentar o que quer. É pensar no sucesso a partir das suas crenças, valores e dos seus inegociáveis e partir disso trabalhar para conquistar esse objetivo.
Essa definição pode te orientar em relação às escolhas que precisa fazer todos os dias, que tipo de trabalho quer ter, sem será o seu cliente (público-alvo), que tipo de problema você resolve e qual o estilo de vida que te deixa feliz.
Porém, se não estamos bem emocionalmente, não conseguimos ter clareza de nada disso, é por isso que falar sobre as nossas emoções é preservar a nossa saúde mental.
Como evitar a autocobrança excessiva no trabalho?
Esse é o papel de todos nós
Todos nós podemos ajudar neste processo, em primeiro lugar admitindo que somos seres humanos e temos pleno direito de falar sobre isso sem ser excluídos ou estigmatizados.
Problemas de saúde mental afetam milhões de pessoas pelo mundo, artistas, atletas, empresários, estudantes, profissionais, dona de casa, enfermeiros, médicos, crianças, jovens e adultos, então ajudar é papel de todos.
Cabe a cada um de nós não estigmatizar, apoiar, oferecer ajuda e também pedir ajuda. Integrar esse assunto nas escolas, na família, nas empresas é chave para a prevenção das doenças mentais e muitas vezes o sucesso do tratamento.
Bem-estar mental: conheça as 10 cidades menos estressantes do mundo.
Como cuidar da nossa saúde mental?
São muitas as alternativas para cuidarmos da nossa saúde mental, mas a primeira é você reconhecer que a sua saúde mental vai determinar muitas coisas na sua vida. Se manter saudável mentalmente deve ser sua prioridade, sem isso a sua performance profissional e a sua qualidade de vida estarão prejudicadas.
Alguns cuidados são essenciais, como não se isolar e dar ênfase na saúde mental, na importância do seu autocuidado e dos hábitos saudáveis que vão gradualmente transformando os seus padrões de pensamento.
Tirar um tempo para olhar para as suas emoções, organizar os seus pensamentos e sentir a sua presença nesse mundo é fundamental. A meditação pode ser um bom aliado nesse processo de autoconhecimento.
No ambiente de trabalho, evite entrar em conflitos desnecessários, fofocas e relações que não te ajudam em nada. Foque no seu trabalho, desempenho no que pode fazer melhor e no que precisa resolver naquele dia. Evite ultrapassar os limites de horas de trabalho e faça pausas inteligentes para realmente descansar a mente.
Você tem usado o seu próprio potencial para resolver seus problemas?
Saúde mental e sucesso profissional: como curar as feridas emocionais?
Existem muitas alternativas para te ajudarem a fazer uma mudança para respeitar o seu modo de ver a vida e a percepção sobre você mesmo. Entretanto, esse ajuste de mentalidade nem sempre é fácil.
Você pode precisar de uma ajuda especializada para combater a estagnação, a mentalidade pessimista e as feridas emocionais que atrapalham várias áreas da vida, tanto pessoal, como profissional.
Um especialista pode te ajudar a lidar melhor com a angústia e outros elementos que perturbam a sua saúde mental.
Quando feito com a orientação de um psicólogo, ele é menos doloroso. Priorizar esse tema no topo da sua agenda e investir constantemente em você, não somente diante de um momento de crise. Mas construir uma vida num ambiente saudável são escolhas do dia a dia, a longo prazo e, não com ações pontuais.
*Meu nome é Vanessa Ferreira, sou Psicóloga e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é ajudar você a se libertar dos medos e inseguranças para conquistarem os seus resultados profissionais.
Leia também: Como superar a procrastinação na era da distração.