Saiba como evitar problema familiar e tornar as férias escolares com os pais trabalhando mais tranquila.
Período de férias em muitos países e a maioria das famílias ainda convive com os efeitos do confinamento. Mas como fazer não tornar as férias escolares com pais trabalhando num problema familiar e sim num período de alegria e diversão.
Férias escolares e home office: como evitar um problema familiar
Nada de acordar cedo de despachar as crianças para escola, a rotina mudou e agora eles podem acordar mais tarde ter mais liberdade e horários flexíveis. As crianças adoram a férias com uma programação diversificada, vídeo games, jogos em família, atividades manuais, brincadeiras. Mas, para que tudo isso aconteça a atenção dos pais é indispensável.
Por outro lado, os pais trabalhando, tem que se desdobrar para conciliar as entregas do trabalho e suprir as necessidades das crianças. As vezes, é necessário um verdadeiro malabarismo para as férias escolares com pais trabalhando não se transformarem num problema familiar.
Algumas tarefas precisam ter prioridade, em geral são definidas por valores, princípios e objetivos. Se o tempo para a família é uma prioridade, pode-se reservar uma hora para fazerem atividades juntos.
Planejar uma programação em conjunto pode facilitar para dividir as responsabilidades por cada tarefa e estimular uma cooperação positiva durante os dias em que os pais precisarem trabalhar e as crianças podem ficar mais tranquilas por perceber que logo os pais estarão livres para dar atenção a eles.
Mães empreendedoras: como construir uma carreira depois da maternidade?
Aproveitar o tempo livre em família é muito importante
Aproveitar o tempo livre é muito importante, mas pode ser também um período de aprendizado para pais e crianças. Por isso separamos algumas dicas para te ajudar:
- Ter uma rotina mesmo de férias ajuda a organizar a casa para os períodos em que os pais precisam dedicar algumas horas do dia para o trabalho. De forma leve e divertida, crie jogos, brincadeiras e atividades para fazerem em conjunto. Cozinhar, arrumar a gavetas, uma sessão de filmes com pipoca, seja criativo conforme a idade das crianças e o jeito da rotina familiar.
- Para algumas famílias que o orçamento permita, algumas opções como os acampamentos, colônia de férias, uma viagem na casa de outros parentes podem ser uma boa distração.
- Ter uma rede de apoio como os avós e padrinhos também podem ajudar neste período, passar algumas horas com os avós pode ajudar a descobrir histórias incríveis sobre a infância dos pais. E se as crianças são pequenas, uma ajuda é sempre bem-vinda.
- Se houver a possibilidade dos pais revezarem os horários de trabalho também ajuda muito. Os pais trabalharão mais sossegados e focados, sabendo que as crianças estão sendo assistidas e se divertindo diariamente.
O que não pode acontecer é as férias escolares virarem um problema familiar. Nenhuma criança gosta de perceber que está a atrapalhar os pais, pelo contrário, elas gostam de ajudar, de se sentirem acolhidas e amadas.
Saber como usar o seu tempo livre trabalhando e conciliar as férias das crianças e aproveitar para aprenderem coisas interessantes construtivas para a relação familiar.
Veja também: 4 dicas para evitar a distração e manter o foco no trabalho.
Como conciliar as férias escolares
Conciliar as férias escolares com pais trabalhando, pode não ser uma tarefa fácil, mas com paciência e amor e uma rotina organizada e planejada em pode ser muito divertido.
Afinal em breve eles voltaram do período de férias com muita história para contar para os novos amigos da escola e cheio de energia para um novo ano escolar.
Seja realista com a sua rotina e o estilo de vida da sua família, não se preocupe com a perfeição, cuide de fazer o que puder. O mais importante é apreciar o tempo que vocês tem juntos e viver muitas experiências. Boas férias!
Saiba o que fazer quando bater o desânimo com o trabalho.
*Sou Vanessa Ferreira, psicóloga, treinadora comportamental e Coach de Carreira. Com formação Coach PNL Sistêmica pela ICI Integrated Coaching Institute, e especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo Metaforum Internacional. A minha missão é, ajudar-te a escolher, decidir e realizar uma mudança de carreira de forma estratégica e com sucesso.
*Aproveite para conhecer também o Podcast Partiu Morar Fora (disponível no Spotify e em diversas plataformas):