Se você pretende morar no Canadá, conheça a nova ferramenta criada que promete ajudar os imigrantes a encontrarem o lugar certo no país. Saiba mais!
O IRCC (Immigration, Refugees and Citizenship Canada) está testando um algoritmo que faz recomendações aos imigrantes sobre onde eles podem obter mais sucesso. A ferramenta promete ajudar quem pretende morar no Canadá e os pesquisadores estão trabalhando na plataforma focados nos recém-chegados ao país. A intenção é auxiliar a identificar em qual cidade canadense os imigrantes têm maior probabilidade de obter sucesso.
Ferramenta para ajudar imigrantes a decidir onde morar no Canadá
É fato que a maioria dos imigrantes acaba optando por morar no Canadá geralmente nas principais cidades do país. Na verdade, mais da metade de todos os imigrantes e imigrantes recentes no Canadá vivem atualmente em Toronto, Montreal ou Vancouver, de acordo com a Statistics Canada.
No entanto, pode ser que existam melhores oportunidades para esses imigrantes em outras cidades e lugares. Talvez Toronto seja a cidade ideal para um diretor de cinema ou um trabalhador de tecnologia, mas para um engenheiro de petróleo a metrópole pode não ser o melhor destino.
Veja também: Canadá supera os Estados Unidos como melhor destino para trabalhar no exterior.
Projeto para indicar o melhor lugar para morar no Canadá
Desde 2018, Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) tem trabalhado em um projeto de pesquisa junto com o Immigration Policy Lab (IPL) na Universidade de Stanford. As pesquisas podem abrir caminho para que esta ferramenta, apelidada de GeoMatch, se torne realidade.
O projeto tenta reaproveitar um algoritmo que é usado em esforços de reassentamento, para também trabalhar para a imigração canadense. O algoritmo usa dados históricos para ajudar os imigrantes a escolherem onde podem prosperar mais segundo Isabelle Dubois, porta-voz do IRCC.
Leia mais: cidades menores do Canadá estão atraindo mais imigrantes.
GeoMatch
De acordo com o site da GeoMatch, o algoritmo usa recursos de aprendizado de máquina para fazer suas previsões. A ferramenta considera fatores como histórico de trabalho dos imigrantes anteriores, educação e também características pessoais. Em seguida, a ferramenta é capaz de procurar, encontrar e traçar padrões nos dados, concentrando-se em como esses fatores estão relacionados ao sucesso econômico em diferentes locais.
O GeoMatch pode então prever a probabilidade de sucesso de um imigrante e indicar qual o melhor lugar para morar no Canadá. Segundo um relatório publicado pelo IPL, “a pesquisa sugere que o local de chegada inicial de um imigrante desempenha um papel fundamental na definição de seu sucesso econômico. No entanto, os imigrantes atualmente não têm acesso a informações personalizadas que os ajudem a identificar os destinos ideais”.
Mudança de país: como conseguir emprego no Canadá sendo um recém-chegado.
Informações relevantes indicam o local ideal para morar no Canadá
O relatório do Immigration Policy Lab (IPL) reitera que a abordagem é motivada por dados que mostram que o primeiro local de desembarque de um imigrante influencia seus resultados econômicos futuros. “Descobrimos que, para muitos imigrantes econômicos, o local escolhido [primeiro] está longe de ser o ideal em termos de renda esperada”, acrescenta o relatório.
O relatório sugere ainda que muitos dos imigrantes econômicos escolhem Toronto simplesmente porque isso é tudo que eles sabem sobre o Canadá. Entretanto, eles podem estar no “lugar errado” para seu conjunto de habilidades. Por exemplo, a cidade de Toronto está classificada em 20º lugar entre 52 regiões em termos de maximização de receita no ano seguinte após a chegada.
Dessa maneira, isso significa que, para muitos imigrantes, haviam outras 19 regiões onde eles provavelmente teriam uma renda maior. Os imigrantes podem, é claro, optar por não usar a ferramenta. No entanto, vale a pena mencionar que o GeoMatch leva em consideração não apenas as “previsões baseadas em dados”, mas também as preferências de localização dos imigrantes que vão morar no Canadá.
Veja também: Netflix no Canadá: companhia vai inaugurar novo escritório no país.