Se você sonha em ser médico na Europa, saiba como validar diploma médico na Suíça e iniciar a residência médica.
Trabalhar como médico na Europa é a vontade de muitos profissionais de saúde do Brasil. Poder trabalhar em hospitais referência, ter uma experiência internacional, mais qualidade de vida e segurança com a família na Europa são pontos fundamentais para essa decisão. Por isso, fomos conversar com Janine Fortuna, consultora para revalidação de diplomas médicos na Europa desde 2005. Janine é referência no assunto, já realizou dezenas de processos em diversos países europeus e hoje vai nos contar sobre como funciona para validar diploma médico na Suíça.
Como validar diploma médico na Suíça e iniciar a residência médica
Confira a entrevista com consultora Janine Fortuna sobre a área de Medicina na Europa e como é possível validar o diploma na Suíça.
Janine Fortuna: Nos últimos anos, muitos brasileiros têm me procurado para saber mais sobre como funciona o mercado de trabalho de Medicina fora do Brasil. Eles se dizem preocupados com a quantidade de universidades de Medicina que estão sendo abertas no Brasil e, se queixam que existem muitas faculdades de Medicina no Brasil.
A grande preocupação desses profissionais é que a ‘oferta’ de médicos no mercado está maior que a procura, ou seja, os salários já não são mais o que eram antigamente e também a falta de vagas para entrar em uma residência médica no Brasil. E claro, preocupações também em relação a segurança e a qualidade de vida.
Está disponível no YouTube um vídeo, Solon Maia, “A bolha da Medicina“, que fala exatamente deste mercado saturado: “a verdade é que a medicina era sim, no Brasil, uma profissão diferenciada; com profissionais altamente capacitados e selecionados, e que agora está se tornando uma profissão como as demais”, palavras do próprio Solon Maia.
Acredito que este seja também um dos motivos da grande procura - principalmente dos jovens recém-formados – pela medicina no exterior, incluindo residência médica. Falo especificamente das residências, porque existe uma *resolução (CNRM) que reconhece no Brasil especialidades médicas concluídas na União Europeia/Suíça/EFTA.
Quando estes profissionais procuram sobre o assunto em sites suíços, por exemplo, sentem-se perdidos. As informações de como fazer para validar diploma médico na Suíça estão disponíveis somente nas línguas oficiais do país: alemão, francês ou italiano e nem sempre fácil de interpreta-los.
O processo é burocrático e complexo, 90% das pessoas não conseguem entendê-lo ou interpretá-lo.
Também pode te interessar: Médico brasileiro chega ao posto médico mais alto da França.
Etapas para validação do diploma na Suíça
Devido a procura e, entendendo que existe uma grande dificuldade destes médicos a compreenderem as fases para legalização do diploma, criei um curso para ajudar estes profissionais a validarem seu diploma médico na Suíça. O curso tem o objetivo de auxiliar o médico ou estudante de Medicina a entender o processo antes de se lançar nesta “corrida” sem gastar dinheiro à toa.
Legalização do diploma de Medicina na Suíça
Existem várias etapas no processo, sendo a primeira delas a legalização do diploma de medicina (diploma de base).
Após o trabalho como médico assistente (médico em formação), o profissional deverá prestar o exame federal na Suíça (mesma prova que os estudantes na Suíça devem prestar quando terminam a graduação). Este exame federal acontece uma vez por ano e as inscrições são feitas no “Ministério da Saúde” da Suíça.
Este exame é que vai reconhecer o seu diploma.
O Exame Federal existe somente nas línguas: francês e alemão e as provas são feitas em cidades onde existem faculdades de Medicina. Não existe prova em italiano, pois não há faculdade de Medicina no Cantão italiano (Tessin).
Veja 5 dicas para conseguir um emprego no exterior.
Onde o candidato se formou – dentro ou fora da União Europeia?
Quando se fala em médicos fora da União Europeia, o que vale é o local do diploma e não a nacionalidade do profissional. Muitas pessoas confundem e acham que por ter nacionalidade europeia podem fazer pedidos de reconhecimento como os cidadãos europeus, mas o que conta é onde o diploma foi feito neste caso o país que foi emitido o diploma.
O tempo de duração do processo para validar diploma médico na Suíça de base são 3 anos (pelo menos) e alguns meses até ser aprovado no exame federal.
Valor do processo para validar diploma médico na Suíça
O valor do processo para a validação gira em torno de 2700 francos suíços, sendo que a inscrição do registro do diploma na varia entre 800 e 1200 francos suíços. Já o exame federal custa 1.500 francos suíços. Dependendo dos documentos exigidos, o preço pode variar. Por isso também a importância de uma consultoria ou assessoria – pois não é um processo simples de entender.
Veja também: os salários dos médicos na Europa.
Não existe prova de residência médica
A grande vantagem do país é que após feita a validação do diploma de medicina na Suíça, você poderá iniciar uma residência médica. Uma das vantagens é que não existe provas nem concursos, você precisa apenas se candidatar a uma vaga.
Já no Brasil no momento formam-se por ano 57 mil médicos para cerca de 7 mil vagas de residência médica.
Ainda não sabemos como ficará a regra sobre o acordo bilateral Suíça e a União Europeia, no dia 26 de maio de 2021 (este ano), onde a Suíça colocou fim no “acordo institucional com a União Europeia” chamados de acordo-quadro. Desse modo, não sabemos ainda como e até quando continuarão aceitado certos diplomas que fazem parte da UE ou reconhecidos em um país da Uniçao Euroepeia, provavelmente a resposta saíra no outono deste ano de 2021, segundo a própria União Europeia.
Eu espero ter clarificado um pouco as dúvidas de muitos e sempre uma honra poder estar aqui com vocês.
Veja também: Suíça libera a entrada de brasileiros.
*Confira a Resolução CNRM No 08, de 07 de julho de 2005:
Estabelece normas para a revalidação dos certificados de conclusão de Programas de Residência Médica expedidos por estabelecimentos estrangeiros.
Uma nota importante: não existe Med-Pass “Ordem dos Médicos da Europa” aqui cada país têm as suas regras e exigências para o exercício legal da Medicina, não é porque você é médico inscrito em uma país da União Europeia que você poderá exercer em outro. O médico precisa obrigatoriamente estar autorizado no país que pretende trabalhar (exercer a medicina) caso contrário é SIM exercício ilegal da profissão e passível de multa e pena grave (como em alguns países, até a prisão). Por isso sempre falo, nem sempre o caminho mais fácil é o correto.
Para demais dúvidas entre em contato comigo por e-mail: [email protected] e conheça meu curso sobre como validar diploma médico na Suíça pelo Hotmart.
1 comentário
Como funciona o processo pra revalidar diplo,a de médico na Suíça e processo pra conseguir visto para morar e trabalha Na Suíça?