O trem noturno na Europa vai voltar a ganhar muita força nos próximos anos e novos projetos vão facilitar as viagens. Saiba mais!
Uma rede de trem noturno na Europa volta para os trilhos nos próximos anos. Serão ao menos 40 linhas internacionais de longa distância que vão ligar mais de 200 cidades europeias. A intenção é poder conectá-las em uma rede de trens noturnos e deixar as viagens de avião em segundo plano no continente europeu. Confira tudo sobre as novidades que estão sendo criadas.
Trem noturno na Europa
Os trens noturnos na Europa estão voltando com força. Alguns países europeus, como a Holanda e a Espanha, pretendem criar leis e normas que proíbam a comercialização de voos de curta distância e substituí-los por viagens de trem. O aumento dos preços dos combustíveis preocupa e voltar a priorizar o trem noturno na Europa é dado como certo nos próximos anos.
De acordo com o portal Schengen Visa Info, até 2030 os países europeus querem conectar mais de 200 cidades e locais em toda a Europa, de Lisboa a Moscou e de Helsinki a Málaga. Inspirado no metrô de Londres, um partido político da Alemanha criou um mapa baseado nas atuais linhas ferroviárias.
A ideia do novo projeto é contar com um sistema com trens na Europa que sejam confortáveis e rápidos, que viagem entre 200 e 250 km/h.
Leia também: conheça os erros mais comuns de brasileiros na primeira viagem de trem pela Europa.
Trens de alta velocidade
Ainda que os trens mais rápidos do mundo circulem pelo Japão, a Europa é responsável por 60% das linhas ferroviárias de alta velocidade do mundo. Os outros 40% são divididos entre a Ásia, com 30%, e América e África com 10% cada.
Ao mesmo tempo, até 2030, a União Europeia pretende duplicar a utilização do trem de alta velocidade e triplicar os níveis de potência de corrente até 2050. A companhia ferroviária European Sleeper disse que, até o final de 2023, deseja operar um trem noturno de Amsterdã para Barcelona várias vezes por semana.
Lançamento do ETIAS adiado: União Europeia muda a data de início.
Outras linhas em operação
Segundo o portal Travel Tomorrow, atualmente o serviço de trem noturno NightJet da empresa ferroviária austríaca ÖBB conecta Bruxelas a Viena três vezes por semana. O jornal Brussels Times informou que as autoridades belgas gostariam de ver o país se tornar um centro de trens noturnos na Europa e até atribuiu um orçamento específico para essa finalidade.
A rede ferroviária europeia continua a crescer em outras partes do continente. A partir de 1º de setembro de 2022, os viajantes poderão pegar um trem e viajar de Hamburgo para Estocolmo durante a noite a bordo do EuroNight.
A Deutsche Bahn se uniu a Eurostar e agora permite que os viajantes vençam o trecho entre Estocolmo e Londres em aproximadamente um dia. Na prática, isso significaria pegar um trem de Hamburgo a Bruxelas, com uma mudança em Colônia, e depois embarcar no Eurostar.
Passageiros nos Aeroportos em Portugal: aumento de mais de 300%.
Setor aéreo em crise pelo mundo
A pandemia colocou o setor aéreo em crise no mundo e na Europa não foi diferente. Com a retomada das viagens, tão esperada nos meses de verão no Hemisfério Norte, e a falta de pessoal nos aeroportos, milhares de pessoas estão sendo prejudicadas na Europa e nos Estados Unidos com atrasos e voos cancelados. Sem contar com a falta de funcionários que deixou empresas aéreas de governos de joelhos.
Para dificultar ainda mais as coisas, a crise na cadeia de suprimentos e o conflito na Europa fizeram os preços dos combustíveis disparar. Se a pandemia tinha trazido incertezas para o setor de viagens, o momento depois da pandemia está se mostrando ainda mais desafiador para empresas aéreas e aeroportos. Novamente, são as viagens de trem que saem na frente e, a cada dia, se tornam uma opção mais viável.
Você viu? Aeroporto de Heathrow estende limites de passageiros até outubro de 2022.
Trem noturno na Europa: uso para longas distâncias
E substituir as viagens aéreas se torna mais viável com trem noturno na Europa. Isso porque, por conta da distância e das longas horas para vencer trechos importantes, os passageiros dos trens noturnos encontram conforto, segurança e a oportunidade de viajar de uma maneira diferenciada. Se as pessoas estão em busca de experiência, embarcar em um trem na Europa e passar a noite nele é uma grande oportunidade. Além de cruzar vários países durante a noite, enquanto você dorme.
E você, já viajou de trem de alta de velocidade na Europa? O que achou da experiência?
*Veja também como é viajar de trem em Portugal e como são os trens na Europa: