Viajar de trem na União Europeia facilita a vida de muitas pessoas, por isso já está em discussão a criação de uma área ferroviária única no bloco. Saiba mais!
Os legisladores europeus estão trabalhando para conectar ainda mais a Europa através dos trilhos. O Shift2Rail, órgão da União Europeia responsável por impulsionar a pesquisa e inovação no setor ferroviário, sugere usar ainda mais as ferrovias e quer conectar o bloco até 2050. Segundo o Shift2Rail o trem é um meio de transporte menos agressivo ao meio ambiente.
Viajar de trem na União Europeia
Conforme relata o portal de notícias Schengen Visa, o diretor da Shift2Rail, Carlo Borghini afirmou que: “Se quisermos atingir a descarbonização e as metas de mudança climática, o transporte ferroviário é o instrumento para alcançá-la”. Embora o continente seja bem experiente em redes ferroviárias, apenas cerca de sete a 11% dos passageiros e mercadorias são transportados por trem.
Além disso, as viagens de trem transfronteiriças podem ser caras, não confiáveis, inconvenientes e desafiadoras, uma vez que nenhum serviço de trem direto liga cidades como Berlim a Paris, Bruxelas ou Copenhagen. Desse modo, a Shift2Rail pretende criar uma Área Ferroviária Europeia Única (Single European Railway Area — SERA), que deve facilitar as viagens na Europa para os operadores ferroviários com o esforço de manter as emissões de carbono baixas.
Projeto quer interligar e possibilitar mais viagens de trem na Europa
Borghini disse ainda: “Precisamos garantir que temos na Europa uma única rede europeia, o que significa que nosso objetivo no final é transportar mercadorias de um lado do continente para o outro”. Ele também observou que a ideia é fazer com que os Estados membros da União Europeia ingressem no SERA sem ajustar locomotivas, vagões, energia ou seus respectivos sistemas de sinalização.
A Shift2rail alocou um fundo de 1 bilhão de euros para estimular a inovação em três objetivos específicos: reduzir o custo do ciclo de vida do sistema ferroviário, dobrar a capacidade e reduzir atrasos na rede. A União Europeia está pressionando bastante agora para eliminar os voos de curta distância dentro da Europa e para que isso seja possível é necessário um maior investimento em ferrovias no continente europeu.
Viajar de trem na União Europeia
Em junho, nós do site Vagas pelo Mundo noticiamos que era anunciada nova rota de trem noturno do Porto para Paris. Além disso, já é possível fazer uma viagem de trem na França, opção noturna de Paris para Nice e em abril a Itália lança trem de alta velocidade entre Roma a Milão “sem COVID”.
E o investimento dos países europeus está caminhando a passos largos. Depois de 30 anos, será retomada a conexão de trem de passageiros entre Suécia e Finlândia e já está em funcionamento o novo trem de luxo em Amsterdã.
*Veja também o vídeo de como é viajar de trem em Portugal, no nosso canal do Youtube: