Se você quer um emprego na Bélgica, aproveite para descobrir quais são as profissões onde sobram vagas e faltam profissionais. Confira!
Todos os anos, a agência de emprego VDAB (Vlaamse Dienst voor Arbeidsbemiddeling en Beroepsopleiding) que é um serviço público de emprego na região de Flandres, norte da Bélgica, elabora uma lista de profissões para as quais os empregadores têm dificuldade em encontrar pessoal adequado. Por isso, se você busca por um emprego na Bélgica, veja onde sobram vagas.
Emprego na Bélgica: conheça as 10 profissões onde sobram vagas
A VDAB classifica como “profissões de gargalo” na Bélgica aquelas que são difíceis de encontrar profissionais e onde sobram vagas. O documento completo da agência de empregos belga conta com 207 profissões onde é difícil conseguir profissionais e a lista inclui 21 novas que vão de consultores de crédito a reparadores de bicicletas e vendedores em uma loja de bricolage. Se você quer um emprego rápido, seria uma boa ideia seguir o treinamento para uma profissão com escassez de pessoas.
Uma profissão de escassez é uma profissão para a qual os empregadores têm dificuldade em encontrar candidatos adequados. Todos os anos, o departamento de pesquisa da VDAB publica uma lista das ocupações de escassez na região de Flandres, norte da Bélgica. E a dificuldade de encontrar profissionais passa por diversos aspectos e a agência conta com dados que ajudam a desvendar o mistério da falta de pessoas em algumas áreas de emprego na Bélgica.
Você viu? 300 vagas para trabalhar em Portugal em fábrica de componentes automotivos.
Causas para a dificuldade em encontrar profissionais
Para a agência de emprego belga, existem três principais fatores para que uma profissão entre na lista das que encontram dificuldade em encontrar profissionais. Primeiro é um déficit quantitativo, ou seja, os cursos que levam à profissão não atraem alunos suficientes ou não há formação para eles.
Um segundo fator é a deficiência qualitativa onde os candidatos não têm a experiência ou as habilidades certas para exercerem a profissão. Por último, a VDAB acredita que são condições de trabalho que desencorajam os candidatos como trabalho de fim de semana, salários baixos, trabalho pesado e fisicamente exigente ou estresse.
Vagas na Johnson & Johnson na Irlanda: são 200 novos empregos.
A lista aumenta ano após ano
A lista de ocupações de escassez na Bélgica tornou-se novamente mais longa em 2022. Em relação ao ano passado, mais 17 ocupações foram consideradas com carência de profissionais e, segundo a VDAB isso tem tudo a ver com o atual mercado de trabalho apertado. Em 2021, a agência pública de emprego recebeu mais de 360.000 vagas, o dobro de 2020. Seis em cada dez delas eram vagas para ocupações com escassez de profissionais.
Além disso, a pandemia impulsionou alguns setores, exigindo trabalhadores adicionais. Por exemplo, as pessoas começaram a se exercitar mais e a trabalhar em seu jardim. Como resultado, há uma grande necessidade de reparadores de bicicletas e vendedores de materiais de bricolage, artigos esportivos e de lazer, flores e plantas. Além disso, muitas casas estão sendo compradas e reformadas, exigindo mãos extras nos setores de crédito e construção.
Vaga em hotel em Portugal: empresa tem 400 oportunidades de emprego.
21 novas profissões com escassez de profissionais na Bélgica
Abaixo está a lista publicada pela VDAB com as 21 novas profissões com escassez de profissionais na Bélgica, confira:
- Empregado de construção;
- Colocador de telhas industriais;
- Instalador de elementos de fachada e telhado de metal;
- Pintor-decorador;
- Perfurador e bate-estacas;
- Pintor industrial;
- Profissional de lavanderia;
- Consultor de crédito;
- Consultor de riqueza financeira;
- Funcionário comercial no setor financeiro;
- Vendedor faça você mesmo (bricolage);
- Vendedor de artigos de desporto e lazer;
- Vendedor de flores e plantas;
- Operador de tecelagem;
- Operador de acabamento têxtil;
- Estofador;
- Operador de peças de madeira;
- Reparador de bicicletas;
- Profissional de laboratório de produção industrial;
- Professor do ensino médio especial;
- Terapeuta ocupacional especialmente em cuidados de idosos e escolas.
Emprego dos sonhos no Reino Unido: receba £ 7.500 para ir em festivais de música.
10 profissões onde sobram vagas de emprego na Bélgica
As profissões de cuidado, construção e limpeza dominaram o top 10 da lista de profissões de escassez por vários anos. Este ano não é diferente. Confira as 10 profissões onde sobram vagas de emprego na Bélgica:
- Enfermeira;
- Técnico de instalação industrial;
- Gerente de canteiro de obras e condutor;
- Técnico de refrigeração e ar condicionado;
- Mecânico de Manutenção;
- Motorista de trator-reboque;
- Limpador nas casas das pessoas;
- Técnico de canteiro de obras, máquinas agrícolas e de elevação;
- Calculadora de construção;
- Eletricista Industrial.
Importante ressaltar que a a agência de emprego VDAB oferece vários cursos de formação reconhecidos para cada uma das profissões que estão entre as 10 onde sobram vagas de emprego na Bélgica. Segundo a VDAB, as pessoas interessadas não precisam pagar nada pelos cursos de formação e ainda recebem um subsídio de viagem. Acesse o site da VDAB e saiba mais.
Leia também: Trabalhar no exterior: passo a passo para o seu planejamento em 2022.
*Descubra quais os melhores países para trabalhar na Europa e inscreva-se no canal:
8 Comentários
olá tenho interesse em trabalhar na Belgica sou vendedor
Olá sou estofador e interessado em trabalhar na Bélgica
Motorista carreteiro com vásta experiência
sou tecnico em eleltricidade e me encontro aposentado.conheço mecanica,pneumatica e hidraulica
se houver uma oportunidade,só me chamar
Olá! Sou eletricista industrial e estou procurando uma oportunidade de sair do Brasil. Vou d as e entrada na cidadania portuguesa via serfadita agora e tenho inglês nível low intermediate.
E para vagas de limpeza de casa?
Vagas de motorista
Bom dia vaga na área de pás eolicas por favor