A quantidade de vagas de emprego no Canadá já estão superiores ao período anterior à pandemia. Confira tudo sobre o mercado de trabalho no Canadá!
As vagas de emprego no Canadá estão agora muito acima do nível anterior à pandemia de COVID-19. Com tantas oportunidades, as empresas e empregadores estão lutando para encontrar trabalhadores adequados para contratar em muitos setores. Veja mais sobre a situação de emprego e trabalho no Canadá.
Vagas de emprego no Canadá
De acordo com um relatório publicado pelo Statistics Canada, “em todos os 20 setores, os empregadores canadenses buscavam preencher 915.500 vagas de emprego no quarto trimestre de 2021, 80% a mais que em 2019 e 63,4% a mais que em 2020”. Os empregos no Canadá aumentaram em fevereiro de 2022, à medida que a variante Omicron diminui.
Em seu relatório de vagas de emprego do quarto trimestre de 2021, divulgado hoje, a agência de serviços estatísticos e demográficos do governo federal canadense observa que o recorde de vagas de emprego no quarto trimestre coincidiu com uma recuperação quase total do emprego na folha de pagamento e queda do desemprego.
Validação de diploma no Canadá: como certificar sua formação estrangeira no país.
Nova Escócia e Manitoba com maior crescimento
Durante os últimos três meses de 2021, o quadro de empregos mudou muito pouco no Canadá em comparação com o terceiro trimestre do ano – com exceção de Nova Escócia e Manitoba. A província canadense do Atlântico da Nova Escócia viu as vagas de emprego aumentarem em 11,9%, ou 20.300 empregos. Na província de Prairie de Manitoba, as vagas de emprego aumentaram 5,9%, ou 25.800 vagas.
No ano passado, as províncias que viram os maiores aumentos nas vagas de emprego foram Prince Edward Island, onde o número de vagas em aberto aumentou 87,1% ano a ano. Quebec que teve um aumento de 87,9%, Alberta 89% e Saskatchewan – onde o número de empregos abertos quase dobrou – um salto de 90,1%. Os headhunters procuravam especialmente pessoas em oito setores:
- saúde e assistência social;
- comércio e varejo;
- serviços profissionais, científicos e técnicos;
- serviços administrativos e de apoio, gestão e descontaminação de resíduos, outros serviços que não a administração pública;
- educação;
- imóveis e aluguel;
- Serviços de utilidade pública.
Com a chegada do inverno, o setor hoteleiro previsivelmente perdeu mais empregos nos últimos três meses do ano, com as vagas de emprego caindo 12,1%, em 143.300 empregos. Apesar dessa queda sazonal nos empregos disponíveis, os empregadores do setor de hospitalidade ainda estão lutando para encontrar trabalhadores.
Você viu? Canadá quer atrair mais de 1 milhão de imigrantes até 2024.
Vagas de emprego no Canadá: setor de hospitalidade com falta de trabalhadores
Segundo o Statistics Canada, “a ocupação com maior aumento no número de vagas abertas por 60 dias ou mais foi a de atendentes de balcão de alimentação, ajudantes de cozinha e ocupações de apoio afins, onde 60,8% das vagas estavam abertas por 60 dias ou mais no quarto trimestre de 2021, acima dos 43,3% um ano antes”.
“Outras ocupações com grandes aumentos no número de vagas abertas por 60 dias ou mais foram vendedores de varejo (de 11,8% no outono de 2020 para 33,3% no quarto trimestre de 2021), cozinheiros (de 41,8% para 65,1%) por cento), e servidores de alimentos e bebidas (de 40,7% para 60,7%)”. Os empregadores que desejam contratar um estrangeiro podem aproveitar esse talento e mão de obra internacional por meio do Programa de Trabalhador Estrangeiro Temporário (TFWP) e o Programa de Mobilidade Internacional (IMP).
Tudo se resume a se o trabalho específico é ou não um dos muitos isentos de uma Avaliação de Impacto no Mercado de Trabalho (LMIA). Esse é um documento emitido pelo Employment and Social Development Canada (ESDC) que mostra que há necessidade de um trabalhador estrangeiro preencher um emprego e também que nenhum trabalhador canadense ou residente permanente está disponível para fazê-lo.
Os trabalhos que não exigem um LMIA são geralmente aqueles que estão incluídos em um acordo comercial internacional, fazem parte de um acordo entre o governo federal e um governo provincial/territorial ou são empregos que são considerados do melhor interesse do Canadá.
Veja também: Dicas fundamentais para quem pretende morar e se instalar no Canadá.
*Ouça o Podcast Partiu Morar Fora, disponível no Spotify: