O novo parque nacional da Espanha fica no sul do país e promete gerar milhares de novos empregos na região da Andaluzia. Saiba mais!
O Parque Nacional Sierra de las Nieves (La Sierra de las Nieves) é o mais novo parque nacional da Espanha. Depois da ratificação pelo senado espanhol em 23 de junho, os primeiros passos para a instalação do décimo sexto parque nacional do país europeu estão sendo dados. Com isso, as lideranças políticas locais e nacionais acreditam que mais de 8 mil empregos serão criados na área, um verdadeiro choque para a economia local e nacional.
Novo parque nacional da Espanha vai criar até 8 mil novos empregos
Uma notícia importante para a região da Andaluzia na Espanha. Juanma Moreno, presidente regional do governo da Andaluzia, visitou o município de Yunquera onde será a sede do novo parque nacional da Espanha. Acompanhado de autoridades políticas e prefeitos que estão envolvidos na criação do parque, foi até a cidade para assinar e autorizar o início dos trabalhos conjuntos entre as administrações.
Juanma Moreno afirmou que “estamos observando um efeito cascata, cada vez mais empresas se interessam pela área e querem se instalar, principalmente as ligadas ao ecoturismo, que é uma das grandes possibilidades para evitar o despovoamento rural”.
Uma coletiva de imprensa foi organizada na Torre Vigía de Yunquera, tendo a Sierra de las Nieves como cenário. Foi então que o Presidente da Andaluzia afirmou que a comunidade andaluz está na vanguarda da proteção ambiental e já conta com mais de 163 mil hectares de parques nacionais.
A nova área de proteção ambiental da Espanha engloba 14 municípios, são eles:
- El Burgo,
- Yunquera,
- Tolox,
- Monda,
- Istán,
- Benahavís,
- Parauta,
- Ronda,
- Alozaina,
- Casarabonela,
- Gauro,
- Igualeja,
- Ojén e
- Serrato.
Roteiro Portugal: as melhores praias do Algarve para visitar.
Investimento e empregos na região
Para Juanma Moreno o investimento na economia verde e de proteção será uma das grandes alavancas para a economia do interior da Região da Andaluzia. Ele disse ainda que “isso apenas começou, temos que investir muito tempo e esforço”, sendo assim, Moreno explicou que após sua declaração no Senado, a gestão do Parque passa para a Junta de Andalucía, que deve aderir aos objetivos da Rede de Parques Nacionais da Espanha.
Ele indicou ainda que um investimento de oito milhões de euros será feito em quatro anos para melhorar o meio ambiente. O investimento irá reabilitar e construir as instalações necessárias no parque, onde se espera multiplicar por dez o número de visitantes em sete anos.
“Queremos chegar ao meio milhão e para isso temos de estar preparados, com uma boa rede hoteleira, opções de estacionamento, melhores estradas e sinalização e uma ótima gastronomia”.
Além dos empregos que o investimento privado vai gerar, Moreno indicou que está sendo elaborada uma lista de empregos com 38 vagas para servidores públicos. Na parte administrativa, o presidente demonstrou o “compromisso” da diretoria do parque em criar os órgãos de participação em dois anos e os respectivos planos em três, como o de gestão de recursos naturais.
Você viu? Anunciada nova rota de trem noturno do Porto para Paris.
Sobre a Sierra de las Nieves
A região da Sierra de las Nieves é 65% coberta por abetos espanhóis (árvore nacional da Andaluzia). O abeto espanhol (Abies pinsapo) e o abeto branco (Abies alba) são os únicos representantes do gênero Abies na Península Ibérica. Embora existam florestas de abetos brancos em alguns dos parques nacionais (como Ordesa e Monte Perdido, em Aragão, e Aigüestortes e Lago de San Mauricio, na Catalunha), o pinsapo não estava presente na Rede de Parques Nacionais da Espanha até agora.
Na Sierra de las Nieves também é possível encontrar peridotitos – rochas ultrabásicas que constituem uma das rochas mais raras da crosta terrestre – e uma diversidade de habitats e fauna variada. Na área podem ser encontrados azinheiras, sobreiros e pinheiros, bem como carvalhos da montanha e populações de íbex, corça, javali e raptores, entre os quais o dourado, Bonelli, águia-cobreira e calzada e o peregrino falcão se destacam.
Veja também: Nova ponte pedonal entre Portugal e Espanha: saiba onde fica.