Governador do estado americano quer vacinar turistas gratuitamente para impulsionar o turismo no verão. Medidas entram em vigor em junho!
O Alasca vai vacinar turistas gratuitamente neste verão. O estado norte-americano está se esforçando para tentar impulsionar a indústria do turismo que está parada. Para isso, oferecerá vacinas contra a COVID-19 em seus principais aeroportos já que o turismo e as viagens foram duramente atingidas por conta das proibições de cruzeiros e restrições gerais de viagens.
Alasca vai vacinar turistas gratuitamente no verão
A partir de 1º de junho de 2021, os turistas que entrarem no Alasca poderão tomar uma vacina em um dos principais aeroportos do estado, disse o governador, Mike Dunleavy, durante uma entrevista coletiva. A vacina estará disponível fora da área de segurança em quatro aeroportos: em Juneau, Fairbanks, Ketchikan e Anchorage (a cidade menos populosa dos Estados Unidos). Atualmente, as vacinas são aprovadas para serem aplicadas apenas em pessoas com 16 anos ou mais.
“O que queremos fazer é garantir que nossa fantástica indústria turística – incluindo os navios de cruzeiro, nossa hospitalidade em nossos negócios auxiliares – tenha a oportunidade de voltar para onde estavam”, disse Dunleavy, acrescentando: “A ideia é se temos vacinas em excesso, por que não usá-las? Então, o que estamos dizendo aos nossos turistas é … se vocês vierem para o Alasca, vocês recebem uma vacina grátis, se quiserem”.
Veja mais: Itália lança trem de alta velocidade entre Roma a Milão “sem COVID”.
Vacinas da Pfizer-BioNTech e Moderna
Os centros de vacinação dos aeroportos oferecerão a primeira dose das vacinas Pfizer-BioNTech e Moderna, disse Heidi Hedberg, diretora de saúde pública do Departamento de Saúde e Serviços Sociais do Alasca. Ela disse que o estado não fará distinção entre turistas e residentes na hora de distribuir seu estoque de vacinas.
“Reconhecemos que quando os indivíduos vêm para o Alasca, eles podem não ficar por 21 ou 28 dias … mas estamos oferecendo a primeira dose”, disse Hedberg, acrescentando que se os visitantes decidirem ficar mais tempo, eles podem receber a segunda dose em qualquer local do estado. “Qualquer pessoa que esteja viajando no ou através do Alasca poderá ser vacinada, se quiser”.
Turismo na Albânia: país invisível quer se tornar um campeão do turismo.
Testes para vacinar turistas gratuitamente
Hedberg disse que as autoridades fariam uma “implantação suave” no aeroporto de Anchorage por cinco dias no final de abril de 2021, entre 17h e 2h, para trabalhar com a logística, de acordo com a Associated Press. O estado usará um contratante existente para as clínicas móveis para o teste, e seria para os habitantes do Alasca que viajam dentro ou através do aeroporto, disse ela.
Até agora, 47,1% dos cidadãos do Alasca com 16 anos ou mais receberam pelo menos uma dose de uma vacina e 39,1% foram totalmente vacinados, de acordo com o Centro de Resposta a Coronavírus do Departamento de Saúde e Serviços Sociais do estado.
Ao vacinar os turistas, o governador Dunleavy disse que isso dá às pessoas “outro bom motivo para vir ao estado do Alasca neste verão”. Atualmente, os viajantes para o Alasca não são obrigados a fazer o teste antes da chegada. A decisão do Alasca de oferecer a dose de vacinas aos visitantes veio dias depois que o ministro do turismo das Maldivas disse que o país tentaria fazer o mesmo.
Veja também: Nova rota de trem panorâmico nos Estados Unidos fará viagens pelas Montanhas Rochosas.