A guerra na Ucrânia está causando preocupação para quem está com viagem marcada para a Europa. Veja se é seguro viajar!
Depois de dois anos de pandemia, o setor de viagens e turismo na Europa finalmente começou a se recuperar. Com a maioria dos Estados-Membros da União Europeia abolindo a maioria das restrições de viagem, o setor aguarda impacientemente a temporada de verão, iniciando os preparativos de maneira antecipada. Porém, a guerra na Ucrânia trouxe (novamente) incertezas para as viagens e o turismo. Será que é seguro viajar para a Europa agora?
Guerra na Ucrânia: é seguro viajar para a Europa agora?
A guerra na Ucrânia iniciou no dia 24 de fevereiro e líderes do setor de viagens temem o impacto do conflito em andamento na Europa pode trazer para o turismo. Aliás, um setor muito atingido com a pandemia. Embora se possa argumentar que o setor de viagens e turismo não é algo com o qual se deva se preocupar, enquanto as pessoas morrem todos os dias na Ucrânia, o portal Schengen Visa Info traz outra perspectiva para o assunto.
Infelizmente, os países vizinhos da Ucrânia serão, sem dúvida, afetados pela guerra no que diz respeito ao turismo. De acordo com dados revelados pela ForwardKeys, a primeira semana da invasão viu as maiores quedas nas reservas de voos na Bulgária, Geórgia, Hungria e Polônia, entre 30% e 50%.
Uma pesquisa realizada pela MMGY Travel Intelligence descobriu que 62% dos americanos listaram a guerra na Ucrânia se expandindo para países vizinhos como uma preocupação para viajar para a União Europeia.
Você viu? Companhia aérea britânica abandona uso de máscara a bordo.
Preocupações de segurança para viagens à União Europeia
Em relação às preocupações de segurança para viagens à UE, o vice-presidente sênior de inteligência global para resposta a crises e empresa de gerenciamento de riscos Crisis24, Mike Susong, disse à AFAR que não há motivos para se preocupar com a segurança de viagens na Europa devido à distância entre a zona de guerra e um dos países da União Europeia mais visitados.
“Bruxelas, na Bélgica, fica a 1.300 quilômetros de Lviv, na Ucrânia”, diz ele, mostrando seu ponto de vista.
Considerando que a distância aérea entre a Ucrânia e alguns outros destinos importantes para americanos e britânicos, como Espanha, Portugal e Itália, é muito maior. Além disso, a maioria das companhias aéreas não alterou os seus itinerários de voo, embora algumas delas que utilizaram o espaço aéreo russo para ligar um país terceiro à Europa tenham de alterar as suas rotas de transporte aéreo. A mudança, no entanto, não afetou os viajantes, além de a viagem no ar ficar um pouco mais longa.
As chances de que as autoridades russas avancem para atacar outro país são extremamente baixas. Em particular, porque atacar um país da UE significa ter que lidar com toda a União Europeia e seus exércitos, bem como com a Organização do Tratado do Atlântico Norte, já que um grande número de países da União Europeia também faz parte da OTAN.
Leia também: novo trem de alta velocidade entre Madri e Sevilha por menos de € 10.
Guerra na Ucrânia: viajar com cautela e com seguro de viagem
Cautela é diferente de medo. No entanto, os especialistas aconselham os viajantes a tomar as medidas necessárias onde e quando viajam na Europa. “Se você seguir em frente com seus planos de viagem, aconselho a fazê-lo com muita cautela. Certifique-se de manter-se atualizado com quaisquer mudanças na dinâmica de ameaças que possam afetar a segurança pessoal e a capacidade de se movimentar livremente”, diz Greg Pearson, executivo-chefe da empresa de gerenciamento de riscos FocusPoint International, para o Washington Post.
Uma das maneiras de ser cauteloso também é adquirir um seguro viagem internacional. Em particular, os viajantes que desejam reservar viagens com antecedência são aconselhados a adquirir um seguro que os cubra em caso de cancelamento de uma viagem.
Algumas seguradoras de viagem já oferecem a opção de comprar planos de seguro de viagem “cancelar por qualquer motivo”, que permite cancelar uma viagem e receber todo o seu dinheiro de volta, sem a necessidade de apresentar um motivo válido para isso.
“Se você tem medo de que a situação possa se deteriorar e, como resultado, você precisará cancelar seus planos e perder seu dinheiro, você deve obter um plano de seguro de viagem “cancelar por qualquer motivo”.
Esses planos permitirão que você descanse em suas férias sem se preocupar com o que acontecerá com seu dinheiro, caso precise cancelar seus planos de viagem, por qualquer motivo”, observam os especialistas em seguros de viagem do SchengenVisaInfo.
Rotas de trem noturno na Europa: conheça as mais fantásticas.
*Assista também o vídeo das consequências da guerra em Portugal e se há receio no país europeu:
2 Comentários
Muito obrigada Patrícia!!!
Dica importante essa sobre o seguro, segundo a SchengenVisaInfo. Excelente texto!